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Sunday, August 21, 2011

Habitação do Espírito Santo

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1. Romanos 8: 9,11

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

2. I Coríntios 3: 16

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

3. I Coríntios 6: 19


4. João 14: 16~17, 23,26

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.


O ESPÍRITO Santo Habita no Crente ou Junto a Ele? Cremos que o espírito Santo habita no crente, e diante dos textos acima não possuímos dúvidas, entretanto, há pessoas que insistem em afirmar que não há a possibilidade do espírito Santo habitar no Cristão.

Para esclarecer de uma vez por todas esta questão, tivemos o trabalho de praticar um pouco de exegese pura para poder definir se ele habita mora ou reside, dentro, fora ou próximo ao Cristão, o resultado não nos surpreendeu, pois chegamos a conclusão que dantes possuíamos. Segue abaixo a análise dos textos acima:

  1. Romanos 8: 9,11
>  o Espírito de Deus habita em vós
(πνευμα          θεου    οικει       εν     υμιν)
(ESPÍRITO [de] DEUS   HABITA  EM    VÓS)
>  Οικει (v. οικεω):
§  Ocupar uma casa, no sentido figurado significa ocupar, residir ou permanecer. Este verbo é usado em I Tm 6: 16, onde afirma-se que Deus habita em luz inacessível; em ambas as oportunidades é usado para figurar a permanência de Deus, tanto no Homem quanto na Luz Inacessível (onde o homem nunca poderá chegar).
>  εν (Preposição Primária):
§   Indica posição fixa (lugar, tempo ou condição), pode também significar DENTRO DE, EM, SOBRE, POR, porém a idéia que esta preposição passa é a de descanso ou repouso.
>  habita em vós
(οικει        εν    υμιν)
(HABITA  EM    VÓS)
Ø  εν (Preposição Primária):
§   Idem (1.a).
>  seu Espírito que em vós habita
(του ενοικουντος    αυτου     πνευμα        εν    υμιν)
(O     QUE HABITA   DELE       ESPÍRITO       EM  VÓS)
                                   (αυτου   πνευματος    εν   υμιν)
>  ενοικουντος (Verb. ενοικεω):
§  Habitar em.
§  Idem (1.a/Οικει - v. οικεω).     
>  εν (Preposição Primária):
§   Idem (1.a).

  1. I Coríntios 3: 16
a.         o Espírito de Deus habita em vós
(και  το  πνευμα   του   θεου    οικει        εν    υμιν)
(E      O  ESPÍRITO DE    DEUS   HABITA   EM  VÓS)
>  Οικει (v. οικεω):
§  Idem 1.a
>  εν (Preposição Primária):
§   Idem 1.a
  1. I Coríntios 6: 19
a.       seu corpo é templo do Espírito Santo
(το σωμα    υμων      ναος               του  εν     υμιν   αγιου    πνευματος   εστιν)
(O CORPO VOSSO   SANTUÁRIO  DO   EM   VÓS   SANTO ESPÍRITO          É)
>  ναος (raiz primária do Substantivo ναιω = habitar):
§  Templo, Santuário. O mesmo que uma morada de Deus.
  1. João 14: 16~17, 23,26
a.       fique convosco
(ινα                μεθ             ων     εις      τον αιωνα     ἠ̢̑̓)
(PARA QUE  CONVOSCO         PARA        SEMPRE ESTEJA)
>  ἠ̢̑̓ (Advérbio de confirmação):
§  Significa Certamente, asseguradamente.
b.      porque habita convosco, e estará em vós
(οτι            παρ      υμιν    μενει              και  εν    υμιν    εσται)
(PORQUE JUNTO A VÓS PERMANECE  E     EM   VÓS    ESTARÁ)
>  μενει  (verb. μενω):
§  Significa Permanecer, continuar, habitar, ficar, viver. No contexto de João significa permanecer unido a pessoa de coração, pensamento ou vontade.
c.       faremos nele morada
(και  μονην         παρ’           αυτω    ποιησομεθα)
(E     MORADA   JUNTO A   ELE (NELE)       FAREMOS)
>  μονην (Sub. μονη):
§  Significa Residência, morada, aposento, quarto.
>  παρ’  (preposição primária παρα’ [dativo]):
§  Significa junto, próximo, redondezas, do lado, isto no sentido literal ou figurado. Expressa noção de vizinhança, podendo ainda significar, em relação à pessoa, a morada com ou entre (dativo de pessoa);
§  Quando analisamos ESTA preposição, descobrimos que ela está no dativo, o que permite que a tradução e o sentido do texto seja ao invés de JUNTO A ELE, seja traduzido por NELE.
§  DATIVO é o caso grego que define quem é o objeto indireto da frase.

