Pesquisa personalizada

Monday, December 24, 2007

Papai Noel - O Ladrão do Natal



Natal Lembra Festa, presentes, rever amigos, parentes, momentos de reencontros e harmonia, Papai Noel ... Papai Noel?!?!?!?! quem é Papai Noel? quem é essa figura que primeiro aparece em nossa mente quando abordamos o tema NATAL?

Mais conhecido como "O Bom Velhinho", embora tenha uma infinidade de nomes (Na Alemanha é denominado Kriss Kringle, a Criança do Cristo;- Pere Noel, na França;- Papa Noel, em muitos países de língua espanhola;- Santa Claus, no Estados Unidos e Canadá;- A italiana Befana é similar à figura do Papai Noel;- Na Inglaterra, é chamado Father Christmas, tendo ainda o casaco e barba mais longos;- Na Costa Rica, Colômbia e partes do México é chamado El Nino Jesus;- Em Porto Rico, as crianças recebem presentes no dia 6 de janeiro, dos Três Reis Magos - Melchor, Gaspar e Baltasar;- Na Suécia é Jultomten;- Na Holanda, Kerstman;- Na Finlândia, Joulupukki;- Na Rússia, é chamado Grandfather Frost or Baboushka;- Na Itália, Belfana ou Babbo Natal;- No Japão, é conhecido como Jizo;- E na Dinamarca, Juliman.), todos se referem à pessoa de São Nicolau, que nasceu há muitos séculos atrás, no ano de 350 d.C., na Ásia. Sua cidade, Patara, era um porto muito movimentado. São Nicolau viajou muito antes de se tornar um bispo da Igreja Católica em Myra. Muitos são os milagres são atribuídos a São Nicolau, todos associados com a doação de presentes.
Segundo os sustentadores deste Pseudo ícone do Natal, Noel mora na cidade de Dröbak, na Noruega. Dias antes do Natal, Papai Noel é a pessoa mais ocupada do mundo. Ele administra sua oficina e auxilia seus ajudantes a empacotar os presentes. O nome das renas do Papai Noel, em inglês, são: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitzen. Papai Noel foi descrito como um velhinho de barbas brancas e bochechas rosadas em um trenó puxado por oito renas em 1822, por Clement Clark Moore, em um poema hoje conhecido como "Twas the Night Before Christmas", ou, em português, "A Noite antes do Natal".

Porém, segundo a verdadeira história do Natal, este é o momento que celebramos o nascimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio ao mundo compelido por um sentimento que expressa a verdadeira natureza Divina - O Amor. Entretanto quando falamos natal, o personagem mais aclamado tanto por crianças como por adultos é a figura do velho gorducho, um personagem de aparência amigável, mas que na realidade tem se passado por um verdadeiro ladrão, roubando a cena de forma absurda, a ponto de apagar da mente de nossa sociedade o que realmente comemoramos nesta data. no final de toda história, a fatia de participação que sobra para o verdadeiro protagonista do natal, minimiza-se a uma simples aparição de um menino numa mangedoura, e só. não há uma preocupação em se passar o porque ele nasceu tão pobre, o porque foi tão diferente, o porque de sua perseguição, humilhação e morte, o porque dEle ter se entregado tão fácil. não se ensina que se tratava do verdadeiro presente de Deus para seus filhos, mas atribui-se o natal a um velho ícone do capitalismo, que mais nada faz a não ser incutir na mente da sociedade que o natal não passa de um momento de confraternização entre pessoas, troca de presente entre amigos... não, não é só isso. Natal é momento de refletirmos no presente Divino, no amor do pai das luzes, no caminho que nos preparou.

deixemos de lado a imagem furtiva do "Bom Velhinho" e olhemos para figura do " Menino que nos nasceu, um filho que se nos deu; cujo nome é MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ, EMANUEL - O Deus Conosco! (Is 9:6 e 7:14)

4 comments:

Unknown said...

Adimiro seu modo de pensar, respeito, mas esse "bom velhinho" que é usado hoje dia foi distorcido pela coca cola (essa imagem que muitos tem dele foi criada pela coca cola). Mas creio que não é ele que é o ladrão, as pessoas é que deram essa data a ele (não são todas as pessoas, mas uma grande maioria), assim como os católicos as vezes esquecem o próprio Jesus Cristo e veneram Nossa Senhora (Maria). Será que ela foi quem roubou as datas dadas para ela? Creio que as pessoas foram quem resolveram "dar" a ela. Creio que ela deve ser usada como exemplo de vida, como uma pessoa abençoada pelos seu atos, assim como são nicolau. Ele foi uma pessoa boa e um exemplo de vida. Acho que podemos usá-lo como exemplo a ser seguido, pois ele ajudou a muitos. Não sei se você entende meu ponto de vista, não quero criticá-lo.

E a respeito da data (25 de dezembro), esta data foi escolhida pela igreja católica romana, devido ao dominio romano da época. Os romanos comemoravam nessa data (passagem de 24 pra 25) o nascimento do menino Mitra, mais um Deus deles na época. E a igreja, no intuito de retirar essa "comemoração pagã" do povo, resolveu substituir pela comemoração do nascimento do minino Jesus. Seria mais fácil substituir uma comemoração por outra, pois acabar com ela seria quase impossível, ja que era uma festa que já tinha raízes na história do povo (tradição). D acordo com historiadores (sou religioso, tenho minhas crenças, sou cristão e sou fiel às minhas crenças, mas gosto sempre de conhecer o lado histórico das coisas, pois como sabemos, um simples telefone sem fio distorce um pequeno evento que contamos, imagine algo que vem se passando a mais de 2 mil anos!) o mais provável é que ele tenha nascido no fim de setembro. Já a sua concepção seria pelo fim de dezembro do ano anterior. E a fonte de pesquisas desses historiadores foi unica e exclusivamente a bíblia! Mas isso não importa. O meu ponto é que (não estou dizendo que é seu caso) as pessoas costumam por datas comemorativas em tudo, principalmente em coisas importantes, que deveriam ser lembradas todos os dias. O meu pensamento é que devemos lembrar e comemorar esses momentos todos os dias!
Quanto a receber presentes, e dá-los, quem não gosta? o próprio Jsus Cristo recebeu presente quando nasceu!
Não me entenda mal, não estou lhe criticando, só estou expondo meu ponto de vista!
Excelente blog! Bem usado! Bom tema! Qualquer coisa, se quiser falar alguma coisa mais, meu email é mshogb@gmail.com
Abraços e feliz natal!

GregórioJr. said...

Ótimo Comentário, não tomo por crítica, mas como uma alegria por encontrar pessoas que não estão alienadas as idéias capitalistas e dogmáticas; Parabéns!

Marcus Wellington said...

Isso é só mais uma das artimanhas do mundo para dissuadir do foco principal, Jesus.
Não alimentar uma cultura tão inútil e fútil é dever do cristão.
Para finalizar, vamos refletir na principal mensagem que o papai noel nos deixa: "Oh Oh oh"

Marcus Wellington said...

Isso é só mais uma das artimanhas do mundo para dissuadir do foco principal, Jesus.
Não alimentar uma cultura tão inútil e fútil é meu dever de cristão.
Para finalizar, vamos refletir na principal mensagem que o papai noel nos deixa: "Oh Oh oh"

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...