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Saturday, July 16, 2011

PLC 122 = Lei Alexandre Ivo

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O novo PLC 122 a exemplo da Lei Maria da Penha, lei que tornou mais rigoroso o tratamento de crimes cometidos contra a mulher, será batizada de Lei Alexandre Ivo, em homenagem ao adolescente que foi assassinado supostamente por ser gay.

Segundo a assessoria da senadora Marta Suplicy (PT-SP), o novo texto do projeto foi elaborado em um trabalho conjunto com os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e com o presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ALGBT), Toni Reis.


Agora o projeto está sob análise dos intregrantes da Frente Parlamentar Mista LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), o texto substitui o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, de autoria da ex-deputada lara Bernardi, do qual Marta é relatora.

A iniciativa surgiu depois de várias tentativas de acordo para aprovar o PLC 122 com a Frente em Defesa da Família, representada pelo senador Magno Malta (PL).

"Estão confundindo a opinião pública. Homofobia é violência física, assassinato, crueldade, barbaridades, já o texto apresentado pela senadora Marta Suplicy, também com novo nome, agora, batizado de Lei Alexandre Ivo, é uma tentativa de não enfrentar a intolerância, o preconceito e a discriminação no mais amplo sentido e não apenas em favor dos homossexuais, mas também na questão racial, estética, social, religiosa e contra o machismo que humilha as mulheres", disse o senador Magno Malta segundo sua assessoria de imprensa.

A Frente Parlamentar Mista Permanente em Defesa da Família Brasileira, após estudos feitos, declarou que a homofobia foi banalizada por causa do PLC 122 e que este foi erroneamente chamado de "Lei Anti-Homofobia".

Magno Malta enfatizou que não se deve priorizar as minorias de forma isolada, como exigem os homossexuais. "Devemos ter ações para enfrentar os preconceitos étnico-racial, o social – de rico contra pobre – estético – principalmente as crianças obesas que sofrem bullying, em relação à sexualidade, a intolerância a religiosidade, a discriminação contra o idosos, o excepcional e a cruel violência contra a mulher", ressaltou ele.

Sem o desejo de arquivar o PLC 122, Marta Suplicy reconhece que se ouver um acordo com as bancadas ligadas a Igrejas cristãs, ficará mais fácil conseguir a aprovação de uma legislação que considere a homofobia como crime.


"Nunca falei em arquivar o PLC 122. Disse que, fruto das discussões do PLC 122, um novo projeto é discutido no momento, com acompanhamento de Toni Reis, presidente da ABGLT, e também tendo eu relatado a mais lideranças do movimento LGBT o andamento de cada conversa feita entre senadores", declarou a senadora em uma nota de esclarecimento.

O que o novo projeto faz é definir "crimes que correspondem a condutas discriminatórias motivadas por preconceito de sexo, orientação sexual ou identidade de gênero bem como pune, com maior rigor, atos de violência praticados com a mesma motivação". Um desses crimes seria o de "induzir alguém à prática de violência de qualquer natureza motivado por preconceito de sexo, orientação sexual ou identidade de gênero".

Os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Manuela D'ávila (PCdoB-RS) serão responsáveis por apresentar o novo texto à bancada evangélica da Câmara dos Deputados e representantes do movimento LGBT.
 
Fonte: Christianpost.com
Novo PLC 122 de Marta Suplicy e Grupos Gays

O projeto de lei 122/06 que visa criminalizar a homofobia foi “sepultado” pela senadora Marta Suplicy mas já tem “outro na manga” com as “mesmas diretrizes


Em conversa com o senador Magno Malta (PR-ES), a senadora Marta Suplicy (PT/SP), relatora do PLC 122, teria reconhecido que o projeto não seria aprovado. Marta Suplicy propôs modificar a proposta “no conceito e no contexto”. Entretanto, o plano da senadora é criar um novo projeto que tenha o mesmo foco do PLC 122, como ela informou em seu site.

