Pesquisa personalizada

Wednesday, April 11, 2012

Judeus em Pernambuco

Imagem
Uma Breve análise sobre a rápida e notável passagem dos Judeus em Pernambuco


Governo Holandês no Brasil 

Governo Holandês propicia liberdade religiosa e isso atrai Judeus Sefaradins ao Recife, dando origem a um curto período da história judia no Brasil. 

A West-Indische Compagnie ou Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais - WIC, Criada em 1602 para coordenar as atividades das companhias que concorriam no comércio nas Índias Orientais e para agir como um braço do Estado holandês possuia um monopólio que se estendia desde o cabo da Boa Esperança até ao estreito de Magalhães, expandindo a influência e a atividade holandesa por todo o arquipélago malaio, China, Japão, Índia, Pérsia e pelo cabo da Boa Esperança. Concorria com a Companhia Britânica da Índias Orientais; Foi a WIC que coordenou as invasões holandesas no Brasil, que podem ser recortadas em dois grandes períodos: 
  1. 1624-1625 - Invasão de Salvador, na Bahia
  2. 1630-1637 - Fase de resistência ao invasor 
  3. 1637-1644 - Administração de Maurício de Nassau
  4. 1644-1654 - Insurreição pernambucana 
  5. 1630-1654 - Invasão de Recife e Olinda, em Pernambuco

Maurício de Nassau 

O Conde João Maurício de Nassau-Siegen (Dillenburg, 17 de junho de 1604Kleve, 20 de dezembro de 1679), aceitando o convite da WIC para administrar os domínios por ela conquistados na região Nordeste do Brasil (1636), percebendo uma ajuda de custo de 6.000 florins (equipamento) e salário mensal de 1.500 florins, o soldo de Coronel do Exército, além de uma participação de 2% sobre os lucros, valendo-se ainda por conta da WIC, suas despesas de mesa e criadagem (trouxe dezoito criados), os salários do predicante Francisco Plante, de seu médico Guilherme van Milaenen, e de seu secretário Tolner, aceitou de bom grado, sob juramento de no prazo de cinco anos ser o Governador do novo domínio Holandês. Partiu do porto de Texel (25 de outubro de 1636) (município dos Países Baixos e a maior das Ilhas Frísias, na província de Holanda do Norte. Ela possui 13.617 habitantes (censo [[2007])]. A ilha faz parte das Ilhas Frísias Ocidentais.), chegando ao Recife (23 de janeiro de 1637). Com ele o nordeste brasileiro conheceu a época de ouro da Nova Holanda. 

Calvinista, permitiu a liberdade de culto entre holandeses, franceses, italianos, belgas, alemães, flamengos e JUDEUS, que oriundos da Península Ibérica (A Península Ibérica fica situada no Sudoeste da Europa. Politicamente, três países localizam-se nesta península: Portugal, Espanha e Andorra, além de um enclave território britânico ultramarino, Gibraltar. OUTROS NOMES: Ibéria, (Grego: Iberia) nome grego da Península; Hispânia, (Latim: Hispania) nome romano da Península; Al-Ândalus, (Árabe) nome árabe dos territórios muçulmanos da Península Ibérica. Sefarad, (Hebraico: ספרד) nome hebraico) e do norte europeu, foram atraídos para a Nova Holanda. O Conde Mandou ainda construir pontes, palácios, iniciou a urbanização do que hoje é conhecido como o bairro de Santo Antônio na capital pernambucana, incentivou as artes e as ciências, retratou a natureza do novo mundo através de seus dois artistas Frans Post e Albert Eckhout. Ao todo foram 46 estudiosos dos mais variados gêneros. 

Com relação à exploração da colônia, foi tolerante com os senhores de engenho, os quais deviam muito à WIC. Foi igualmente tolerante com o judaísmo e o catolicismo, deixando que se professasse todas as religiões livremente. Preferia não penhorar engenhos nem sufocar revoltas com crueldade. Enfim, procurava fazer a administração contrária ao que queria os senhores da WIC. Esse clima de TOLERÂNCIA RELIGIOSA e permissividade social, que não havia na Europa, atraiu os Judeus que fundaram uma sinagoga no Recife, considerada a primeira das Américas

2. Chegada e Estadia dos Judeus no Período Holandês 

 Judeus São Atraídos pela Tolerância Religiosa 

As primeiras famílias judaicas chegaram ao Recife em 1635, quando Pernambuco estava sob o domínio holandês, tinha pouco mais de 10 mil habitantes e era a mais rica Capitania brasileira. Perseguidos na Península Ibérica pela Inquisição católica, eles vieram atraídos pela liberdade religiosa que os holandeses começaram a instalar nas terras tomadas de Portugal. 

A Coroa holandesa, que atuava na vanguarda do movimento de reforma do catolicismo, adota a política de acolher perseguidos religiosos de várias partes da Europa. A maioria dos judeus emigrantes que se estabelece no país vive na penúria. Com a tomada do Recife pela Holanda, esses grupos são atraídos pela oportunidade de progredir na mais rica capitania portuguesa da época, e navios fretados por judeus passam a chegar quase todo mês no Recife

A Sinagoga Kahal Zur Israel 

localiza-se na cidade do Recife, no estado de Pernambuco, no Brasil. Atualmente é uma atração turística do bairro do Recife, no centro histórico da cidade. 