Concluímos, portanto que o Espírito Santo habita DENTRO DO CRISTÃO, não havendo a possibilidade de se negar esta evidência. Com a análise dos versículos vemos claramente que Somo o Santuário do Espírito Santo, a verdadeira morada de Deus (ναος), e o local ocupado permanentemente por Ele. Está DENTRO de Nós, EM nós. Somos sua habitação (ενοικουντος), seu lugar de descanso e repouso (εν), Temos sua segurança, a certeza de que está conosco (ἠ̢̑̓),  que Permanece, continua, habita, fica, vive em nós, além de assim também manter conosco uma comunhão ímpar, nos unindo de coração, pensamento ou vontade (μενει), fazendo-nos dignos de sermos considerados residências, moradas, aposentos, quartos do Pai e de Jesus Cristo, seu Filho.

Wednesday, August 17, 2011

Voz da Verdade versus Flintstones


Super Homem Fala de Jesus

Depois de lançar um DVD numa igreja trinitarista, sair em defesa de Silas Malafaia e seu jatinho particular, não é que o pessoal da Voz da Verdade decidiu inovar? Pois é, em seu último programa (01/05), os pastores José e Carlos Moisés surpreenderam a todos ao apresentar o "reality" trajados com os personagens do desenho animado Flintstones.

Para quem não conhece o desenho, os Flintstones foram criados na década de 60 pela dupla Hanna-Barbera e se passa na cidade de Bedrock, há mais ou menos 1.040.000 A.C. No enredo, Fred Flintstones (que ganha a vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company) mete-se em grandes encrencas com o seu fiel amigo Barney. Eles vivem na Idade das Pedras, mas parecem desfrutar de uma vida moderna. A única diferença é que tudo lá é feito de pedra, desde as casas até os veículos e demais utilitários.

Na encenação feita pelos pastores da Voz da Verdade, Carlos Moisés representou Fred (mais carrancudo, diga-se de passagem) e José Moisés como Barney. Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que eles recorreram a personagens da Disney e Hollywood para divulgar seu unicismo barato. Em 06/06/2009 o pastor Carlos Moisés apareceu em cadeia nacional trajado de Super-Homem, quando estabeleceu um paralelo entre este personagem com a pessoa santa e imaculada de Jesus. Leia o que um muçulmano escreveu na época sobre isso.

"Na semana passada ao ligar a TV fui surpreendido por mais uma bizarrice neopentecostal do Ministério Voz da Verdade, que diga-se de passagem, deixou-me sem voz, e de verdade creio que não havia nem mesmo uma palavra.

Eis o que vemos no picadeiro que chamavam indevidamente de altar: um "pastor" fantasiado de Super Homem numa versão gospel. Achou demais? Calma, ainda não acabou. Para tornar ainda pior a situação e mais vexatória para os verdadeiros protestantes, o tal Pastor como uma vedete de cabaré ainda mostra a coxa para os telespectadores."

Como se não bastasse as peripécias de Silas Malafaia e Mordedock, o pessoal da Voz da Verdade desceu mais uma vez ao mais profundo do rídiculo para promover seu clubinho dos 2000. No programa, além de cassoar das irmãs pentecostais, fazer apologia da prosperidade, os pastores pareceram dar o primeiro sinal de descontentamento com as recentes criticas dirigidas a eles. Só espero agora ser convocado por seus advogados para uma conversa aos pés do juiz, o que não é muito difícil, dado que por duas vezes recebemos ameaças por telefone de levar o caso aos tribunais. Estamos à disposição.


Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil


Fonte: Célio

Depois de acordo com a Band, é hora de levantar fundos para a "Benção".


Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. (Romanos 16:17)  

‎"Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem! (Mateus 18:7) 

Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. 

(Lucas 17:1). O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal. (Mateus 13:41); ‎

"Destruirei tanto os homens quanto os animais; destruirei as aves do céu e os peixes do mar, os que causam tropeço junto com os ímpios. Farei isso quando eu ceifar o homem da face da terra", declara o Senhor. (Sofonias 1:3)

Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. (Judas 1:12)

Tuesday, August 16, 2011

Malafaia: Rejeitado por um Estado?

