Pesquisa personalizada

Saturday, January 9, 2010

A Videira, seus Ramos e o Lavrador


http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/evangelho%5Cjo15_01_08.gif
Imagem

Eu Sou a videira verdadeira e Meu Pai é o lavrador
João 15: 1~10

Em Toda a Bíblia, transcorremos dentro de afirmações da soberania, vontade e justiça de Deus, que por ser o que é, usa para com o Homem, garantindo-lhe desta forma , perdão, resgate e comunhão; esses critérios se forem seguidos, garantirão aos que estejam unidos a Deus por Cristo, privilégios e uma atenção especial da parte de Deus.

Ao adotarmos como medida de conduta a Palavra de Deus, somos alcançados pelo zelo Divino, entretanto a medida que Deus zela por nós, também dá conta dos que não o tem servido (vv.2). Jesus usou de uma alegoria maravilhosa, colocando-se como A Videira, Deus sendo O Lavrador, e os Homens Os Ramos desta Videira. É bem expresso pelo Mestre que aquele que se ocupa em em limpar os Ramos Frutíferos, é o mesmo que usa do machado para quebrar os Infrutíferos (vv.2, Rm 11:17ss); Interessante quando observamos cada detalhe desta alegoria de Cristo. Quem conhece os Benefícios da Poda, sabe que além de estimular o crescimento mais rápido com a retirada daqueles galhos infrutíferos, os chamados galhos fracos (pois estes são cortados no anel de crescimento da Videira), trazendo novos rebentos, proporciona um balanço racional entre o Vigor e a Produção do arbusto, caso contrário, não havendo poda, a produtividade não será constante, e os frutos que serão produzidos serão de baixa qualidade e raquíticos.


O Lavrador, tem duas atitudes: Com os ramos frutíferos, limpa as folhas velhas colhendo seus frutos preparando-o para que produza mais e mais para sua glória e gozo (vv.2,8); Porém com as varas inúteis, simplesmente a tira da Videira. O fruto é o sinal do verdadeiro caráter do discípulo do Senhor. Diante desta verdade, o Senhor Jesus nos ensina que somos lipos por Deus através das palavras à nós ministradas (vv.3), na realidade, somos libertos por esta verdade (Jo 8: 32) e por ela santificados (Jo 17: 17). Cristo afirma a seus seguidores que eles estavam ligados à videira tão somente porque estavam limpos pelas palavras faladas de sua boca. Deus Santifica os que estão em Cristo, sendo completamente impossível os que estão ligados a Videira Verdadeira não produzirem frutos, certamente Deus já os teria cortado completamente do ente fornecedor da seiva real (vv.2). Cristo possui tudo que Precisamos para sermos agradáveis (limpos e Frutíferos) à Deus, só no Messias frutificaremos , e só nEle glorificaremos à Deus (vv.2,3,6), nele repousa toda a plenitude da Divindade, e só por ele somos perfeitos (Cl 2: 9~10). Em viver para Cristo, estaremos no patamar exigido para todo aquele que serve à Deus, estará plantado junto ao ribeiro das águas e dará seu fruto na estação própria (Sl 1:3).


Vemos então que temos em Cristo a perfeita figura de uma videira que sustenta seus galhos e faz com que estes sejam cuidados por Deus . Isso é tão verdadeiro que vemos a afirmativa de que só há fertilidade para aquele que está em Cristo. Fora dEle somos galhos secos, e seremos jogados no fogo (vv.6), não passaremos de lixo, material para alimentar a chama do juízo. Sem Cristo, fora dEle não fazemos nada nem produzimos nada, pois sem Ele nada somos, não passaremos de galhos sem vida, sem atrativos ao Lavrador, só atrapalharemos a Videira e estaremos fora do Plano do Eterno. Paulo na Epístola aos Romanos Capitulo 11, vemos abordado o mesmo tema focando Israel; Foram incrédulos, os ramos naturais não produziram o fruto do caráter de Servo do Altíssimo, forma cortados os que não creram (Rm 11:17), e nós fomos enxertados em seu lugar, arrancados do Zambujeiro (Oliveira Brava), e enxertados na Boa Oliveira (Rm 11:24), Agora participante da seiva da Oliveira verdadeira, produzamos para Deus, pois fomos favorecidos no lugar dos Ramos Santos (Jo1: 11~12, Rm 11: 15~20) e nossa permanência na Raiz que é Cristo, se dará mediante nosso agir diante da Benignidade de Deus (Jo 15:2,6; Rm 11:22), e Isso só será possível se as Palavras de Deus se fizerem real em nossas vidas (Jo 15:7~10). Sem Ele nada somos, podemos ou fazemos (vv.5), pois só nele vivemos, nos movemos e existimos (At 17: 28); fora de Cristo não há segurança, pois nele não produz, pois não recebe a seiva, nem é limpo por Deus, antes é lançado fora da presença do Todo Poderoso, secando e vivendo na solidão sem Deus.


Em Cristo possuímos infinitas Bençãos em seguir o Senhor, Além do Cuido direto de Deus, teremos sua atenção especial à nossas orações. Contudo isto é concedido mediante a seguinte condição: Estar em Cristo, vivendo suas Palavras (vv.7a); Deus nos recompensará atendendo nossas orações, pois uma vida regada pela Palavra Sagrada tudo concorre para a glória de Deus, para o seu Reino, isso porque teremos a consciência que tudo é dEle, por ele e para Ele! (Rm 11: 36), numa vida alimentada pela seiva da Boa Oliveira e cuidada por Deus não há lugar para egoísmo e mundanismo, nosso viver é inundado pelo Fruto do Espírito, pois não mais viveremos, Cristo Vive em nós (Gl 2:20, 5:2~6~18, 22~25; Rm 6:3 ~12)! Seremos levados pela Videira a ser agradáveis ao nosso Lavrador. Nosso viver glorificará ao Senhor, nossos frutos constantemente nos nos testificaram como verdadeiros seguidores Seus, sendo Seu santo Nome Glorificado por isto, pois essa será a prova que andamos em espírito (Gl 5), Segundo sua Benignidade (Rm 11: 22) e que fomos alcançados por sua bondade.


Por guardarmos sua Palavra, andaremos no seu amor, e neste amor permaneceremos, pois fomos amados pela Videira, o nosso Cristo. O único modo de permanecer frutificando, crescendo é seguir os mandamentos por Ele ditos ao nosso coração que é seu santo Evangelho, guardando-os, cumprindo-os e por eles vivendo (vv.9~10). Temos tamanho privilégio por sermos amados de Deus, e saber aproveitar esse amor é a prova de maior validade para Deus que realmente somos parte da Videira. Viver este amor nos levará à viver por Ele, produzindo bom fruto para Glória do Pai.

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...