A sinagoga do Recife foi a primeira das Américas, instalando-se em 1636 durante o domínio holandês (1630-1654) do nordeste brasileiro colonial. Durante esse período emigraram para o Recife vários judeus portugueses refugiados nos Países Baixos, além de judeus holandeses. Seu primeiro Rabino foi o luso-holandês Isaac Aboab da Fonseca (1605-1693) enviado ao Brasil para chefiar essa comunidade judaica, em crescimento acelerado no Recife, em 1642, passando a ser o primeiro religioso e escritor judeu das Américas, Escrevendo o primeiro de textos literários em hebraico do Novo Mundo, ao redigir três orações em que relata o sofrimento e as provações por que já passara o povo judeu (A primeira manifestação literária em hebraico). Com a expulsão dos holandeses, em 1654, a sinagoga deixou de ser usada como tal e o Rabino retorna a Amsterdã para reencontrar sua família. Trabalha como diretor da Academia Religiosa e participa do tribunal que excomunga o filósofo Benedito Spinoza, em 1656. Escreve várias obras em castelhano e em hebraico. Também conhecido pelo apelido São João de Luz, morre em Amsterdã, aos 88 anos. 

Os seus primitivos vestígios, datados do século XVII, foram recentemente identificados e preservados, integrando atualmente o Centro Cultural Judaico de Pernambuco. No interior podem ser vistos os restos do piso e paredes da época, assim como um poço - o mikve- utilizado como banho ritual. O acervo conta também com informações sobre a história do povo judeu em Pernambuco e artefactos recuperados durante a prospecção arqueológica da sinagoga. A fachada atual data do século XIX. 

o rabino Fonseca( Isaac Aboab da Fonseca (1605-1693) foi um intelectual judeu), que passa a ser o primeiro religioso judeu das Américas. Nessa condição se torna o primeiro escritor de textos literários em hebraico do Novo Mundo, ao redigir três orações em que relata o sofrimento e as provações por que já passara o povo judeu (A primeira manifestação literária em hebraico). O rabino retorna a Amsterdã para reencontrar sua família. Trabalha como diretor da Academia Religiosa e participa do tribunal que excomunga o filósofo Benedito Spinoza, em 1656. Escreve várias obras em castelhano e em hebraico. Também conhecido pelo apelido São João de Luz, morre em Amsterdã, aos 88 anos. 

No Recife, os judeus ingressaram no ramo do comércio que logo passariam a dominar: durante o governo do conde Maurício de Nassau (1637/1644), por exemplo, floresceram na indústria de açúcar e foram proprietários de escravos.
controlavam 40% das exportações pernambucanas de açúcar para a Holanda e a Alemanha. 

Segundo José Alexandre Ribemboim, estudioso do período Colonial do Brasil, muitos Judeus tornaram-se Senhores de Engenho –Várias fazendas de engenhos açucareiros pertenciam a judeus, onde instalavam suas sinagogas nas próprias fazendas, isso destacado no livro “Senhores de Engenho”. 

Diogo Fernandes e Branca Dias, eram um bom exemplo donos do Engenho de Camaragibe-PE. Por sua vez, Branca Dias possuiu um casarão que está localizado na área do Zôo de Dois Irmãos. 

Branca Dias 

Com u ma existência entre história e lenda, considerada uma das heroínas do Brasil Colonial e de Pernambuco, Branca Dias foi, no Brasil do século XVI, a primeira mulher portuguesa a praticar «esnoga» (frequentava a A Sinagoga Portuguesa de Amsterdam), a primeira «mestra laica de meninas» (1ª Professora do Brasil) Ensinava meninas a fazer rendas, costurar, fiar, bordar e limpar a casa. Assim sustentava a numerosa família. e uma das primeiras «senhoras de engenho». Branca Dias nasceu em Viana da Foz do Lima, Portugal, possivelmente em 1515. Seu marido, Diogo Fernandes, conseguiu terras às margens do rio Camaragibe, na Capitania de Pernambuco, onde instalou um engenho para produção de açúcar. Nesta época, a produção de açúcar dos engenhos era mantida principalmente pela exploração de trabalho escravo negro e indígena. Submetidos a trabalhos forçados, os escravos participavam do plantio da cana-de-açúcar ao transporte do produto final aos navios que o levavam para a Europa. Devido à extrema exploração, a mortalidade entre os escravos era sempre elevada e sua vida média limitada. Antes de acompanhar seu marido, Branca Dias, que era cristã-nova, foi denunciada à Inquisição, por sua mãe e irmã (possivelmente intimidadas), de manter secretamente práticas judaicas, algo então proibido em Portugal. Admitindo a acusação, e recebendo as penas dos inquisidores, foi liberada em 1545. Em 1551, já estava no Brasil, para onde veio com seus filhos, talvez desobedecendo as leis que usualmente limitavam o deslocamento de condenados pela Inquisição. Depois da morte de Diogo Fernandes, o engenho declinou. Branca Dias e suas filhas, abriram em sua casa à rua Palhares, em Olinda, Pernambuco, uma escola de prendas domésticas para meninas. Após sua morte, possivelmente em 1558, voltou a ser denunciada, desta vez por suas alunas, aos inquisidores que visitavam a cidade. Seus descendentes vieram a ser processados e uma de suas filhas, Brites Fernandes, admitiu práticas judaicas. Em Branca Dias de Apipucos, de 1879, a autora Joana Maria de Freitas Gamboa, em 1879, situa Branca Dias no episódio da Guerra dos Mascates (1710-1715). Outros afirmam que ela tenha vivido na Paraíba, onde há uma loja maçônica, fundada em 1918, com seu nome. Outras obras abordando a vida de Branca Dias são, Livro de Branca Dias, de 1905, de José Joaquim de Abreu; e O Santo Inquérito, peça teatral de Dias Gomes. 