“Em proposta minha, e já acordada há algumas semanas, com Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), e os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Demóstenes Torres (DEM-GO), chegamos à conclusão que devido à demonização do PLC 122, ocorrida ao longo da última década, deveríamos apresentar um novo projeto de lei, mantendo as principais diretrizes no combate à homofobia”, explicou a senadora.

Os membros da bancada religiosa e grupos pró-família justificaram que o PLC 122, não pode ser aprovado porque é inconstitucional, mostrando que o preconceito não existe somente contra os homossexuais, não podendo assim apenas contemplar um segmento na lei.


O novo projeto segundo a publicação de noíticias aos homossexuais Revista Lado A o novo projeto será apresentado esta semana no Senado com um número próprio.

Segundo a publicação, que disse ter tido acesso ao texto do novo projeto, ele não criminaliza a agressão verbal aos homossexuais, mas cria dentro da legislação existente “agravantes” e a “tipificação de crimes por preconceito”.

O novo projeto, ainda segundo a mesma revista, altera o artigo 61 do Código penal incluindo “orientação sexual” dentro dos agravantes de crimes. A tipificação entra nos artigos de lesão corporal e Injúria.

Além de tipificar a homofobia em crimes já existentes, diz a matéria, o projeto criminaliza ainda a discriminação no mercado de trabalho por não contratação ou dificultar a contratação por preconceito de sexo, orientação sexual ou identidade de gênero.

Segundo os ativistas LGBT e a senadora Marta Suplicy o PLC 122 foi “demonizado” e que por isso eles deveriam criar um novo projeto. Apesar do pronunciamento de “sepultamento” do PL 122, ele ainda não foi oficialmente arquivado pela senadora.
 

Quantos Pecados eu tenho? - C. H. Spurgeon

Quantas culpas e pecados tenho eu ?
Jó 13.23

Você já considerou quão grande é o pecado do povo de Deus? Pense na seriedade de suas próprias transgressões. Que grande coleção de ofensas existe nos mais santificado dos filhos de Deus! Multiplique o pecado de um redimido pela multidão de todos eles — uma "multidão que ninguém" pode enumerar (Apocalipse 7.9), e você obterá uma idéia sobre a grande quantidade de culpa do povo em favor do qual Jesus derramou seu sangue.


Adquirimos uma boa idéia a respeito da magnitude do pecado, por meio da apreciação da grandeza do remédio providenciado — o sangue de Jesus Cristo, o único e amado Filho, o Filho de Deus!



Os anjos depositam suas coroas diante dEle. Todas as sinfonias do céu rodeiam seu glorioso trono. Ele é "sobre todos, Deus bendito para todo o sempre" (Romanos 9.5). Apesar disso, o Senhor Jesus tomou para Si a forma de servo, foi açoitado, esmurrado, ferido e, por fim, crucificado. Nada, exceto o sangue do Filho de Deus encarnado, pôde fazer expiação pelas nossas ofensas.



Nenhuma mente humana pode estimar o valor infinito do sacrifício divino. Embora o pecado do povo de Deus seja grande, a expiação que remove os pecados deles é infinitamente maior. Portanto, mesmo quando o pecado vem sobre nós como uma inundação e a lembrança de coisas passadas é amarga, o crente pode permanecer firme diante do resplandecente trono do grande e santo Deus, clamando: "Quem os condenará? E Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou" (Romanos .8.34).


Enquanto a recordação dos pecados do crente o enche de vergonha e tristeza, ele utiliza essa recordação para manifestar o resplendor da graça de Deus. A culpa é uma noite bem escura em que a belíssima estrela do amor divino resplandece com sereno esplendor.
 

