“Com grande poder os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça, Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos Apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.”
(Atos dos Apóstolos 3: 33)
Apóstolo (ΑΠΟΣΤΟΛΟΣ, `απόστολος):
· Substantivo Nominativo, Masculino, singular
Palavra formada de:
· απο [preposição= partindo de, saindo de] (apo = de):
§ Ex.: já saiu; distante do local.
· στέλλω [verbo regular médio= envio, enviar] (stellō = enviar)
`απόστολος Sig.: É literalmente enviado, emissário, embaixador; Forma Verbal “apostéllō” (enviar); e era aplicado em toda variedade de ação. Ex.: enviar um navio, uma expedição naval, um comandante, uma pessoa, etc. A forma nominal é usada com o sentido de Agente Credenciado;
No Grego existem algumas diferenças do Substantivo
Sabemos que devido à declinação (uma questão de forma), o Substantivo no Grego neotestamentário tende às declinações quanto aos gêneros, Números e Casos, passemos a observar a declinação nos Casos:
O que vem a ser Caso?
É a função que um substantivo (declinado) exerce na sentença. é uma questão de função. São cinco o número de Casos: Nominativo (sujeito), Genitivo(Ad. Adnominal/Posse), Dativo (Ob. Indireto), Acusativo (Ob. Direto) e Vocativo (Invocação).
Desses Casos Destacamos o Nominativo
· Nominativo: O sujeito de uma sentença aparece sempre no Nominativo. Ex.: Αποστολος γινωσκει - “um Apóstolo conhece (está conhecendo)”.
Diante dos Casos acima exemplificados, podemos analisar junto as ferramentas corretas, que sempre que a palavra apóstolo esteve empregada aos Doze, estava no Caso Nominativo, ou seja, nas ocorrências em que os doze são designados como apóstolos, exercem a função de sujeito da oração; As demais referencias de apóstolos, quando não se referem aos Doze, referem-se ao sentido Geral e não específico (At 13: 1~3, I Co 12: 28~29, Ef 4: 11).
Comments