A Acusação do Santo ofício rezava: "mãe de sete filhos entre machos e fêmeas, todos de pouca idade, um deles aleijado..." fora condenada como judaizante em Portugal. A acusação dizia: lavava a casa, trocava a roupa de cama, preparava-se para o Sábado quando vestia suas melhores roupas. Também não trabalhava neste dia (Mello, 1996). Perseguida pela Inquisição Branca veio ou fugiu para o Brasil. Por volta de 1545 viveu com seu marido Diogo Fernandes,no Engenho de Camaragipe, em Pernambuco. 

Com a primeira visitação do Santo Ofício ao Brasil, em finais do século XVI, filhos e netos de Branca Dias são presos sob a acusação de reconversão ao judaísmo e enviados para Lisboa, para onde terão seguido igualmente, presume-se, os ossos de Branca Dias, a fim de serem queimados no Rossio em auto-de-fé. 

Sua história é cheia de nuances: da infância no Minho à velhice em Olinda, a sua prisão em Lisboa, a existência perturbada no engenho de açúcar, o levantamento da casa grande de Camaragibe e da casa urbana da rua dos Palhares (ainda hoje existentes), o convívio com Duarte Coelho, primeiro capitão donatário do Pernambuco, a morte de Pedro Álvares da Madeira, comido pelos tupinambás, o candomblé dos escravos pretos, os terrores de uma nova geografia e uma nova fauna, o martírio do povo miúdo português no Novo Mundo

No processo nº 5736 do Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, consta que Branca Dias, casada com o mercador Diogo Fernandes e filha de Antônio Afonso e Violante Dias, é cristã-nova, natural de Viana e moradora em Lisboa. Acusada de judaísmo, ela foi sentenciada, em 12 de setembro de 1543, a abjuração pública, dois anos de cárcere e hábito penitencial, ficando reservada a sua comutação e dispensa. Branca Dias apresentou uma petição ao Santo Ofício, em que pediu dispensa do tempo que lhe faltava cumprir, tendo sido a mesma concedida, talvez em razão de ter filhos pequenos para criar. 

Sua mãe e a irmã Isabel Dias foram presas na mesma época. Elas eram naturais de Viana da Foz do Lima, onde moravam. No processo nº 5775, datado de 2 de abril de 1544, consta que Violante Dias foi ao auto-de-fé em Lisboa, e Isabel Dias foi sentenciada a abjuração pública, 2 anos de cárcere e hábito penitencial; reservada a comutação da penitência quando parecesse serviço de Nosso Senhor. 

Após meio-século, a Inquisição voltou a processar a família de Branca Dias, depois que ela se mudou para o Brasil. No processo de nº 4580, do Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, sua filha Beatriz Fernandes, a Alcorcovada, natural de Viana de Caminha e residente em Pernambuco, foi acusada de judaísmo. Presa em Olinda a 25 de agosto de 1595, ela foi sentenciada, em 31 de janeiro de 1599, a ir ao Auto de Fé, abjuração em forma, cárcere e hábito penitencial perpétuo, penitências espirituais, além do confisco de bens. Em 3 de agosto de 1603, Brites (ou Beatriz) de Sousa e sua mãe Andresa Jorge, outra filha de Branca Dias, nascidas e residentes em Pernambuco, também foram sentenciadas, nos processos nº 4273 e 6321, respectivamente, a ir ao Auto de Fé; abjuração de veemente; cárcere a arbítrio; penitências espirituais; pagamento de custas. Nessa mesma data, Briolanja Fernandes, filha de Diogo Fernandes e Madalena Gonçalves, uma das criadas de seu pai, foi sentenciada em Auto de Fé realizado na Ribeira, em Lisboa, com as penas de ir ao Auto de Fé em corpo, com uma vela acesa na mão, onde abjure de veemente suspeita na Fé, tenha cárcere a arbítrio dos inquisidores, tenha penas e penitências espirituais, instrução na Fé e pague as custas. Ela foi solta dos cárceres a 6 de Setembro de 1603.