Novo Projeto Camufla PL122/2006

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Brasil - Homofobia perto de se tornar um crime

O novo projeto de lei que criminaliza a homofobia pode ter uma conduta mais pacífica do que a proposta anterior, o polêmico PL 122/2006. O texto dado aos parlamentares da Assembleia Parlamentar Paritária LGBT foi elaborado em conjunto pelos senadores Marta Suplicy (PT-SP), Demóstenes Torres (DEM-GO), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais , Travestis e Transexuais (ALGBT), Toni Reis.

O substituto não prevê penalidades para as declarações de crítica, o ponto de vista intelectual, o comportamento homossexual ou para desencorajar a prática, desde que feita de forma pacífica.
 
Fonte: Actup 

Wednesday, July 13, 2011

Site para Traição

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Site para facilitar infidelidade começa a funcionar no país

São Paulo, 12 jul (EFE).- Aqueles que desejam manter relações fora do casamento possuem a partir de agora a ajuda de um site especializado em facilitar encontros extraconjugais com discrição.

O impulso para a pulada de cerca vem da Ohhtel, uma empresa americana com sede em Las Vegas que abriu um portal no Brasil. "Criamos ohhtel.com para homens e mulheres que vivem a rotina de um casamento sem intimidade física, mas que não querem um divórcio", explicou a vice-presidente de operações no país, Lais Ranna, em comunicado.

Uma das características do portal é que as mulheres têm acesso gratuito, enquanto os homens podem escolher entre o registro livre de taxas ou o modelo que exige o pagamento de tarifas. A Ohhtel afirma já contar com mais de 1,3 milhões de pessoas registradas no mundo todo.

O site, apresentado como uma rede social totalmente anônima e segura, é o segundo com estas características que opera no país. No último mês de maio, o holandês Second Love, que opera na Espanha, Bélgica e Portugal, se tornou o primeiro portal para facilitar contatos entre pessoas comprometidas a funcionar no Brasil. EFE 
 

Wednesday, July 6, 2011

Cultura esdrúxula ou apenas cultura?


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Sabemos que cada país tem sua cultura e peculiaridade, entretanto, muitas destas peculiaridades para uma mente ocidental passa do exclusivismo para o bizarro! abaixo você verá fotos de um costume que podemos classificá-lo como chocante. abaixo segue a postagem, deixamos o título no original (Idioma Malaio), seguido de um pequeno parágrafo traduzido para o português:

Bayi dijadikan hidangan di taiwan.
Não fique surpreso ao ver as fotos abaixo, como em Taiwan, esta é a refeição mais quente lá. Cadáveres do necrotério infantil com um preço de cerca de US $ 50 a $ 70, provavelmente por causa da alta demanda lá. Podemos classificá-los como Cannibal?






Monday, July 4, 2011

PL 122/2006 arquivada... Leia Antes de Comemorar!

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O senador Magno Malta(PR-ES) e a senadora Marta Suplicy (PT-SP) se reuniram em um almoço no gabinete do senador evangélico e decidiram “enterrar” o Projeto de Lei 122 que criminalizava todo opinião contrária ao homossexualismo.Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O projeto foi elaborado pela ex-senadora Iara Bernandi em 2006 e chegou a ser arquivado pelo Senado Federal, mas no começo de 2011 foi desarquivado pela senadora do PT que passou a ser a relatora do processo.


O PL 122 foi severamente criticado por parlamentares e principalmente pelas frentes evangélicas, católicas e da família que armaram uma verdadeira guerra para que o PL, interpretado por eles como inconstitucional, não fosse aprovado.

” O projeto que criminaliza a homofobia, da ex-senadora Iara Bernardi, é eivado de inconstitucionalidade e vai contra a família. A Própria relatora percebeu a insatisfação da maioria em virtude do contexto da PL 122, que só contempla um segmento e o preconceito é enraizado no Brasil e criminosamente atinge todas as classes sociais e segmentos da comunidade”, explicou Magno Malta

Participaram também da reunião o senador Walter Pinheiro (PT/BA), deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), deputado federal Lauriete Almeida (PSC/ES) e o deputado Gilmar Machado (PT/MG).

