Pesquisa personalizada

Friday, June 15, 2007

“O Sacerdócio da Graça: superando a Lei e a Religiosidade.”



(Em certa comunidade fizeram a seguinte pergunta: Quem foi o sacerdote Melquisedeque?
Gostaria de compartilhar a resposta neste blog)


Hb 6.20 “onde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote PARA SEMPRE, segundo a ORDEM DE MELQUISEDEQUE.”

O capítulo 7 de Hebreus nos fala enfaticamente sobre este Melquisedeque; além dessa citação, encontra-se referências em Gn 14.17-20 e Sl 110.4. Mas, de fato, o texto aos hebreus é o que mais fala sobre Melquisedeque.

Gostaria que acompanhasse o raciocínio (não sou o primeiro a falar sobre isto, pois outros já falaram, mas espero te ajudar a entender com o que tenho aprendido, com outros e com a própria Palavra).

Acho que o escritor aos hebreus, divinamente inspirado, nos responde o questionamento. Não é um versículo isolado é um capítulo falando de Melquisedeque, e relacionando o seu sacerdócio com o de Cristo Jesus.

Vou citar alguns passagens de Hb 7:
“...sem pai, sem mãe, sem genealogia, SEM PRINCÍPIO DE DIAS NEM FIM DE VIDA, MAS FEITO SEMELHANTE AO FILHO DE DEUS,...
...Considerai, pois, QUÃO GRANDE ERA ESTE, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo...
os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem segundo a Lei, ... mas AQUELE CUJA GENEALOGIA NÃO É CONTADA ENTRE ELES, tomou dízimo de Abraão e abençoou ao que tinha as promessas...
...De sorte que SE A PERFEIÇÃO FOSSE PELO SACERDÓCIO LEVÍTICO (pois sob este o povo recebeu a Lei), QUE NECESSIDADE HAVIA AINDA DE QUE OUTRO SACERDOTE SE LEVANTASSE, segundo a ordem de MELQUISEDEQUE, e que não foi contado segundo a ordem de Arão?...
...E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de MELQUISEDEQUE se levanta outro sacerdote, que NÃO FOI FEITO CONFORME A LEI de um mandamento carnal, MAS SEGUNDO O PODER DE UMA VIDA INDISSOLÚVEL. Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque (aqui se faz uma referência ao Sl 110.4). Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua FRAQUEZA E INUTILIDADE (pois a lei NENHUMA coisa aperfeiçoou),...”


RESPOSTA:

Não há registros sobre o início e o fim de sua vida (o único registro histórico é o de Gn 14, e o identifica como "servo do Deus altíssimo"), porém o que o escritor aos Hebreus nos fala, testifica, sim, a respeito de sua salvação e muito mais do que isto:

