Skip to main content

E quando Deus desiste?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaGHillS6DZC3nQJK88HlCMPUw6Vrp8CQskGFLdKyUulpNvK63xz6Moy741alFVF3YWq8wrXEJczgVRhXEe4F1GVDtbCY4DCg7Xth9_ENg9c1Ki9EThYIkXoq7y2V-UGzFucMN4w/s400/126371.jpg
Imagem

Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.

Não estou enganado. É isto mesmo que estou perguntando: E quando Deus desiste? Quando ele abre mão do homem que resiste dia após dia sua voz, seu convite, seu Espírito?

Não estou falando de esquecimento, pois não há possibilidades de Deus esquecer-se de nós (Isaías 49:15), mas falo de partir para outra! Absurdo? De maneira alguma! Vemos nas escrituras inúmeros casos de Deus desistindo de alertar o povo e partindo para o julgamento, aplicando aos homens as sanções devidas ao seu erro.

Foi assim com o primeiro homem, que depois de alertá-lo das consequências de sua possível desobediência, não poupou tempo em aplicar-lhe a condenação pelo seu ato; Mais tarde Caim, sendo admoestado pelo próprio Deus sobre o tipo de sacrifício que oferecera em detrimento do oferecido pelo seu irmão Abel, ao agir no ápice de sua natureza corrompida, foi condenado a ser peregrino pela terra; Os contemporâneos do patriarca Noé, tiveram cento e vinte anos para arrependerem-se de suas trangressões, porém não acreditando no que era alertado através do homem que contruia a Arca, sofreram as consequencias de seus atos. Após isto a terra passou a desobedecer ao Senhor no tocante de expandir a raça humana pelos horizontes, no que Deus confundiu a Língua de todos a ponto de terem que dividirem-se em grupos e assim cada qual seguir sua semelhança linguistica (Ler Genesis Capítulo 1 ao Capítulo 11).

Temos muitos casos ainda na Bíblia como é o caso dos filhos de Israel que foram escravos no Egito, peregrinaram quarenta anos no deserto, sofreram julgamentos internos por desobediência e rebeldia direta à autoridade de Deus (Números 26:10 Deuteronômio 11:6); temos o exemplo frustrante da escolha do Rei de Israel, segundo a vontade do povo, semelhante as demais nações, onde Deus permitiu, porém antes advertiu o que aconteceria com o advento de uma Monarquia em lugar da Teocracia, porém o povo assim o quis, e Deus abriu mão deixando o homem seguir seu caminho e assim este passou a provar sua própria consequência (1 Samuel 8:6 1 Samuel 8:22 1 Samuel 15:35).

Deus desiste daqueles que não abraçam o compromisso da sua Palavra. Todo o plano do Eu Sou para o homem era para que este fosse Seu representante neste mundo, porém que tipo de representante somos, se não obedecemos as palavras daquele que nos comissionou para esta obra? As promessas de Eterno estão condicionadas à Sua vontade, e a vontade de dEle é constituir um povo santo, zeloso de boas obras, e que amam o seu Senhor acima de tudo (Tito 2:14 Mateus 22:35~36). Deus não se esquece de você, mas Ele desiste de investir em ramos secos e infrutíferos; Ele arranca todo ramo natural e enxerta os galhos do zambujeiro para que estes produzam e temam por considerarem a severidade Divina em não poupar os Naturais (João 15, Romanos 11:17~24).


Comments

Unknown said…
Vi seu testo, e não me passou em branco o fato de todas as citações serem no antigo testamento, tem alguma citação de Deus/Cristo desistindo do homem?
Falo isso porque com a vinda de Cristo não me recordo mais desses fatos acontecendo, isso pode ter vindo por conta do seu sacrifício na cruz, por ter rasgado do véu, pelo mandamento maior que é amar o próximo...
GregórioJr. said…
Bom dia Rafhael!

Agradeço seu comenta´rio e prestigio em ler o meu blogue;

Considerando que Deus é Cristo, na pessoa do filho, e que Ele não muda, os fatos então seriam o mesmo que levaram ele desistir no passado; em Hebreus 3, temos a advertência para não resistirmos a voz de Deus, na pessoa do Espírito Santo, pois isso pode nos afastar do Deus Vivo (Hb 3:7~12), temos o exemplo de Ananias e Safira em Atos dos Apóstolos 5, quando mediante a falta de honestidade de um casal generoso, causou a morte destes, num claro e severo julgamento Divino (At 5:1~11); Vemos Paulo com zelo mandando entregar o fornicador ao diabo em I Corítions 5, ao menos para tentar salvar seu espírito (I Co 5:1~8), igual advertencia encontramos o mesmo Apóstolo orientando o Jovem Pastor Timóteo a fazer com um certo Himeneu e Alexandre (I Tm 1: 18~20), que acredito que o primeiro ainda não havia aprendido com a doutrina (I Tm 2:17~19), pois voltou a pregar heresias com um outro chamado Fileto.

Não podemos encarar Jesus Cristo achando que Ele é Diferente de YHWH ou do Ruach Hakodesh, mas vê-lo como parte desse todo que se nos apresenta por DEUS, seu título de soberania.

Espero ter trazido a resposta que procuravas. seja bem vindo ao meu Blogue.

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé...

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a...

Não era tempo de Figos

Cristo procurou uma figueira, precisando dela para suprir sua necessidade. Ele teve fome!  Não era tempo de figos, porém havia uma urgência de Deus a ser atendida, e ele havia escolhido justamente aquela figueira que não estava em tempo de produzir seus frutos;   A Figueira estava esperando o tempo mais conveniente, o certo, o de seu costume para produzir. Mas não era isso que o Criador esperava de sua criatura! Ele foi a sua procura, investigou e não se agradou do que encontrou: Galhos cheios de folhas, vistosos, mas vazios dos frutos que desejava colher! As vezes somos feito essa figueira, estamos no lugar que Deus nos colocou, sabemos esperar o tempo para frutificar (o nosso tempo), mas não estamos prontos para atender a urgência de Deus! Precisamos produzir bons frutos, a fim de agradar a Deus, segundo o tempo e vontade dEle!  Nosso tempo não corresponde ao tempo de Deus, porém Ele muda os tempos e as estações (Dn 2: 21 ao 22), precisamos estar pr...