Pesquisa personalizada

Thursday, January 20, 2011

Quando a fé se torna mística

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,21052674-FMM,00.jpg
Imagem
O Brasil é um dos países que mais cresce o número de Cristãos, porém também é verdade que boa parcela detes que chamam-se cristãos, são levados a uma experiência sem embasamento documental e muitas vezes baseiam-se na tradição e experimentos que não possuem algum respaldo bíblico. O mais triste disso é que, tais personagens vão transformando (para não dizer deformando) o ambiente onde quem deveria imperar era o testemunho da Palavra de Deus, e não o sensitivismo pessoal.

Analisando o fato, vemos que não estamos muito distantes de religiões que adotam o mito por base de fé, ora, Mito, é uma realidade de caráter simbólico que tenta responder os grandes questionamentos humanos, fenômenos naturais, podemos dizer que é todo dógma construído sem um doutrinamento exato, ou  ainda, algum pensamento religioso que se esforça para conectar o fiel a algum plano ou ser superior. Quando falamos em mitologia, lembramo-nos dos Gregos, Egípcios, Indianos, Nórdicos, enfim,  povos antigos que buscavam a divindade submetendo a mente dos fiéis a uma autoridade inefável, indestrutível e largamente respeitável. Para que o Mito possa ser real na vida do fiel, o Rito (cerimônias, danças, orações, sacrifícios) passa ser um aliado crucial. 
  
Hoje, igrejas evangélicas incham-se de 'Fiéis' e enchem-se de 'Ritos', para que o 'Mito' venha ser atuante na vida do errante peregrino... é isso mesmo, errante! Pois, erramos em não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22: 29). Fois a resposta de Jesus aos Saduceus, que embora não acreditassem em ressurreição , usaram de um exemplo com o objeto de sua incredulidade para encurralá o Mestre e deixá-lo sem resposta.

Não agem diferente os que hoje lideram determinadas igrejas, quando usam de fatos verdadeiros da fé cristã, a fim de calar os que possam contestar-lhes, fazendo com que os menos avisados reproduzam seus ritos como que numa brincadeira de 'chefinho mandou', indo mais além, pois tais usurpadores da boafé, atuam como verdadeiros sangue-sugas e prasitam homens e mulheres que se permitem a este relacionamento de interesses, pois a verdadeira vítima não é quem parece ser, aqueles que são enganados por ritos rídiculos, baseados em Mitos mais ainda absurdos, são tão interesseiros quanto aqueles que manipulando-os, pensam estar em vantagem;

Na realidade, para Deus todos são errantes, se formos ao pé da letra grega, todos somos αμαρτωλοι (Pecadores = errantes), ou seja, pecadores. Viver o Mito, é muito abaixo de viver a fé! pois esta é  tão viva quanto é o Deus vivo! ela conduz o homem a cura, prosperidade, a viver uma vida santa diante de Deus, a fazer que este homem seja um reflexo daquilo que Jesus ensinou aos seus discípulos, na realidade, quem anda por fé, não precisa andar pelo que vê! ( 2 Coríntios 5:7  Hebreus 11:13 Hebreus 11:39).

Na carta aos Hebreus vemos que o testemunho da fé é tão forte quanto o testemunho do milagre! os heróis da fé arolados na lista desta epístola, embora não testemunharam em vida o cumprimento da promessa, o testemunho de sua fé deram-lhe segurança tal no Deu do milagre, que suas vidas passaram a verdadeiros ícones de fé! Deus se conhece pela fé, não uma fé mistica, muito menos exige de seus seguidores rituais infundados, antes Ele abençoa quem o busca segundo seus estatutos, manifestando sua misericórdia e poder ( Hebreus 11:6), Só pela fé somos justificados ( Romanos 3:28).

Não sejamos Crentes teóricos, do mesmo modo não sejamos Místicos, Manipuláveis, sem conhecimento Bíblico, que a nossa fé venha pelo o ouvir a palavra de Deus ( Romanos 10:17), não precisamos voltar a escuridão, ser cegos no sentido da ignorância, mas em Cristo vivamos pela fé, sem recuar, para que o Senhor tenha prazer em nós.

Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...