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A câmara de São Luiz está votando para conferir o título de persona non grata ao Sr. Silas Malafaia. Ou seja, o que começou como uma campanha para a obtenção de uma homenagem na forma de um título de cidadão honorário maranhense poderá se reverter em um ato de protesto conferindo ao telepastor a mais alta desonra que a câmara de uma cidade pode conferir a alguém.


Aos que não sabem, os legislativos das democracias costumam reservar este grave ato de desagravo às personalidades atraindo para si o repúdio da população, geralmente, responsáveis por: genocídios, pela defesa de ideologias espúrias, crimes ligados ao racismo, preconceito e, ainda, atos identificados como crimes contra a humanidade.

Leia Mais em: Genizah

O Homem Cria o Diamante





Diamantes são formados na natureza pela intensa pressão e calor das profundezas da Terra, geralmente a mais de 100 km de profundidade.

Fonte: BBC Brasil

Monday, August 15, 2011

Lady Gaga recebeu espírito para compor “Born This Way”

 
Lady Gaga diz que “Born This Way”, seu hit mais recente, foi composta pelo estilista britânico Alexander McQueen. Segundo a cantora, ele teria entrado em seu corpo para escrever a canção. McQueen cometeu suicídio em 11 de fevereiro de 2010, antes de a música ter sido feita. Quando a gravadora de Gaga decidiu lançar o single “Born This Way” exatamente um ano após a morte do estilista, a cantora diz que passou a acreditar de vez que a música havia sido composta por ele. Gaga, que era amiga de McQueen, falou em entrevista à revista Bazaar que o estilista “planejou tudo. Logo depois que ele morreu, escrevi ‘Born This Way’. Acho que ele estava no céu [sic] com algumas cordas nas mãos, planejando toda essa coisa. Foi ele!”

Fonte: Criacionismo

Papa afirma Maria como a nova Eva.

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Que Cristo é o novo Adão, todo cristão que ama a Palavra e a lê já o sabe muito bem, entretanto que Maria era Eva... Essa ninguem esperava! porém foi o que afirmou o Papa Bento XVI neta segunda-feira, em Castel Gandolfo, em vitude das comemorações daquilo que os católicos comemoram como a Assunção de Maria ao Céu.

Não é de hoje que a Igreja Católica INVENTA ESTÓRIAS, uma delas é a própria comemoração da assunção de Maria ao céu, fato que não existe registrado em nenhum livro canônico da Bíblia, a não ser nas linhas fabulosas do Catolicismo, do mesmo modo como essa nova invenção que Maria é a nova Eva (Ver Reportagem).

Parece um esforço desmedido em colocar a Serva de Deus no nível de seu Senhor: 
  • Primeiro ela 'permite' a concepção (Deus só encarnou porque Maria permitiu...), 
  • Segundo ascende ao céu como Cristo (Segundo o catecismo católico - Papa Pio XII que proclamou o dogma, em 1950, destacou)
  • Terceiro: Preservada de toda 'culpa original' (a culpa original do homem é o pecado), espero que não queiram com isto afirmar que ela não teve pecado... SERIA O PRÓPRIO DEUS EM FORMA FEMININA.
  • Terceiro, ela intercede como Cristo (é invocada no Catolicismo como medianeira, advogada, protetora, auxiliadora), 
  • Quarto: é Cultuada (é Legitimamente honrrada com um culto especial pela Igreja católica)
  • e agora também TIRA O PECADO DA HUMANIDADE COMO CRISTO?!?!?!?! é isto? acho que essa conversa tá indo longe demais! daqui a pouco vaão declarar que ela virá em glória, cercada de seus anjos barrocos, para livrar a nação católica das garras da humanidade (Segundo o Catecismo Católico ela já 'brilha' como a igreja no céu, inaugurou a personificação da igreja no céu).
No Catecismo Católico (edição típica Vaticana - Edições Loyola), na página 275, último parágrafo, no resumo sobre a figura de Maria, para os católicos, temos a seguinte afirmação:

"Cremos que asantíssima mãe de Deus, 'nova Eva', mãe da Igreja, continua sua função materna em relação aos membros de Cristo"

O Papa, de forma muito estratégica, apenas difundiu o DOGMA Católico, que se constitui de grande heresia; Acreditamos que Maria foi agraciada, é um exemplo para todas as mulheres de todas as épocas, que sem dúvida, terá seu lugar no céu como todo cristão obediente, como ela foi; Porém, atribuir a um ser humano os mesmos atributos Divinos, é muita discrepancia teológica!

