Pesquisa personalizada

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Indicação de Livro: O que estão fazendo coma Igreja

http://www.skoob.com.br/img/livros_new/1/11448/O_QUE_ESTAO_FAZENDO_COM_A_IGREJA_1233338751P.jpg
Livro do Dr. Augustus Nicodemus

Com um título bastante atrativo, o Dr. Augustus Nicodemos discorre sobre o tema trazendo um verdadeiro raoi-x da cacofônica situação da igreja evangélica brasileira.

Assim como Charles Spurgeon denunciava o mundanismo no meio da igreja do século XIX, o autor do Livro o QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA, vem denunciar uma espécie de pragmatismo incutido nas ondas de tendências internacionais que vem sugindo no evangelicalismo do século XXI, o que perdura desde o final do século XX. Deixando de lado um bom percentual de seu clavinismo, mesmo que este seja relutante durante alguns capítulos do livro em comento, o Pastor presbiteriano usa de muita habilidade para abordar temas como tradição, ética, e compromisso, o que por muitas vezes pede de sua redação um ataque frontal à seus leitores, podendo ser considerada por muitos uma leitura confrontadora e recalcitante, pois toca em ‘feridas de estimação do público dito evangélico’ não só do Brasil, mas também do mundo.

Com seu conteúdo extraído do Blogue O tempora, o mores, esta brochura mostra uma nova tendencia que vem emergindo em nossa era, a dos escritores digitais, que usam do espaço democrático da Internet para denunciar absurdos dos televisivos, catédráticos e dos showman da fé (os micos de púlpitos), aproveotando a espotaneidade do ambiente, transformam estes artigos em compêndios literários, para alcançar de igual modo o público mais tradicional da leitura, bem como acadêmicos e líderes eclesiásticos. Dessa forma, tais escritos podem ser traduzidos como verdadeiros antibióticos às mazelas difundidas pelo evangeliquês cada vez mais caricato e menos original que prevalece na grande massa.

O Livro está dividido em seis blocos, cada um tratando progressivamente de um assunto distinto, porém dependentes, pois para compreensão do problema é preciso conhecer as Raízes da Crise. O Livro também serve como uma conexão entre o público leigo e o mundo acadêmico-teológico, pois traz nestes blocos temas comuns que são debatidos nos períodos mais avançados dos seminários protestantes, e assim mostra o quão intríseco está a vida cotidiana das igrejas, às bancas de estudos da vida acadêmica, e que literalmente o povo de Deus está morrendo por lhe faltar conhecimento da Palavra, pois, movimentos debatidos e costumes assimilados dentro do povo evangélico do Brasil, é resultado da negligência com a leitura da bíblia e o descompromisso com a necessidade real do mundo, o que resulta no evangelho do “meu só”, destonando completamente com os ensinamentos e ultimatos de Cristo quanto ao ler e entender o homem segundo a Luz da Palavra.

Nestas diretrizes, Augustus Nicodemus entra nas Raízes da Crise, passa pela Falácia Liberal, disserta sobre a Neo-ortodoxia, e esclarece termos como Libertinos, Neo-pentecostais, Fundamentalistas, Reformados e Puritanos. Sobre este esclarecimento, descompromissado com qualquer grupo, denuncia seus problemas e axalta suas qualidades, compara culturas tradicionais reformadas com o empirismo Pentecostal e Neo-Pentecostal, e denuncia a negligência de ambos com o ponto crucial do evangelho de Cristo; o Amor pelas almas.

Dessa forma, Temos em mãos mais que um conjunto de textos primariamente eletrônicos, estamos de posse de uma verdadeira epístola escrita aos cristãos que preservam o compromisso com a verdade e assumem na íntegra o título que ostentam de Discípulos de Jesus Cristo. Literatura forte, direta, sem embaraço, expondo a profundidade da causa da ausência de uma genuína operação do Espírito Santo dentro da nação brasileira. 
http://www.guiame.com.br/images_materia/materia/g_5849.jpg
Dr. Augustus Nicodemus

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...