Pesquisa personalizada

Saturday, January 28, 2023

O Recebimento do Espírito Santo é o Batismo no Espírito Santo e com Fogo?

Imagem

Com o advento do movimento pentecostal, muitas igrejas fundamentaram seu cerne no Batismo com o Espírito Santo, esquecendo de explicitar melhor seu significado e propósito; como resultado, distorções teológicas e comprotamentais surgiram ao longo de décadas, ofuscando o que de fato seria a manifestação desse ato atribuido ao Espírito Santo;

As Escrituras Sagradas por sua vez, possui ricas referências sobre a evidencia do que seria ou não o Batismo com o Espirito Santo, seu propósito e público alvo. Nesta breve lauda, temos como objetivo distinguir alguns termos: O Recebimento do Espírito Santo, o Batismo com o Espírito Santo e o Batismo com Fogo.

O Recebimento do Espírito Santo:

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, Jesus veio e se pôs no meio deles, dizendo: — Que a paz esteja com vocês! E, dizendo isso, lhes mostrou as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. E Jesus lhes disse outra vez: — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocêsE, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: — Recebam o Espírito SantoSe de alguns vocês perdoarem os pecados,são-lhes perdoados; mas, se os retiverem, são retidos.
Ao aparecer aos discípulos  Cristo os sauda e prova sua ressurreição (vv 19-20). Logo após, sem maiores explicações cumprimenta-os novamente e afirma: eu vos envio (vv21), naquele momento os discípulos estavam sendo comissionados para irem da mesma forma como Cristo foi enviado por Deus para o Mundo. 

Em resumo, Cristo já havia dado aos seus seguidores o Espírito Santo antes mesmo do evento citado em Atos dos Apóstolos 2, portanto, o evento ocorrido em Jerusalém não se trata da descida do espírito Santo à Igreja, mas de um outro momento distinto da história da Igreja de Cristo neste Mundo.

O Batismo no Espirito Santo:

Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia em que foi elevado às alturas, depois de haver dado mandamentos por meio do Espírito Santo aos apóstolos que tinha escolhido. Depois de ter padecido, Jesus se apresentou vivo a seus apóstolos, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas relacionadas com o Reino de Deus. E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: — Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai,a qual vocês ouviram de mim. Porque João, na verdade, batizou comágua,mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias. Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram: — Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel? Jesus respondeu: — Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhastanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terraDepois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.

Atos 1:1-9


A palabra Batismo tem sua origem grega e significa basicamente Mergulhar ou Imergir, logo podemos subistituir a expressão Batismo no o Espírito Santo por Imersão no Espírito Santo. No texto acima, Lucas lembra a Teófilo de seu  Primeiro Tratado, que nada mais é que o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas,  o que neste parágrafo e Atos 1: 1 ao 3, trat específicamente do Lc 24: 36 ao 49. 

No versículo 49 do primeiro tratado é relatada a fala de Cristo por Lucas, onde o protagonista do Evangelho fala de duas coisas:

Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.Lucas 24:49

Embora os termos destacados pareçam falar de um mesmo evento, são totalmente distintos: 

A promessa do Pai:
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador,a fim de que esteja com vocês para sempreé o Espírito da verdade,que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês— Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês. Mais um pouco e o mundo não me verá mais; vocês, no entanto, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia vocês saberão que eu estou em meu Pai, que vocês estão em mim e que eu estou em vocês. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Então Judas, não o Iscariotes, disse a Jesus: — Por que razão o Senhor se manifestará a nós e não ao mundo? Jesus respondeu: — Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês estão ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. — Tenho dito isso enquanto ainda estou com vocês. Mas o Consolador,o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse.

João 14:16-26
Vemos na Promessa do Pai aquilo que aconteceu no relato do Evangelho segundo escreveu João, no Capitulo 20 verso 22: ..."recebam o Espírito Santo"... Note que, conforme o texto acima (Jo 14: 16  ao 26) o Consolador já habitava com os Discípulos ..."porque ele habita com vocês... (João 14:17), depois a promessa da estaria com esses mesmo discípulos ..."e estará em vocês"... (João 14:17), ou seja, futuramente, esse consolador nã apenas habitaria com eles, mas estaria neles, dentro deles (João 14:17; 20:22); Sendo assim, o livro de Atos em seu primeiro capítulo trata de dois eventos de um mesmo personagem, o Espírito Santo, considerando o primeiro ato como o recebimento da promessa do Pai.