Sabemos que não vamos mudar o raciocínio da Igreja Romana, nem é nossa intenção, porém isso vale para mostrar em que se baseis a fé propagada pela Igreja católica Romana, não é na Bíblia, mas em Encíclicas, Catecismos, e Dogmas que frutificaram da fértil imaginação medieval dos padres e papas passados.

Cristo é o segundo Adão (I Co 15: 45 ao 47), Maria apenas sua serva (Lc 1: 46 ao 47). Cristo é Espírito Vivificante (I Co 15: 45), capaz de tornar a vida quem crer no seu nome (Jo 11:25), Maria foi salva por Deus (Lc 1: 47), Engrandeceu à Deus (Lc 1: 46) e aconselhou a todos a fazer tudo conforme Jesus ordena (João 2:5); Cristo é do céu, espiritual, sem pecado, e tira o poecado do mundo (Romanos 5:12, I Co 15: 47, Hebreus 4:15), Maria mortal, terrena, pecadora como todos ( 1 João 1:8,  Romanos 3:23,  Romanos 5:12).

Fico aguardando novas anedotas como estas do Papa!, é muito senso de bom humor e muita falta de noção do perigo vindouro!

Prega a Palavra: Oratória e Outros Conceitos - Parte I

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 Oratória

Conjunto de Regras e técnicas que permitem apurar as qualidades pessoais de quem se destina falar em público.

Normalmente, conceitua-se oratória como a arte de falar em público, entretanto, este é um conceito redundante quando comparado à outras artes ou ciências que também tratam do desenvolver técnico de explanar ao público.

A Oratória é derivada de outras doutrinas como a Retórica, Homilética, Dialética, porém é singular em sua aplicação e essência. Como descrito no conceito acima, trata-se de regras e técnicas que permitem apurar as qualidades do orador, ou seja, esta doutrina salienta a peculiaridade do candidato, não dos ouvintes, portanto, capacita-o a lidar com os mais variados ambientes, pois visa despertar no orador suas habilidades natas.

Precisamos, portanto, compreender alguns conceitos para diferenciar a ORATÓRIA das demais doutrinas que lidam com a arte de falar em público:
1 - Retórica

[Do gr. rhetoriké (subentende-se téchne), ‘a arte da retórica’, pelo lat. rhetorica.]

Estudo do uso persuasivo da linguagem, em especial para o treinamento de oradores. Tradicionalmente cinco são as partes do estudo retórico:

(a) a inventio, ou descoberta de argumentos;

(b) a dispositio, ou arranjo das idéias;

(c) a elocutio, ou descoberta da expressão apropriada para cada idéia, e que inclui o estudo das figuras ou tropos;

(d) a memoria, ou memorização do discurso; e

(e) a pronuntiatio, ou apresentação oral do discurso para uma audiência.

Demóstenes (383~332 a.C), foi considerado o maior orador Grego (e ainda o é), assim como Aristóteles, ressalta a importância da Retórica como elementar para o sucesso humano. Devido à sua eloqüência, um sermão pode ser conceituado como “demostêncico”, sendo com isso classificado como elegante, sublime; podemos conceituar Retórica como o conjunto de regras relativas a Eloqüência.

O imortal ateniense Demóstenes, muito citado nos livros e cursos de oratória, desde o seu nascimento, fora tolhido por graves deficiências, inclusive a gaguez. Como tinha a ambição de transmitir aos outros os seus pontos de vista, seixos na boca para melhor articular sua gagueira; ou diante do mar bravio discursava inibindo, sem saber, o próprio feedback auditivo e o pressentido medo de vozes da multidão; ou postava-se diante de uma espada que lhe roçava o peito, a fim de auto-regular suas sincinesias posturais e corporais; ou aprendia com Sátiro, a intencionalidade do humor sútil, a crítica dirigida inteligentemente, o poder da palavra que influenciava o povo de Atenas, que o confirmava Homem pensante, racional e loquens (falante). O seu esforço foi tanto que não demorou muito tempo para se tornar o maior orador de todos os tempos.

2 - Eloqüência


[Do lat. eloquentia.]