Aos parlamentares presentes nesse almoço, o senador evangélico lembrou que outros grupos da sociedade também sofrem preconceito. “Pobres, deficientes, povos de várias raças, nômades, religiosos e idosos sofrem preconceito. É importante conscientizar a sociedade e criar leis para acabar com todo o tipo de preconceito no Brasil.”
Marta Suplicy fala sobre aprovar esse projeto com outro nome

O discurso da senadora Marta Suplicy na Parada do Orgulho Gay, que aconteceu dia 26 de junho na cidade de São Paulo, foi de que o PL 122 só pode ser aprovado com outro nome, uma vez que os religiosos demonizaram o projeto.

“Estou tentando fazer um acerto para que não tenhamos tantos opositores ao projeto, mesmo que isso acarrete em algumas mudanças que não são boas. Estamos pensando em como fazer passar o conteúdo do PL 122, sem o número 122,” disse a senadora do PT na ocasião.

Fonte: Gospel+

Saturday, June 25, 2011

Γάμος, e a União Estável entre pessoas do mesmo Sexo - Casamento Gay

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Derivado da palavra grega γάμος (gamos), casamento, bíblicamente falando, é a união  estável entre um homem e uma mulher, pois deriva da palavra παμίσκω (gamisko) que significa desposar (conjugar) ou dar em casamento uma filha à um marido.

No Hebraico,  palavra deriva de  ערב,('ªrabh) usada em Daniel 2: 43 para denotar a união de dois materiais extremamentes diferentes (barro e ferro), ou seja é um amalgamento entre  dois componentes, um entrelaço, em resumo, trata-se de uma mistura entre duas pessoas,  quando se unem para dar sentido a palavra de Deus dita à Adão quando  Deus lhe entregou Eva, entregando-a ao homem como uma נגד (neghedh) (ver Gn 2: 18), uma adjuntora, uma contraparte tirada do lado (aramaico), esta seria como sugere a palavra a correspondente do homem, e o homem por sua vez lhe corresponderia, deveriam amagalmar-se, se entrelassarem e se misturarem para serem uma só carne, como afirmou o homem quando de Deus recebeu sua esposa (ver Gn 2: 22~24).

Apesar de todas estas afirmações documentadas, hoje, a Igreja de Cristo tem sido uma testemunha do desprezo humano pelas instituições Divinas; massificadamente vários estados em seus respectivos países do mundo (com o exemplo mais recente New York), estgão levantando a bandeira em defesa à causa gay erguendo assim um afastamento consolidado da espécie em prol de seus interesses, que só confirmam o que está escrito que a nossa tendencia a errar o alvo (hamarto) nos afasta do nosso Deus. 

Embora a história da cerimônia de casamento remonta à Roma antiga, com um simbolismo superticioso e também voltado à religião romana (o véu, acrescentado mais tarde, referência à deusa greco-romana Vesta, protetora do lar, simbolizando a honestidade e a virgindade, virtudes imprescindíveis para uma boa prole e a continuação do “sangue”, segundo os costumes da época); Dos Romanos também surge o conceito monogâmico ((Portal Sao Francisco.com) - ainda assim este princípio é primeiramente expresso nas entrelinhas da Bíblia e específicamente nos primeiros capítulos de Gênesis, como já observamos. Além disso, em diversas culturas o casamento é a festa da vida, onde um dos principais objetivos é a conservação da vida e sua continuidade. 

Diante disso, observamos a sociedade tomar o rumo da contramão da história, afastando-se daquilo que Deus instituiu e como instituiu; erguem as vozes com orgulho e lágrimas como se seus atos de total rebelião contra a Palavra de Deus fosse algo de cunho tão moral, que seria inexpressível para qualquer ser humano discordar. Igrejas erguem deigual modo esta bandeira multicolorida, como um sinal de opção para os que são "excluídos" pelos héteros, quem sabe, pensam eles, estão dessa forma separando o trigo (homossexuais) do Joio (heterossexuais), já que os que não concordam com a união homoafetivas são tudo que a sociedade menos precisa: preconceituosos, homofóbicos, atrasados e no mínimo desinformados.

