Pesquisa personalizada

Sunday, June 24, 2012

O Mundo Atual e o Novo Céu e a Nova Terra!


Imagem
1. O MUNDO ATUAL E O SEU FIM (2 Pe 3: 1~14) 

a) A Incredulidade do Homem Moderno 

Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que NOS ÚLTIMOS DIAS VIRÃO ESCARNECEDORES, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. (2 Pedro 3:1-4) 

b) O Poder da Palavra do Senhor 

Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra SE RESERVAM COMO TESOURO, E SE GUARDAM PARA O FOGO, ATÉ O DIA DO JUÍZO, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. (2 Pedro 3:5-8) 

c) A fidelidade da Palavra do Senhor 

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual OS CÉUS PASSARÃO COM GRANDE ESTRONDO, E OS ELEMENTOS, ARDENDO, SE DESFARÃO, E A TERRA, E AS OBRAS QUE NELA HÁ, SE QUEIMARÃO. (2 Pedro 3:9-10) 

d) A Promessa aos Fiéis 

Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?Mas nós, segundo a sua promessa, AGUARDAMOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA, EM QUE HABITA A JUSTIÇA. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. (2 Pedro 3:11-14) 

Imagem

2. NOVO CÉU E NOVA TERRA (Ap 21:1~8) 

a) Tudo se fez novo 

E VI UM NOVO CÉU, E UMA NOVA TERRA. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi A SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM, QUE DE DEUS DESCIA DO CÉU, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (Apocalipse 21:1-4) 

b) Herança dos Vencedores 

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. QUEM VENCER, HERDARÁ TODAS AS COISAS; E EU SEREI SEU DEUS, E ELE SERÁ MEU FILHO. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:5-8) 

3. A NOVA JERUSALÉM (AP 21: 9~27) 

a) A Santa Cidade vinda do Céu da Parte de Deus (vv.10) 

b) Tem a Glória de Deus (vv.11) Deus é o arquiteto (Hb 11:10)

- Brilho de Jaspe Cristalino (vv.11), construída com ouro puro (vv.18) 

c) Cercada contra tudo que é contrário a vontade de Deus (vv.12) 

DESCRIÇÃO: 

- Grande e alta Muralha, com 12 Fundamentos adornados com todas as variedades de pedras preciosas e sobre eles os doze nomes dos Apóstolos do Cordeiro (vv. 14, 19-20) 63,90 metros de altura (Um Côvado = 45 cm) (vv.17), estruturada em Jaspe (vv.18) 

- 12 portas que são pérolas com 12 Anjos [Querubins?!] (vv. 12, 21) 

- Cada porta tem o nome de uma das tribos de Israel: 3 ao leste, 3 ao norte, 3 ao sul, e 3 ao oeste (vv. 13) 

d) A Cidade era quadrangular (vv.16) [um cubo perfeito] 

- Comparado ao oráculo interior do Templo (1 Rs 6: 20) 


- Comprimento, Largura e Altura iguais (vv.16): 2.200 km (4.928.400,00 km2 - Um estádio = 185,00 metros); corresponde aproximadamente 57,90% da área do Brasil, ou seja, um pouco maior que a metade do país. Área adequada para 2.032.965.000 casas construídas com 1.000,00 m2 cada (João 14:1 a 3); Sua Altura será 250 vezes mais alta do que o monte Everest, o pico mais alto do mundo.



- Construída em ouro puro semelhante a vidro transparente (vv.18) 

- Praça de ouro Puro semelhante a vidro transparente (vv.21) 

e) Deus e o Cordeiro: 

- É o Santuário da Cidade (vv.22) 

- É a Luz e a Lâmpada da Cidade (vv. 23) 

Atualmente somos o templo de Deus (1 Co 3: 16, 6: 19), na nova Jerusalém, Deus será nosso santuário! 

f) A Santa Cidade: 

- Nela Não haverá Noite (vv. 23, vv. 25) 

- Será a Luz das Nações (vv. 24) 

- Manterá as portas Abertas a todos que vierem lhe trazer sua glória e honra (vv. 24~26) 

- É a cidade dos redimidos (vv. 12~14, 27)


J.B. Gregório Jr.

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...