O que se vê aí é que: A SALVAÇÃO NUNCA ESTEVE CONFINADA A LINHAGEM DE ABRAÃO (povo Hebreu ou ISRAEL). A salvação sempre esteve disponível a toda humanidade, afinal o propósito de Deus sempre foi salvar a todos. "Abraão, em ti serão benditas TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA".
Se a salvação esteve presa a linhagem de Abraão antes da vinda de Cristo, como alguns presunçosos acham, o que dizer: de Abel? de Enoque? e de Noé? que vieram antes do chamado de Abrão; da cidade de Nínive (livro de Jonas)? E DESTE DESCONHECIDO MELQUISEDEQUE?
Só reforçando este ponto:
De Abel a palavra diz: Abel, o justo; de Enoque se diz: andou com Deus; de Nóe se diz: achou graça aos olhos do Senhor; de Melquisedeque, que com certeza não se enquadraria dentro da "LINHAGEM OU GENEALOGIA DA SALVAÇÃO", no momento em que surge na Bíblia, se diz: "servo do Deus Altíssimo" (Gn 14.18); O que dizer do Povo de Nínive, quando Jonas foi enviado a eles? será se o arrependimento deles resultou na conversão ao Judaísmo? Creio que não!
Alguém pode dizer: "AH! O povo de Nínive se desviou depois!", "o arrependimento foi só no momento do aperto!"
Pergunto: E O POVO DE ISRAEL ERA DIFERENTE? E os de Nínive que morreram enquanto havia arrependimento, não tiveram salvação?
O arrependimento deles foi tão “fraquinho” que JESUS disse: "OS HOMENS DE NÍNIVE SE LEVANTARÃO NO JUÍZO COM ESTA GERAÇÃO, E A CONDENARÃO; PORQUE SE ARREPENDERAM COM A PREGAÇÃO DE JONAS; E EIS AQUI QUEM É MAIOR DO QUE JONAS." (Lc.11.32)
VOLTANDO AO POVO DE ISRAEL, obviamente reconheço que Deus escolheu para si um povo, eleito, separado para ser "povo santo", e foi no meio desta nação houve a encarnação de Jesus Cristo. Por isso Ele chama Abrãao; designa leis ao povo, através de Moisés; atua SOBERANAMENTE na história desse povo. MAS COM TODO RESPEITO: QUE POVINHO FRACO! só vivia se desviando. Só funcionava no aperto! Talvez Ele pudesse escolher um povo melhor! não é?
Não! Na verdade, é aí que Ele mostra quão fraco é o homem. Como diz Paulo: "pela Lei ninguém é salvo"; e foi “pelo seu tropeço veio salvação aos gentios”. A Lei veio para revelar as nossas fraquezas, “sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas onde o pecado abundou, superabundou a graça” Rm 5.20

SOMOS SALVOS PELA GRAÇA DE DEUS!
CREIO NA SALVAÇÃO PELA FÉ NA GRAÇA E NÃO PELAS OBRAS DA LEI, ESSAS VEEM DEPOIS (E SE HOUVER TEMPO! Podemos citar o exemplo do LADRÃO DA CRUZ. Quais foram as suas obras??)
- DEUS SEMPRE SE REVELOU!
Antes que houvesse Bíblia, Religião, Abraão ou Moisés, Ele já se revelava!
Temos que entender de uma vez por todas, que: DEUS É LIVRE PARA SE REVELAR A QUEM QUISER, ELE É SOBERANO E ABSOLUTO, faz como quer, onde quer, quando quer e com quem quer. ISSO NOS É REVELADO EM SUA PALAVRA, ALÉM DO QUE PODEMOS VER QUE SEU AMOR É INFINITO E A SUA MISERICÓRDIA SE ESTENDE SOBRE TODOS. Não necessariamente, tem que se ser adepto da religião "da história", ou da linhagem de Israel, ou de determinada denominação evangélica.
Já dizia o Salmista no Sl 19: "os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia faz demonstração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala, não há palavras, deles não se ouvem som algum. No entanto, em toda terra se faz ouvir a sua voz e suas palavras até os confins do mundo."
Deus se revela! E não precisa da religião para isto! Sua palavra não está necessariamente confinada as Escrituras! Essa nos é valiosíssima, e sem dúvidas, o mais importante meio de revelação de Deus ao homem; porém, apenas as letras não nos vale, pois afinal é “o Espírito Santo de Deus é quem testifica com o nosso espírito, de que esta palavra é verdadeira e digna de toda aceitação”.