Reverendos e Reverendas surgem com simpáticas teorias e frases de ampla aceitação para 'conquistarem' tal minoria (embora não se saiba quem conquistou quem!), a fim de aproveitarem o momento para o crecimento de suas denominações... AI DE VÓS! QUE TAPAIS AS PORTAS DO CÉU, NEM ENTRAM NEM DEIXAM QUE ESTÃO ENTRANDO,  FAZENDO AQUELES QUE VOS SEGUEM DUAS VEZES MAIS MERECEDORES DO INFERNO DO QUE VOCÊS MESMOS! (Mt 23: 13 e 14)

Casamento Gay. Sou contra, porém vejo que em nosso país é uma questão de tempo, pois aprova-se pelo supremo a união estável entre pessoas do mesmo sexo, mesmo que a constituição considere esta uniãos entre pessoas de sexos opostos. Por enquanto minha forma de protesto é escrever, quem sabe amanhã falar por ser impedido por 'força maior' de me expressar, expondo minha vida quem sabe a privações simplesmente por acreditar na Bíblia, o Livro que agora consideram ultrapassado e talvez amanhã Criminoso, poderá passar por elisões para não ser proibido, já que seus textos incitam ao que chamarão de homofobia.     

Em resumo, que venha o casamento Gay, isto pode afetar tudo menos os princípios que aprendemos de Cristo, inclusive o princípio de sofrermos por Ele (Fl 1: 29). Não haverá a possibilidade desta imposição afetar a educação que daremos aos nossos filhos, pois, por amor os educaderemos no Temor do Senhor, segundo a sua Palavra, que guardaremos no coração para não pecarmos contra sua santidade!!!

Que a Igreja de Cristo esteja preparada para esta onda que está surgindo. que não nos conformemos com este mundo, mas que sejamos, como sacrifícios vivos, transformados pela renovação do nosso entendimento (Rm 12:1~2).

Resultado de Enquete

Fizemos uma pesquisa para satisfazer algumas curiosidades do Blogue Protesto Cristão, abaixo segue os Resultados:

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Agradecemos as regiões que nos acessam e convidamos as demais para visitarem nossa página. Será um Prazer perceber sua visita!

Sunday, June 19, 2011

Bíblia de Estudo Palavras Chave - Indicação

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Consulte o Preço AQUI

A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), lança no Mercado uma ferramenta ímpar para quem lida com a interpretação do texto bíblico, e se preocupa com uma mensagem equilibrada e coesa da mensagem Cristã: A Bíblia de Estudo Palavras Chave (BEPC).

A BEPC, é uma obra inigualável, que oferece ferramentas exegéticas, léxicas e gramaticais para que você possas identificar e compreender, de forma clara e precisa, os principais termos e expressões do Grego e hebraico. Tenha em mãos uma ferramenta completa para captar toda a força dos textos bíblicos e aprofundar seus estudos e pregações acerca da Palavra de Deus, possui referências do dicionário de Strong Hebraico e Grego, auxílios léxicos e gramaticais das palavras do AT e NT e códigos das palavras-chave no texto bíblico, rementendo ao texto original e ao dicionário de Strong, além de comentários exegéticos adicionais ao Dicionário de Strong. 

Normalmente o leitor devocional da Bíblia não diferenciará a importância destes recursos, porém, aos estudiosos, obreiros, ministros e seminaristas, a BEPC passa de mais uma bíblia de estudo para o patamar de uma obra indispensável no auxílio de uma boa exegese.
Indicamos portanto aos leitores do Protesto Cristão a Bíblia de Estudo Palavras Chave, para que haja equilíbrio na interpretação do Texto Sagrado e maior responsabilidade no ato da transmissão da mensagem do evangelho.