Outros Judeus donos de Engenhos em Pernambuco:

- Ambrósio Fernandes Brandão. Engenho de Inobi.
- David Senior Coronel (Duarte Saraiva). Engenho Bom Jesus.
- Moisés Navarro. Engenho de JuriçacaCabo.
- Matheus da Costa. Engenho de João Tenório Medina – Ipojuca.
-Abraham Izhach. Ferreiro-PE.
- André Gomes Pina. Engenho de Muribara.
- Antônio Barbalho Pinto. Engenho de Tibirí .
- Baltazar Rodrigues Mendes. Engenho de Embiapecu.
- Duarte Nunes. Engenho de Cacáu.
- Fernão do Vale. Engenho S. Bartolomeu.
- James Lopes da Costa. Engenho na Várzea do Capiberibe.

Vários outros proprietários eram Jacob Valvende, Moses Neto, Jacob Zaculto, João
Lafará, Gil Correia, Gabriel Castanha, Gaspar Francisco da Costa, Atias Avraham
Açevedo, Fernão Martins, David Atias, Benjamim de Pina, Estevão Ribeiro, Fernão Soares, Filipe Diniz da Paz, Francisco Pardo e
muitos outros etc. 

Além desses pioneiros, outras famílias judaicas chegariam ao Recife em 1910, a maioria oriunda da Rússia. Em 1998, o velho casarão onde funcionou a sinagoga recifense foi desapropriado pela prefeitura para sediar, depois de restaurado, o Centro de Documentação e Pesquisa da História Judaica. 

3. Importância Histórica e Fuga da Santa Inquisição para New Amsterdã, estabelecimento em New York (Manhatta)

Importância Histórica 

Também tiveram importante papel histórico. Foram eles que ergueram, no Século XVII, a primeira sinagoga das Américas, no casarão número 197 (tinham os números 12 e 14, da Rua do Bom Jesus, recebendo nova numeração no início do século XX, passaram a ostentar os números 197 e 203) da Rua do Bom Jesus (antiga Rua Dos Judeus 1636 1654), no bairro do Recife Antigo. 

Pontes e outras Contribuições 

A comunidade judaica também deixou marcas na formação e no traçado da cidade do Recife: ela construiu mais de 300 casas e sobrados, escola, cemitério e a primeira ponte recifense (Ponte Maurício de Nassau - inaugurada em 28 de fevereiro de 1643 – 1917 reinaugurada com o nome Ponte Maurício de Nassau) foi encomendada por Maurício de Nassau a um judeu, Baltazar da Fonseca. 

Observação: muitas fontes têm sugerido que esta primeira ponte tenha sido a Buarque de Macedo, Porém seguindo fontes mais fidedignas, concluímos que a ponte de que trata os registros trata-se da Ponte Maurício de Nassau, haja vista a que supostamente teria sido construída primariamente, tenha seus registros de construção apenas no século XIX. 

Muitos hábitos ainda hoje cultivados pelos pernambucanos são herança deixada pelos judeus: pintar a casa no final de ano; arrumá-la às sextas-feiras; comprar mercadorias em prestações à porta de casa, entre outros. Hoje, as comunidades mais próximas ficam em Salvador, lar de 500 judeus, Fortaleza, 120 judeus e Natal, 40 judeus. Recife está a mais de 1.900 km de distância de São Paulo, o centro da vida judaica no Brasil. Recife mantém uma escola judaica há 85 anos, o Colégio Israelita Moises Schwartz, que atualmente tem 150 alunos, mas enfrenta sérios problemas financeiros apesar dos recursos da comunidade judaica local. 

A escola está passando por tempos difíceis, e está perto de fechar porque muitos dos judeus não estão enviando mais suas crianças para lá”, disse Alan Rabinovici, 

3.1 - A Fuga para New Amsterdã (New York) 

Segundo Tânia Kaufman, Em 1654, com a retomada da cidade pelos portugueses e a hostilidade para com os judeus, por causa da intolerância religiosa característica de Portugal, uns Judeus voltaram para a Holanda (Arbell 1998;Kaufman...). Muitas outras famílias se quedaram no Nordeste brasileiro, permaneceram em Recife, Olinda ou foram para o sertão. Das 600 famílias, 150 famílias se puseram em fuga do Brasil, dirigiram-se para o Caribe ou a América do Norte, onde a maioria permaneceu, passando por uma conversão pública para o Cristianismo enquanto continuavam a praticar o judaísmo em segredo.
uma embarcação (o navio Valk) com 23 Judeus foram interceptadas por piratas espanhóis e aprisionada na Jamaica. o grupo foi libertado pela tripulação de um navio francês que seguia para a América do Norte e deixado, em setembro de 1654, em Nova Amsterdã que era um vilarejo de 1.500 habitantes; Foi do Recife em 7 de setembro de 1654 que um grupo de 23 judeus sefaradim de língua holandesa, partiram para Nova Amsterdam num desesperado esforço para escapar da Inquisição imposta por Portugal, que derrotou e expulsou os holandeses do Nordeste brasileiro que então controlavam. 