Revestidos do poder que vem do alto

...permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto... mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias.... Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhastanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Lucas 24:49Atos 1:5 e 8
Não menos importante, é entendermos o papel de Jesus nesse contexto: 

É o que tem uma ferramenta na mão para separar o trigo para o celeiro e a palha para o fogo inextinguivel... então podemos dizer que Jesus separa O Batismo para o Trigo e o Fogo para a Palha? Sim! Note que, enquanto Cristo é o que batiza com o Espírito Santo (Jo 1:33, Mc 1:8), Ele também é o que queima com fogo a Palha (Mt 3:11, Lc 3:17) e a arvore cortada (Mt 3:10); Nos evangelhos, além de ser o Salvador, Jesus é apresentado como o que batiza com o Espírito Santo (Jo 1:33, Mc 1:8) e com fogo (Mt 3:11, Lc 3:17); Novamente temos dois atos de um mesmo personagem: O Batismo com o Espírito Santo e o Batismo com Fogo. Há certa confusão  de alguns grupos Evangélicos (Pentecostais e Neo-pentecostais) quando colocam na mesma balança os dois batismos mencionados acima; vemos claramente nas Escrituras distinção entre dois atos.

Em Mateus temos o seguinte: 
E o machado já está posto à raiz das árvores. Portanto, toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogoEu batizo vocês com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de carregar as sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogoEle tem a pá em suas mãos, limpará a sua eira e recolherá o seu trigo no celeiro; porém queimará a palha num fogo que nunca se apaga.

Mateus 3:10-12

  Recolher o trigo no celeiro e queimar a palha com fogo inextinguivel

Essa figura escrita por João em seu evangelho retrata fielmente o que acontece com os escolhidos de Deus. Há distinção aos olhos do Senhor daqueles que são trigo (sementes) e Palha (expurgo). No texto está claro duas ações para dois elementos. A figura aqui é a de um trabalhador de campos de Trigo; a Pá faz o trabalho direcionada pelo trabalhador jogando ambos os elementos ao ar: O trigo retorna por causa do seu peso, e a palha é varrida pelo vento por não possuir valor algum. no final, o trigo que foi separado pelo movimento direcionado por aquele que tem a pá em sua mão, será guardado (cuidado, tratado, preservado, aproveitado) no celeiro, enquanto que a Palha, levada pelo vento será consumida leo fogo por não possuir utilidade.

Jesus é mais poderoso que João Batista. É Cristo quem Batiza com o Espírito Santo para revesti aqueles que receberam a promessa do Pai; Enquanto João batizava com agua para o arrependiemtno, Cristo Batiza com fogo para queimar a palha e a arvore inútil, logo, Batismo com Fogo não é para o trigo e o Batismo com o Espírito Santo não é para a Palha, essa é a confusão! 

O Batismo com o Espírito Santo é a promessa de Cristo que se cumpriu em Jerusalém e deu aos discípulos poder para testemunharem ao mundo antigo do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!

O Batismo com Fogo é a ação condenatória de Cristo que queimará tudo que não é produtivo e inútil (palha, arvores inúteis) com fogo eterno!

Ou seja

Enquanto o Batismo com o Espírito Santo é o revestimento vindo do Alto (Lc 24:49; At 1:5,8) para que a Igreja expanda o Reino de Deus, sendo testemunha do evangelho, o Batismo com Fogo é o Direito Julgador de Cristo de condenar (queimar) de forma eterna (fogo inextinguivel), tudo aquilo que não produz (àrvores inúteis - Mt 3:10) e o que não é trigo (que não pode germinar ou alimentar - Mt 3:12, Lc 3:17), sendo o fim providenciado por Deus para limpar todo expurgo separado por Cristo.

Portanto, o evento em Atos dos Apóstolos no Capítulo 2 não se trata do Recebimento do Espírito Santo, isso ocorreu conforme está escrito no Evangelho de João 20: 22: ..."soprou sobre eles e disse-lhes: — Recebam o Espírito Santo". Também não se trata do Batismo com Fogo, pois este será um ato de condenação. O que ocorreu em Jerusalém quando os Discípulos aguardavam conforme a ordem dada pelo Senhor foi o revestimento do poder que vem do alto (Lc 24: 49), uma promessa de Cristo para capacitar os primeiros crentes ao serviço de epansão do Evangelho.

Por fim, aconselhamos que quando se referir ao poder de Deus que pode vir sobre você, não peça Batismo com Fogo, isso é o mesmo que pedir para ir ao inferno! Não confunda Recebimento do Espírito Santo com o Batismo com o Espírito Santo, um diz respeito a você ser Templo e o Objeto da penhora dEle (I Co 6:19; II Co 3:22), já o segundo diz respeito ao Reino de Deus, sua expansão e como foi sua Imersão no Poder de Deus!


Espero ter Ajudado! Fiquem na Paz! 

J.B.G.Jr.

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...