Thursday, June 16, 2011

D.I.P. - Domingo da Igreja Perseguida - Quando a Igreja Livre socorre a Igreja Persegida!

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D.I.P. - Domingo da Igreja Perseguida - Orando pelos cristãos secretos, Cooperando e Batalhando Unidos pela fé evangélica.


Filipenses 1: 27~30

A cidade de Filipos fica ao norte da Grécia. Conquistada por Filipe da Macedônia, recebe o nome de seu conquistador, Pai de Alexandre Magno (O Grande).

A forma de treinamento do exército de Filipe da Macedônia baseava-se na união da tropa, o que era traduzido no ato da batalha travada, quando estes soldados moviam-se de modo a serem um só instrumento de guerra, além do que,tais guerreiros eram tão bem treinados que um único combatente poderia vencer sem dificuldade três guerreiros do exército inimigo. Apesar de ter-se tornado um posto militar com privilégios especiais, Filipos da Macedônia primordialmente era uma cidade pequena, tornando-se em 42 a.C. uma importante colônia Romana.

“É bem melhor serem dois do que um, porque tem melhor paga o seu salário” (Ec 4:9); se fossemos resumir a história e característica do povo de Filipos, estaria muito bem sintetizada na frase do Pregador. A união fora, desde o princípio, o motivo do grande sucesso militar, político e agora espiritual dos moradores daquela antiga colônia Romana. A epístola redigida pelo Apóstolo Paulo, ultrapassa a forma de uma simples correspondência, na verdade, é de um conteúdo pessoal, de gratidão pelo compromisso espiritual dos Filipenses com sua necessidade e combate, manifesta em forma de colaboração e apoio presencial (1: 5, 2:25, 4:14~16, II co 8: 1~5), fazendo assim com que, mesmo só, o prisioneiro por causa do nome de Cristo se sentisse amparado, amado, cuidado e acompanhado em suas mais básicas necessidade e no seu bom combate.

Apesar do apoio dos Filipenses, Paulo dirige-se aos tais em caráter de urgência, pois visa uma ameaça iminente que poderia apagar o brilho destes a quem considera como sua coroa (4:1). Mediante o cárcere do Apóstolo Paulo, grupos judaizantes, ergueu-se para tornar o sofrimento de Paulo mais dolorido, pois objetivaram criar em Paulo, além das perdas físicas, sentimento de solidão, isto porque, os tais judaizantes agora apregoavam Cristo com o objetivo de ultrapassar o número de convertidos de Paulo e corromper a fé dos santos alcançados pelo Apóstolo dos Gentios (vv.15), porém, diante do foco paulino, tanto esforço tornou-se vão, pois Cristo sempre fora a bandeira do apóstolo, falar de Jesus era a vida de Paulo, custe o que isto custasse (vv.15~19); independente do que isto inferisse ao apóstolo, sua alegria estava completa, pois de um modo ou de outro, Cristo estava sendo pregado! Além do mais, sabia que, o Espírito do Senhor lhe libertaria de suas aflições, quer seja em vida, ou passando pela morte (vv. 19~20).

O que mais impressiona é que Paulo deseja acima de tudo a morte, pois ela não o afastará do seu Senhor, mas levará a conhecê-lo (vv. 23), entretanto a necessidade que percebe dos Filipenses em tê-lo para o aperfeiçoamento (vv.24), e assim declara que enquanto viver, sua vida será Cristo, atuará como seu escravo (vv.1), e que sua morte seria lucrativa, haja vista estar com o Senhor (vv.21). Devido a iminente ameaça de desunião que se aproximava dos Filipenses, Paulo relembra a comunhão, cooperação que mantiveram consigo, e como isto fez toda a diferença em seu ministério; ao lembrar de sua união à causa do evangelho, traz a memória pátria dos Filipenses a forma de luta de seus antepassados, os antigos Filipenses; a exemplo deles, os cristãos macedônicos teriam que lutar em completa e extrema união, por um motivo mais nobre e por um Senhor acima de todos que já conheceram, isto é pelo evangelho e pelo Senhor Jesus Cristo (vv. 27~30). 
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19 de Julho, Clame ao Senhor pelas Nações!

