Pesquisa personalizada

Sunday, November 4, 2012

MOVIMENTOS EVANGÉLICOS E A REALIDADE DA IGREJA "PROTESTANTE" BRASILEIRA

Imagem

Hoje em dia, tem crescido muito o número de igrejas ou movimentos que assim se denominam "Igrejas Cristãs Evangélicas , são o que podemos chamar de igreja emergente. Para entendermos melhor o que significa o termo igreja emergente vejamos a seguinte definição:

"movimento da igreja protestante, iniciado por americanos e ingleses, com a finalidade de alcançar a geração pós-moderna. Refletindo as necessidades e os valores percebidos desta geração, as igrejas emergentes enfatizam o autêntico, a expressão criativa e procurando reavaliar as doutrinas (ecclesia reformata, sempre reformanda...)". Meister, Mauro Fernando. Igreja Emergente, a Igreja do pós-modernismo? Fides Reformata. São Paulo. Makenzie. 2006. p.100. apud. Junto a elas também temos as igrejas chamadas históricas e neste meio temos visto o desenrolar através dos anos do movimento evangélico no Brasil. Analisando este movimento iremos verificar se realmente o evangelho que se prega hoje em várias vertentes evangélicas brasileiras está de acordo com o registrado nas páginas do Novo Testamento.

Augustus Nicodemus em seu livro O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA, faz uma crítica sobre o verdadeiro estado do evangelicalismo brasileiro. Ele traz à tona a crise que a Igreja como um todo vem enfrentando, com problemas causados por movimentos que conhecemos como: Liberalismo Teológico, neo-ortodoxia, neo-libertinos e neo-pentecostais.

É evidente que a Igreja brasileira vem enfrentando uma crise, ela vem sendo atacada interna e externamente e vemos isso acontecer mais e mais a cada dia. A palavra de Deus está sendo desacreditada dentro das igrejas por liberais infiltrados dentro dela, o papel deles é disseminar falsos ensinos e distorcer a verdade fazendo com que a igreja fique cada vez mais longe da ortodoxia, trazendo dúvidas se realmente a bíblia é a palavra de Deus. "...entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição."(2Pe 2:1). Os neo-ortodoxos não são muito diferentes, apenas tem uma capa de ortodoxia, mas por dentro são verdadeiros liberais e também causam um grande dano a igreja.

E os libertinos o que dizer deles, existem aos montes dentro das igrejas querem adequar a palavra de Deus as suas práticas do que adequar as suas vidas a vontade de Deus. Temos exemplo disso observando algumas igrejas que tentando se adequar a cultura tem perdido o foco em Cristo, com quem realmente tem que se parecer e seguir, deixando de lado os princípios da palavra que são as bases do verdadeiro evangelho e "andariam segundo as suas ímpias concupisciências."(Jd 18).

Já os neo-pentecostais trazem uma visão de santidade e avivamento interessante se realmente fosse verdade. A santidade é algo que todo cristão deve buscar. Em 1Pe 1:15 diz assim: "mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver," isso não é do dia para a noite, é progressivo, não é uma capa que se veste apenas para aparentar uma imagem, tem de ser verdade na vida. Todas essas ameaças estão rondando a igreja e temos que estar atentos para não cairmos nesses laços. O que está faltando hoje são líderes com postura irrepressível mesmo sendo homens pecadores e falhos, devem procurar guiar-se mediante a palavra de Deus sem se deixar levar por falsas doutrinas, sem vender seu ministério por dinheiro ou por interesse próprio, fazendo de suas ovelhas objeto de troca no tempo das eleições, utilizando os púlpitos como palanques em vez de ser o lugar onde Deus fala com sua Igreja.

E assim surgem algumas perguntas. Como fica a Igreja com tantos problemas? Será que ela vai conseguir continuar? A solução é a igreja brasileira se voltar para Deus eliminando toda essa sujeira que esta dentro dela, não se deixando levar mas, se firmando na palavra. Isto que está acontecendo não é novo, através da história temos visto várias lutas que a Igreja tem passado mas, em todas elas Deus tem levantado homens e mulheres que não aceitam a dominação do pecado, pois Deus cuida do seu povo.

Enfim se a Igreja voltar aos padrões bíblicos produzirá bons frutos que ficarão para as futuras gerações, que vão precisar do que faremos hoje, para que possam ter um testemunho sólido, para enfrentar as próximas lutas que virão em favor do verdadeiro evangelho, o evangelho da cruz.




1 comment:

Crônica em Campo said...

Parabens pelo texto ! Que Deus continue te abençoando e te dando matérias !
Se você quiser e Deus tocar seu coração, me segue, vamos no aliar para alcançar mais e mais vida.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...