Imediatamente após sua chegada, aqueles 23 imigrantes — os primeiros judeus a aportar nas praias americanas — estabeleceram a Shearith Israel, a primeira sinagoga em Nova Amsterdam, a colônia que veio a se tornar Nova York. Esses judeus chegados à cidade norte-americana de Nova Iorque, fundadores da primeira sinagoga local, eram refugiados do Recife e membros da sinagoga Kahal Zur Israel. 

Hoje, Nova York é a Cidade de maior importância política do globo, conhecida como Capital do Mundo, ostenta hoje uma arquitetura moderna e uma história de Glória que os Judeus sem dúvida ajudaram a montar!

____________________________________________________
Referências:

 http://www.visaojudaica.com.br/Setembro2004/Artigos%20e%20reportagens/350_anos_dos_judeus_nas_americas.htm

http://www.usp.br/nemge/textos_seminario_familia/onde_amor_evablay.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Branca_dias

Tuesday, April 10, 2012

Só em Cristo!

Imagem


Em Cristo, as Coisas velhas se passaram, tudo se fez novo.
A forma como encaramos o mundo, as pessoas, os problemas,
Quando a Bíblia fala tudo, é tudo mesmo!

Em Cristo somos mais que vencedores.
Vencemos a Morte, as aflições da vida, abundância ou escassez de bens,
Com Cristo é Vencer, ou Vencer!

Em Cristo, somos inseparáveis de seu amor.
Tribulação, angustia ou perseguição, fome, nudez, presente ou futuro...
por isso estamos enraizados em seu amor!

Em Cristo temos fé em Deus.
A Palavra de Cristo gera fé que nos resgata, consola, santifica, Proteje;
Sem Fé é impossível agradá-lo!

Em Cristo temos as palavras da Vida.
Com Ele, Por meio Dele e para Ele, vivemos, nos movemos e existimos
porque sem ele, nada do que existe seria!

Em Cristo temos salvação.
Porque Ele não veio para condenar o mundo
Ele morreu para salvar

Em Cristo o amor é mudo
Em Cristo o amor é prático
Em Cristo o amor é vivo
Em Cristo o amor existe
Em Cristo o amor é decente
Em Cristo o amor folga com a verdade
Em Cristo o amor tudo crê, tudo espera, tudo suporta

Em Cristo há Paz.
Em Cristo há Contentamento.
Em Cristo há Esperança.
Em Cristo há Vida Eterna.
Em Cristo há Poder.
Em Cristo há Virtude.
Em Cristo há Felicidade.

Em Cristo há
Em Cristo
Cristo.

Monday, April 9, 2012

Porque o Ministério Público não processa os outros?


Imagem
Por Rubens Teixeira

A Ação que o MPF de São Paulo moveu contra o pastor Silas Malafaia, acusando-o de homofobia, funciona como uma forma de garantir àqueles homossexuais que querem o direito de vilipendiar a fé alheia, um salvo-conduto que lhes garanta impunidade. Se o Ministério Público quiser efetivamente fazer valer a lei, deveria mover uma ação contra os que vilipendiaram os símbolos religiosos católicos e foram denunciados pelo pastor Silas Malafaia no momento em que proferiu as palavras julgadas homofóbicas pelo MP.

O procurador disse que o pastor fez um discurso de ódio porque criticou a ação daqueles homossexuais que foram desrespeitosos com os símbolos da fé católica. O procurador entendeu que algumas expressões proferidas pelo pastor foram homofóbicas. Nesta ação, este procurador usou entendimentos contidos no PL122 que não foi aprovado no Senado Federal. Portanto não é lei. Como este membro do MP é formado em Direito, sabe que a sua alegação não procede e o seu desejo de conseguir uma condenação do pastor vai além das letras da lei.

Certamente ele faz parte da minoria que gostaria de ver o PL122 aprovado na forma que se originou. Como vivemos em uma democracia e ele é obrigado a defender a Lei, deveria ser mais cuidadoso na aplicação de suas opiniões e não tomá-las como leis antes de o Congresso Nacional aprová-las e serem sancionadas.

O procurador teria alegado, segundo a matéria, que “As gírias ‘entrar de pau’ e ‘baixar o porrete’ têm claro conteúdo homofóbico, por incitar a violência em relação aos homossexuais”. Se ele acredita nisso mesmo, deveria processar todas as pessoas que se utilizam dessa expressão, não só contra os homossexuais. Pelo que parece, expressões dessa natureza são frequentes em programas de rádio de TV, especialmente em programas policiais, e, pelo que sei, seus apresentadores não costumam ser processados por tal procurador.

É da responsabilidade do emissor da mensagem esclarecer o que quer dizer e não terceiros atribuírem interpretações ao pensamento alheio, contrariando o que o emissor pretende transmitir. Assim, o pastor Silas Malafaia explicou que “baixar o porrete” ou “entrar de pau” significam “formular críticas, tomar providências legais”. Certamente o procurador não definiria as opiniões de qualquer pessoa melhor que a própria pessoa.