Essa exortação à união é claramente percebida no versículo 27, onde o Apóstolo Escravo pede que vivam de modo digno deste evangelho, o que exige uma cooperação, cumplicidade, união, etc. a forma que Paulo pede aos Filipenses a permanecerem em união, é através da luta – Lutando Juntos – o que denota a idéia que teriam que dispensar todos os esforços na causa de manterem-se unidos, como verdadeiros atletas, componentes de um time em prol das boas novas do Senhor.

A mensagem aos Filipenses, é que eles não permitissem que a desunião e o individualismo manchassem o brio de serem modelos de cidadãos do céu. Esta expressão “cidadãos” possuía grande significado para o morador de Filipos, pois, como Cidadão Romano, sabia o que era desfrutar do bônus de Ser assim considerado, como também compreendiam que para carregarem este título, teriam que viver, e passar pelo crivo para serem considerados como tais, que exigia algumas prerrogativas, responsabilidades e obrigações, porém, as exigências não podiam cegar o benefício de ser Cidadão de Roma, conquistadores e donos do mundo por eles conhecido. Do mesmo modo, afirma Paulo, que estes teriam que viver de forma a merecerem e poderem carregar o Título de cidadãos celestes (vv.27), unidos, em equipe (comunidade), com pensamentos e práticas conforme aprenderam segundo os ensinamentos do Senhor (3: 21; 4: 8~9).

Esta união em Cristo, vivendo dignamente como cidadãos do céu, gera nos Filipenses a falta de medo dos opositores; a equipe em prol do evangelho não podia se intimidar diante do adversário, sua união os tornava intransponíveis e invencíveis à qualquer adversário, mesmo que a morte pudesse ser o resultado deste destemor pela oposição, Paulo desperta nos Filipenses a esperança da salvação (vv.28); o medo é jogado fora diante do Redentor! Sua salvação é mais que qualquer ameaça ou tribulação, ou como disse Paulo: essa leve tribulação (II co 4:17~28), tende à produzir nos servos do Senhor um sentimento controverso; ao invés de medo, acovardamento, esquiva, a perseguição produz esperança (Rm 5: 3~5; II Co 4: 17~18); esta esperança está focada na salvação do Senhor (vv.28).

O Interessante é que, esta esperança está tão ligada à união – equipe do evangelho – que podemos afirmar como igreja, que somos coagidos a nos unir, combater e esperar juntos a salvação no Senhor (vv.28b), pois Paulo afirma que diante de seu sofrimento, Deus moveu os Filipenses a pregarem com ousadia e destemor o Evangelho de CRISTO (1:14). Como escravo (1.1), Paulo sabia que o seu sofrimento também contribuía para o crescimento da Palavra do Senhor, e que era um privilégio sofrer por Jesus. A união produz destemor e a salvação do Senhor joga fora todo medo.

No versículo 29, vemos Paulo, embora preso, animar e ensinar aos Filipenses estas verdades. O Apóstolo faz uso da Palavra Graça que do original implícita um favor não merecido, o que Paulo afirmava, é que agora eles viviam em Cristo por Graça, tinham que entender que esta mesma Graça é aplicada em sofrer (padecer) por Cristo; É um privilégio para um cidadão do céu padecer por seu Senhor, já que nem viver, nem padecer por Ele merecíamos! No versículo 21 nos adianta esta verdade através da máxima: ...“O viver é cristo e o viver é lucro”! isto é inferido aos Filipenses, que travam uma luta com opositores do evangelho (judaizantes), e sofrer por Jesus, passa a ser uma sentença certa! Por isso deveriam encarar essa resistência a um favor do Eterno, padecer com Cristo é um privilégio! Esse privilégio vale tanto a vida (em Cristo) como à morte: do contribui para o bem dos que amam a Deus (Rm 8:28), que não andam indignamente segundo à carne, mas permanecem no Espírito.

