Pesquisa personalizada

Monday, December 28, 2009

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?


Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho!

O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino, descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o céu, O melhor do livros em sua mão; a Lei da Verdade estava escrita em seus lábios, e suas costas, voltadas para o mundo; estava de pé, como quem suplica aos homens, e havia uma coroa de ouro sobre sua cabeça. Cristão Indagou: Que significa isto? Interprete: O homem retratado nesse quadro é uma raridade; ele pode gerar filhos, ter dores de parto por eles e amamentá-los, depois que nascem. Você o vê com os olhos voltados para o céu, tendo o melhor dos Livros em sua mão e a Lei da Verdade escrita em seus Lábios, para mostrar-lhe que sua função é conhecer e revelar as coisas obscuras aos pecadores. Também você o vê em pé, como se implorasse aos homens, e o mundo atrás dele, e uma coroa sobre sua cabeça. Isso lhe mostra que desdenhando e desprezando as coisas do presente, por amos ao serviço que presta ao seu senhor, ele está certo que terá a glória como recompensa no mundo por vir¹.

Pr. Josafá Vasconcelos, cita:
¹Bunyan, John. O Peregrino. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2005. p. 54.
Lloyd-Jones, D. Martyn. Pregação e Pregadores. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2008. Prefácio à Edição em Português. p. 09.

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...