Se a revelação de Deus esteve presa a linhagem de Abraão, ou a religião, o que dizer: de da cidade de Nínive (livro de Jonas)? ou dos reis magos que vieram do Oriente? E DESTE DESCONHECIDO MELQUISEDEQUE?
VEJA BEM:
Rm. 1.18-20, (destaco: 20 pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos DESDE a criação do mundo, sendo percebidos mediante todas as coisas criadas, de modo q eles são inescusáveis),
Tenho que concordar com Paulo: Rm 2.14-15 “porque, quando os gentios que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. Pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando, quer defendendo-os”
O que importa é receber e aceitar a revelação divina, e mesmo que involuntariamente, crer que "O CORDEIRO DE DEUS FOI IMOLADO ANTES MESMO DA FUNDAÇÃO DO MUNDO" (E POR TODO O MUNDO).
Não estou combatendo o cristianismo, acredito que todas as coisas antes e depois de Cristo, convergem para Ele. ELE É O CENTRO DE TODA EXISTÊNCIA HUMANA.
O que quero enfocar é a questão da liberdade da revelação de Deus. ISTO ESTÁ EXPRESSO EM SUA PALAVRA, e também consigo ver que a revelação de Deus independe do fator religião.
Dizer que a salvação depende da religião, para mim, é dizer que ela depende das obras, mas não o é. Ela depende de aceitar a Graça de Deus, em qualquer época e em qualquer lugar.
(Acima, citei amostras da liberdade da revelação de Deus; aos quais, Deus na sua livre vontade decidiu se revelar, mesmo que tenha sido sem a SOBERANIA histórica que mostrou na nação de Israel).
Todos estavam perdidos, todos estavam condenados a morte, “porque todos pecaram, e afastados estava da glória de Deus...” e “o salário do pecado é a morte”, aí se incluem também os judeus! “Mas graça a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!”
REPITO: CRISTO É O CENTRO DE TODA A EXISTÊNCIA HUMANA. E pelo seu infinito amor, desde o princípio traçou um plano de Salvação para toda a raça humana. Apesar dos nossos pecados, Ele nos deu a Sua Graça, que estava em Cristo Jesus!Concordo que não há salvação fora de Cristo. DE CRISTO! E do cristianismo, enquanto seguir a CRISTO; porém, do cristianismo, como mera religião: não! Discordo também que se diga que não houve salvação fora do Judaísmo.
BEM, O que concluo é: se o judaísmo foi tão importante para a salvação seria o Cristianismo uma continuidade deste. E PORQUE O JUDAÍSMO (A LEI) FOI TÃO DESPREZADO DIANTE DA GRAÇA?? E PORQUE A BÍBLIA ME MOSTRA PESSOAS QUE NÃO ERAM DA LINHAGEM JUDAICA RECEBERAM A REVELAÇÃO DE DEUS (ANTES MESMO DA VINDA DE CRISTO, PORQUE DEPOIS ENTÃO! NEM SE FALA) ??
VISTO como religião, o Cristianismo pode ser tido como continuidade do Judaísmo!MAS, de fato o Cristianismo vem antes do Judaísmo, pois como já citei: “O CORDEIRO DE DEUS FOI IMOLADO ANTES MESMO DA FUNDAÇÃO DO MUNDO” O QUE ACHO É QUE A SALVAÇÃO NUNCA ESTEVE PRESA AO JUDAÍSMO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE RELIGIÃO. A SALVAÇÃO ESTÁ EM CRISTO! E SEMPRE ESTEVE DISPONÍVEL A TODA HUMANIDADE!
– POR ISSO: O SACERDÓCIO DE CRISTO É COMPARADO AO DE MELQUISEDEQUE, pois não depende da lei e sim, da Graça!
Hb 7 “...De sorte que, SE A PERFEIÇÃO FOSSE PELO SACERDÓCIO LEVÍTICO (pois sob este o povo recebeu a Lei), QUE NECESSIDADE HAVIA AINDA DE QUE OUTRO SACERDOTE SE LEVANTASSE, segundo a ordem de MELQUISEDEQUE, e q não foi contado segundo a ordem de Arão? ... E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de MELQUISEDEQUE se levanta outro sacerdote, que NÃO FOI FEITO CONFORME A LEI de um mandamento carnal, MAS SEGUNDO O PODER DE UMA VIDA INDISSOLÚVEL. Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ORDEM DE MELQUISEDEQUE. Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua FRAQUEZA E INUTILIDADE (pois a lei NENHUMA coisa aperfeiçoou),...”


QUEM FOI ENTÃO, O SACERDOTE MELQUISEDEQUE?
ALGUÉM QUE DEUS ESCOLHEU PARA NOS ENSINAR ESSAS GRANDES COISAS!
“SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE” É, PORTANTO, SEGUNDO A ORDEM UNIVERSAL, LIVRE E ABSOLUTA!

Desculpe-me a delonga e a redundância em alguns momentos, espero que tenha ajudado.

GRAÇA E PAZ!!

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...