Agora unidos, destemidos, esperançosos na salvação do Senhor cônscios de que, pela preciosa Graça de Jesus, eram privilegiados tanto de viverem quanto de morrerem por Jesus, Lembra que tanto o redator da quarta, aprisionado, ameaçado de morte, longe do convívio dos Irmãos, quanto eles (livres), aconchegados em sua província, mesmo assim, a luta de ambos – Paulo e os Filipenses era a mesma batalha! Por isso, O apóstolo contribuía com suas instruções e os Filipenses com suas cooperações, a Koinonia – comunhão – estava implícita naquele momento; tinham tudo em comum, preocupados com Paulo supriam suas necessidades, arriscavam suas vidas e segurança a fim de cuidar da Igreja aprisionada; por sua vez, Paulo escrevia-lhes preocupados com suas vidas em Cristo, comunhão e amor mútuo, consideravam-se inferiores aos outros, e que tudo que tinham, era de propriedade do próximo (2: 1~4)

Paulo era um missionário, tinha um coração voltado às necessidades dos irmãos necessitados, não se acomodava mediante a necessidade daqueles a quem ele amava; de igual modo vemos os filipenses com coração idêntico; enquanto o prisioneiro os acompanhava tutorialmente por correspondência, estes cooperavam na divulgação do Evangelho, na atenção, no afeto na voluntariedade (1: 5; 2: 25; 4: 14~16; II Co 8: 1~5). Estas características marcavam os filipenses. Tinham um coração missionário na cooperação e no evangelismo local diante das aflições de Paulo, falando ousadamente e sem medo do evangelho de Cristo; havia uma preocupação pelo sofrimento, e isto movia a pena da Caneta e as mãos generosas para a colaboração!

Hoje temos nossos “Paulos” aprisionados, oprimidos, perseguidos, e que de igual modo pregam com ousadia este evangelho, pois vivem plenamente por Cristo e desejam muito mais estar com Ele! Estes cristãos que vertem seus sangues e derramam suas vidas para o crescimento desta Palavra, para a expansão do evangelho ainda nos escrevem hoje e nos dizem: não temam!

O que falta saber, é se nós assim como os filipenses, estamos sendo voluntários, cooperadores e se de fato somos úteis no que diz respeito pelo combate, se estamos enviado “Epafroditos” que colaborem e levem nossas colaborações a estes que, assim como Paulo, manda-nos um simples recado: Orem Por Nós.

Temos a Oportunidade de não apenas orar pelas necessidades de nossos amados irmãos, mas pela graça de Deus, somos convidados não apenas à viver, mas também padecer com Ele, e saber que a Batalha não é apenas da Igreja perseguida, mas da Igreja de Cristo espalhada em todo mundo. Está na Hora de levantarmos nossas armas e combater unidos, sabendo que Cristo nos concede o privilégio de padecermos por Ele e confiarmos na sua Salvação, quer seja em vida, quer seja em morte. Temos que COOPERAR com missões, cultivemos a ousadia em falar do evangelho.

Ser Igreja é desenvolver o mesmo sentimento que houve em CRISTO (Kenosis:1~8), esvaziamento do eu, das preocupações, e comecemos a nos preocupar com nosso próximo, com a igreja, conosco mesmos – em Cristo somos um! Permanecendo Firmes no Senhor e assim possamos refletir como luzes diante da escuridão. 


Palavra Ministrada no D.I.P. - Assembéia de em Jardim Paulista Baixo, Paulista, Pernambuco-PE, Organizado pelo Ir. edilson, Dirigente do Grupo de evangelismo Noturno Palavra da Vida, no dia 15/06/2011 (Quarta-feira)

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