Capacidade de falar e exprimir-se com facilidade. A arte e o talento de persuadir, convencer, deleitar ou comover por meio da palavra. A arte de bem falar. Elegância no falar, capacidade de convencer. A Retórica trata das regras da Eloqüência, sendo esta a parte da Retórica que cuida do estilo e estética do Discurso. A eloqüência não é falar fácil e corretamente, impressionar os sentidos alheios, mas expressar o pensamento próprio, com graça, equilíbrio, harmonia e muita perspicácia de tempo e lugar.

"A eloqüência é a pintura do pensamento" (Pascal)

"A eloqüência é o talento de transmitir com força ao espírito dos outros, o sentimento de que o orador está possuído" (E. Ferri)

"A eloqüência é a arte de dizer bem aquilo que é preciso, tudo quanto é preciso, e nada mais do que isso" (Dammien)

"A eloqüência é a sinceridade na ação" (R. Barbosa)

3 - Discurso

[Do lat. discursu.]

Conjunto de frases ordenadas ao público. É uma peça oratória proferida em público ou escrita como se tivesse de o ser; Uma exposição metódica sobre certo assunto. Também pode ser qualquer manifestação concreta da língua.

O Discurso pode ser:
Discurso direto: Reprodução das palavras de alguém nos termos exatos em que foram ditas.
Discurso indireto: Reprodução das palavras de alguém na terceira pessoa, quer atribuindo-as claramente a outra pessoa em orações subordinadas a um verbo dicendi*, quer dizendo-as por sua própria conta em orações independentes.
Discurso indireto aparente (Discurso indireto livre.
Discurso indireto livre): caracterizado pela ausência de verbo dicendi*, e no qual o autor insere elementos da fala direta do personagem

4 - Homilética


[Do gr. homiletikós.]

Arte de pregar sermões religiosos. É o estudo dos fundamentos e princípios de como preparar e proferir sermões. É a ciência cuja arte é a pregação e cujo resultado é o sermão.
É a arte do preparo e pregação de sermões.

Derivado do Grego "HOMILOS" que significa, multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar. “Homilia” [gr. Homós (‘semelhante’, ‘igual’) + íle (‘grupo’, ‘companhia’) = Homilia], que significa reunião, conversação familiar. Este termo grego significa antes de tudo “um discurso com a finalidade de Convencer e agradar”. Sendo assim, a Homilética é o estudo que se ocupa com o discurso em grupo, procurando a forma correta de preparar e repassar o sermão de modo compreensível, agradável, equilibrado, e embasado no contexto daquela religião. É o estudo e pesquisa necessárias para que os sermões tenham conteúdos bíblico e contemporâneo. A arte da organização das idéias que serão apresentadas a determinada Assembléia (multidão).

No século XVII a Retórica passa a ser chamada de Homilética. O estudo da Homilética abrange tudo o que tem a ver com a pregação e apresentação de práticas religiosas.


5 – Sermão

[Do lat. sermone, ‘conversação’.]

Discurso religioso geralmente pregado no púlpito; pregação com que se procura convencer alguém. Pode também ser interpretado como uma censura com o objetivo de moralizar.

Pode se dividir em três tipos:
Temático
Textual
Expositivo

6 - Dialética

[Do gr. dialektiké (téchne), pelo lat. dialectica.]

É a Arte do diálogo ou da discussão, quer num sentido laudativo (elogioso), como força de argumentação, quer num sentido pejorativo (desaprovação ou significação desagradável), como excessivo emprego de sutilezas. Também é entendido na filosofia como o desenvolvimento de processos gerados por oposições que provisoriamente se resolvem em unidades.

Conforme Hegel, a natureza verdadeira e única da razão e do ser que são identificados um ao outro e se definem segundo o processo racional que procede pela união incessante de contrários — tese e antítese — numa categoria superior, a síntese. (Tese + Antítese = Síntese), ou ainda segundo Marx, é o PROCESSO DE DESCRIÇÃO EXATA DO REAL. 
 
Referências:

1. http://pt.shvoong.com/books/1724435-arte-falar-em-p%C3%BAblico/#ixzz1UsCkf8m1

2. http://www.ceismael.com.br/oratoria/eloquencia.htm

3. http://pastor-elder.blogspot.com/2011/07/homiletica.html

4. http://www.advir.com.br/sermoes/artedefalar.htm

5. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 3ª edição, Ed. Positivo, Edição eletrônica.

6. Bíblia de Estudo Palavras Chave, CPAD.

7. Manual de Pregação, Editora Vida

8. Hermenêutica Avançada, Vida

9. Dicionário escolar da Língua Portugês

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