Segundo a matéria, o procurador alega que, durante o inquérito, o pastor pediu que os fiéis da sua igreja enviassem e-mails ao responsável pelo caso. Alega ainda que recebeu centenas de mensagens. E conclui: “Da mesma forma que seus seguidores atenderam prontamente o seu apelo para o envio de tais e-mails, o que poderá acontecer se eles decidirem, literalmente, “entrar de pau” ou “baixar o porrete” em homossexuais?”

Ora, se o procurador acredita mesmo que os fiéis atendem os apelos do pastor, porque estes tais seguidores do pastor Silas não “caíram de pau” e nem “baixaram o porrete nos homossexuais” conforme teria sugerido o seu entendimento da mensagem do pastor? Pois é, procurador, é que os fiéis, que efetivamente seguem os conselhos dos pastor Silas Malafaia, entenderam, diferente do senhor, que esta expressão não envolvia ódio nem agressão, mas sim uma referencia às medidas legais cabíveis que o caso requer em relação aos homossexuais que vilipendiaram símbolos católicos, não aos demais homossexuais que nada tem a ver com aquela vergonha desprezada por alguns que deveriam ter agido para cobrar responsabilidades.

Portanto, a interpretação do procurador é contraditória. Diz que os seguidores do pastor Silas Malafaia obedecem os seus apelos, mas não teriam obedecido dessa vez. Quando diz que poderá acontecer, está querendo que os seguidores do pastor entendam da forma dele, não da forma que eles mesmos entendem costumeiramente. Parece querer que o pastor Silas Malafaia seja condenado por uma situação hipotética (poderá acontecer se eles decidirem, literalmente, ‘entrar de pau’, ou ‘baixar o porrete’ em homossexuais) desprezando as evidencias claras de que não houve qualquer repercussão de violência sobre os homossexuais por conta das declarações do pastor.

Assim, seria melhor, então, em defesa do bom Direito, que prevaleça a verdade e que o Estado Brasileiro não ataque os direitos sagrados de opinião e de expressão, e não seja questionado como violador de direitos humanos fundamentais. Seria melhor defendermos a lei e a verdade e, especialmente quando tivermos o dever, proteger a liberdade religiosa e seus símbolos, para que o Estado Brasileiro não seja considerado leniente na defesa da liberdade religiosa e dos símbolos religiosos.

Fonte: UBE

Rubens Teixeira é Doutor em Economia pela UFF • Mestre em Engenharia Nuclear pelo IME • Pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela UNESA • Engenheiro de Fortificação e Construção (civil) pelo IME • Bacharel em Direito pela UFRJ (aprovado na prova da OAB-RJ) • Bacharel em Ciências Militares pela AMAN

FORÇA
Imagem

Homofobia ou perseguição religiosa?

Sunday, April 8, 2012

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem

Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas; 

Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que aparecia na tela a fim de ser entregue 'sem custo', aos que assim ligassem, um CD com a "Oração forte do Arcanjo Miguel"... Aí brequei! puxei o freio de mão com força e sem pensar! fora instintivo, disse: Isso é uma Igreja Evangélica, uma ordem Católica, ou uma versão repaginada do Cabalismo?


Fiquei curioso, (mas não ao ponto de solicitar esta oração, DEUS ME LIVRE!),e minha curiosidade levou-me a procurar o Site desta Igreja, a Igreja Templária de Cristo, e descobri algo intrigante sobre o Auto-Apóstolo: Ele é intitulado como Grão-Mestre (Maçon?) e fundador da Sociedade da ordem dos Cavaleiros de Cristo na Terra (Católico?) "Comunicólogo" (Bacharel em Comunicação?), Mestre em REIKI (Holístico?), e além disso tudo Apóstolo (viu a Cristo ou foi enviado por Ele?). Não sabemos ao certo se descende de alguma igreja neo-pentecostal como é o caso de outros Auto-apóstolos, "Pai-póstolos", Patriarcas ou Suas Santidades, mas, seu layout, é o mesmo, usa da mesma oratória e fala sem parar! O engraçado de tudo isso, é que os verdadeiros Templários, fizeram votos de pobreza e castidade, sendo conhecido como os "Pobres Cavaleiros de Cristo"; os atuais templários não fazem tal voto! pelo contrário, ser um templário, significa nadar em bens e sucesso!

Encontramos um Blogue que falava sobre o Auto-Apóstolo Walter Sandro como "mais um potencial estelionatário", onde o redator da matéria especificou bem o conteúdo do que é pregado por este Auto-enviado, que nada mais é que "Juntar técnicas motivacionais, exoterismo e evangelho da prosperidade". Cai na rede quem quer, e parece que uma multidão gosta do que ele fala!!!! está em expansão nas grande capitais, inclusive aqui no Recife; "o que ele prega não é o evangelho da salvação eterna" (Blog do Lino), é outro evangelho, que dispensamos aqui repetir o comentário de Paulo, um Verdadeiro Apóstolo de Jesus Cristo.

Como Mestre Holístico (REIKI), possui técnicas de curas, e sugestionabilidade, esta última vai mais pela sua habilidade de manipulação das massas; seja lá o que ele for, Jesus é o que ele Não Prega! Possa ser que seja um ótimo escritor, redator de auto-ajuda, hipnótico, como se intitula: autodidata! Médico (Já que possui o Hospital de Cura), nutricionista (Ajuda a emagrecer), pode trabalhar na carrocinha (recolhe animais abandonados), conselheiro amoroso, pode ser o que for, mas o Auto-Apóstolo Walter Sandro, não representa Jesus, nem tampouco foi enviado por Ele, a Bíblia é a fonte desembaraçadora! 

Para Finalizar, parafraseamos uma de suas famosas frases: "Só temos hoje para sermos felizes e conquistarmos nossos sonhos", e concluímos que:



"Se esperarmos em Cristo só nessa vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” 
Paulo, Apóstolo do Nosso Senhor Jesus Cristo (I Cor. 15.19)

"E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna"
João, Apóstolo do Nosso Senhor Jesus Cristo (I Jo 2: 25)

Thursday, April 5, 2012

Todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou

Imagem

E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem. 

(1 Reis 19:14)


Deus tem servos guardados para sua Obra. Por mais que o homem de Deus se esconda em cavernas temendo as consequência das ordens cumpridas, Deus nos diz que possui um banco de reservas a sua disposição. As vezes nos deixamos enganar por nossas percepções e erramos feio para com nosso Deus; esquecemos que Ele tem livramento, abrigo, guarita, descanso, e acima de tudo, servos que o ama e estão dispostos a dar a vida pela causa da Palavra de Deus.

O que leva o homem a se esconder em uma caverna, depois de uma resposta maravilhosa de Deus ante a um desafio proposto, seguido de uma vitória e uma comprovação pavorosa da verdade Divina? Por qual motivo deixamos de crer no Deus da resposta, diante de um oponente visivelmente inferior aos oitocentos e cinquenta profetas falsos (1 Reis 18:19), mortos pelo próprio fio da espada do profeta de Deus (1 Reis 18:40). Como podemos querer representar o Divino, mediante a um tão visível acovardamento da nossa fé no Deus vivo que responde com fogo?

Deus nos mostra e nos informa que ainda possui milhares de servos, todos os joelhos que não se obraram a Baal, e toda a boca que não o beijou, aguardando uma ordem Sua parar fazer a obra que acaso venhamos abandonar (1 Reis 19:18); A soberania Divina encoraja homens e mulheres a aguardar o chamado Divino em total discrição, para que saibamos que Deus cumpre seus propósitos, independendo de nossa disposição, encorajamento ou compromisso com Deus e com sua obra!

Deus possui jovens desejosos para o ministério caso não desejemos mais o episcopado! há fileiras que aguardam em total silêncio o chamado Divino para a continuidade dos decretos de Deus! há Missionários escondidos em sua terra natal, intercessores que oram em seus quartos sem que haja plateias, evangelistas do mesmo vigor de Estevão e Filipe para pregar a Palavra de Deus vigorosamente, mesmo que debaixo de pedradas e sabatinadas; há profetas, diáconos, presbíteros, bispos, pastores, regentes, mestres, mantenedores, servos e discípulos, prontos para declararem ao Deus que os alisto para essa guerra: Eis-me aqui, envia-me a mim!!! (Isaías 6:8).

Por isso Prega a Palavra, em tempo ou fora de tempo! (2 Timóteo 4:2) Porque Deus não espera um coração perverso de incredulidade, isto nos afasta dEle, antes no temor do Senhor perseveras todos os dias! (Hebreus 3:12; Provérbios 23: 17). Você é único para Deus, mas não é insubstituível para sua Obra! Portanto, Vai, volta pelo teu caminho (1 Reis 19:15), esta é a ordem de Deus para todo servo que se considera em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos (
1 Reis 19:14
), Você não está só, Deus tem servos fiéis prontos para te apoiar na tua caminhada até o céu.

Imagem

Monday, April 2, 2012

A BARCA - TU TE ABEIRASTE DA PRAIA

Imagem

Tu, te abeiraste da praia
Não buscaste nem sábios nem ricos,
somente queres que eu te siga!

Senhor,

tu me olhaste nos o--lhos,
a sorrir, pronunciastes meu Nome,
lá na praia, eu larguei o meu bar---co,
junto a Ti buscarei outro mar...

Tu sabes bem que em meu barco
Eu não tenho nem ouro nem espadas
somente redes e o meu trabalho

Tu, minhas mãos solicitas,
meu cansaço que a outros descanse,
amor que almeja seguir amando.

Tu, pescador de outros lagos,
ânsia eterna de almas que esperam,
bondoso amigo que assim me chamas.

Alguém deseja o episcopado?

Imagem



O que acontece com uma igreja, cuja cultura não exija de seus obreiros um bom preparo teológico, esmero no modo de se expressar, tempo dedicado a leitura e ao bom andamento da saúde da igreja? Do mesmo modo, o que acontece com uma faculdade teológica que é invadida por "candidatos" ao ministério cristão, por uma mudança repentina nesta determinada igreja, que agora coloca como prerrogativa para "promoção cristã" (é o modo como se tem compreendido a assunção de cargos eclesiástico ultimamente) um curso teológico, quer seja básico, médio ou superior?

Em ambas as perguntas, acredito que a resposta seria a falência; não que a igreja dependa de curso de teologia, nem que a faculdade não dependa de obreiros (mesmo que ambiciosos e caloteiros), mas que, ao que almeja o ministério, busque o preparo por zelo, e não por ambição, e ao que procura conhecimento procure saldar suas dívidas com a instituição de ensino, para que esta possa pagar as suas contas e os salários dos mestres que ensinam em suas salas de aula.

Essa é uma triste realidade de uma Igreja Pentecostal e de sua Faculdade Teológica! A presidência anunciou a exigência do curso, obreiros que sonhavam com outras funções ministeriais (talvez por dúvidas sobre o dom ou ministério que Cristo lhe concedeu) e crentes esfomeados por sentarem-se no púlpito, correm atrás  do curso básico de teologia, fazendo com que o bacharelado, que requer mais tempo e uma verdadeira dedicação, sofra o êxodo do fast food que é a fábrica de formar semi-teólogos, para uma semi-igreja com um semi-ministério;

Não estamos hostilizando o curso básico ou médio em teologia, mas criticando a atitude de como se tem procurado estes cursos; acredito que tais cursos forma criados para possibilitar um acesso a uma educação teológica àqueles que de algum modo são impossibilitados, seja essa impossibilidade por causa dos estudos não concluídos, ou por uma questão de adequação ao trabalho secular, ou até outros compromissos do dia-a-dia, porém o que se vê hoje é a correria para se cumprir o gabarito para uma possível contemplação de um pastor presidente, o que ocasiona o aparecimento de uma espécie de obreiro ambicioso, sem o mínimo de compromisso com a Igreja de Cristo, e sem a menor vocação Ministerial.

Pessoas que procuram a teologia para satisfazerem um capricho, ou para lograrem um espaço, são um protótipos de pastores neo-pentecostais, de megas igrejas de auditórios lotados e evangelho obtuso (Que é pouco penetrante; rude, bronco, estúpido, fechado); O campo teológico é uma maravilha para quem foi vocacionado para ele, caso contrário, é uma fabrica de lobos! Dedicação, sensibilidade, e acima de tudo, compromisso em entender como a teologia chegou até o nosso tempo do jeito que se encontra, só assim, teremos bons teólogos, bons ministros, bons obreiros.

Teólogos estão em extinção! charlatões e mercenários não! como podemos acreditar no progresso desse tipo de semi-teólogo com essa semi-dedicação? se há tempo para preparar-se, prepare-se! se não tem estômago para teologia, faça sua leitura devocional em casa e ore a Deus para que haja obreiros com dons e talentos, dados por Deus, para um melhor preparo teológico, e um conteúdo mais aprofundado no conhecimento bíblico para a Igreja do Senhor Jesus Cristo;


Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 
(1 Timóteo 3:1-3)

Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
Guardando o mistério da fé numa consciência pura. 
(1 Timóteo 3:6-9)

...sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis 
(1 Timóteo 3:10)

Imagem

Tuesday, March 27, 2012

Uma simples aulinha!

Blog Protesto Cristão



O que é a teologia da substituição / supersessionismo?

Teologia da Substituição
Imagem
A Teologia da Substituição é um enfoque sistemático enganoso da Bíblia, que não apenas tem desviado milhões de cristãos ao longo dos anos, mas tem também originado o mal nas mais terríveis proporções (HADERECH (הדרך)).


A teologia da substituição (também conhecida como supersessionismo) essencialmente ensina que a Igreja substituiu Israel no plano de Deus. Os aderentes à teologia de substituição acreditam que os judeus não sejam mais o povo escolhido de Deus e que Deus não tenha planos futuros específicos para a nação de Israel. Todas as opiniões diferentes do relacionamento entre a Igreja e Israel podem ser divididas em duas áreas: ou a Igreja é a continuação de Israel (Teologia da Substituição / Teologia do Pacto), ou a Igreja é completamente diferente e distinta de Israel (Dispensacionalismo / Pré-milenismo).

A teologia da substituição ensina que a Igreja é a substituição de Israel e que muitas promessas feitas a Israel na Bíblia são cumpridas na Igreja cristã, não em Israel. Sendo assim, as profecias nas Escrituras sobre bênção e restauração de Israel à Terra Prometida são "espiritualizadas" ou “alegorizadas” em promessas das bênçãos de Deus para a Igreja. Há grandes problemas com essa opinião, tais como a existência contínua do povo judeu durante os séculos e especialmente com a revivificação do estado moderno de Israel. