Pesquisa personalizada

sábado, 25 de outubro de 2008

Sentença cumprida - Tetelestai

Durante o primeiro século, era prática comum pregar o documento de acusação de um prêso na porta da sua cela. Os crimes de que era acusado e o castigo que lhe tinha sido imposto, estavam descritos nêsse documento. Depois do prêso ter cumprido a sentença, o documento era retirado da porta, e cancelado pela aposição da palavra tetelestai – (cumprida na totalidade). O referido documento era-lhe então entregue, e ninguem podia jàmais acusá-lo dos mesmos crimes. Por ter cumprido toda a sentença, tinha pago na totalidade o preço das suas ofensas.

Epiritualmente, todos os seres humanos estão cativos de Satanás, "porque todos pecaram" (Romanos 3:23). Encontram-se todos nas suas celas demoníacas à espera do julgamento diante do grande trono branco, onde serão condenados à morte eterna. O chefe da prisão é o Diabo, e ninguem pode libertar-se por si próprio da sua severa grilheta, ou da sentença de morte que lhe é imposta.

Para salvar os pecadores perdidos, Jesus Cristo cumpriu de livre vontade a sentença de morte imposta em princípio a todos os pecadores (Romanos 6:23). Depois da Sua ressurreição da sepultura, está agora na posição de poder cancelar o documento de acusação de todo o pecador perdido, escrevendo em letras escarlates nêsse mesmo documento com o Seu Sangue, tetelestai – sentença cumprida:

"Estáveis mortos nos vossos pecados, e os vossos desejos pecaminosos aínda estavam convosco. Então Êle deu-vos uma parte na própria vida de Cristo, pois perdoou-vos todos os vossos pecados e cancelou as acusações feitas contra vós, a lista dos Seus mandamentos a que não tinheis obedecido. Êle pegou nessa lista de pecados e destruiu-a pregando-a na Cruz de Cristo." (Colossenses 2:13, 14 LB)

O Salvador foi na verdade enviado à Terra "para soltar os presos da prisão, assim como do cárcere os que estão nas trevas." (Isaías 42:7 KJV)

A Sua missão de libertar todos os espiritualmente cativos de Satanás, é tambem reiterada em Isaías 61:

"O Espírito do Senhor DEUS está sôbre Mim, porque o SENHOR Me ungiu para prègar boas novas aos pobres; Êle enviou Me para curar os de coração quebrantado, para proclamar a liberdade dos cativos e a abertura da prisão aos que estão amarrados." (Isaías 61:1).

Leitor: É verdade que o Sangue do Cordeiro já te libertou de todos os pecados de que o Diabo te acusa perante o trono de Deus? No caso afirmativo, ninguem te poderá jàmais acusar dêsses pecados, não importa a sua gravidade, porque a sentença dêles resultante já foi cumprida na totalidade.

A vitória está ganha

Naquele tempo, a palavra tetelestai era tambem utilizada com relação a campanhas militares bem-sucedidas contra o inimigo. Quando um general regressava do campo de batalha e fazia marchar os seus prisioneiros de guerra pelas ruas de Roma, costumava proclamar a sua vitória gritando: tetelestai... tetelestai... Com êste grito de vitória, fazia afirmação clara que o inimigo havia sido vencido e que o seu poderio havia sido quebrado: Missão terminada !

Embora esta palavra tenha sido a Sua última palavra antes de expirar na Cruz, Jesus tambem proclamou com ela a Sua vitória sôbre o inimigo com o grito: Tetelestai ! Morrer, foi uma grande vitória para Jesus.... "para que pela morte, Êle pudesse destruir aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo" (Hebreus 2:14).

"Tendo desarmado principados e potestades, Êle fez delas espectáculo público, triunfando sôbre elas." (Colossenses 2:15)

Jesus venceu o inimigo, mas aínda não o aniquilou. O Diabo está aínda muito activo na Terra, e por isso somos convidados a partilhar da vitória do Calvário tornando-nos "mais que conquistadores através d' Êle que nos amou" (Romanos 8:37). Há uma batalha a travar e uma vitória a ganhar.

Uma estratégia para os últimos dias

Durante o pouco tempo que nos resta, vamos aplicar os nossos melhores esforços ao Serviço do Senhor e à extensão do Seu Reino na Terra. As sombras estão a aproximar-se e o tempo está a fugir-nos ràpidamente. Como Jesus, deviamos tambem dizer:

"Eu tenho de fazer as obras d' Aquele que Me enviou, enquanto é dia; a noite está próxima em que ninguem poderá trabalhar." (João 9:4)

A noite dos julgamentos de Deus na grande tribulação aproxima-se ràpidamente e há aínda trabalho incompleto a fazer no Seu Reino, antes de soar a trombeta. Os perdidos têm de ser salvos, e os Cristãos têm de ser espiritualmente preparados para o encontro com o Noivo Celestial. Por favor deixai que o Senhor complete a Sua maravilhosa obra nas vossas vidas:

"Cristo..... amou a Igreja, e deu-Se por ela, para a santificar e limpar.... de forma a poder apresentar a Si próprio uma Igreja gloriosa, sem mancha nem pregas nem nada semelhante; mas uma Igreja santa e sem mácula." (Efésios 5:25 a 27)

Maranata ! Ora vem Senhor !

Fonte: bibleguidance

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...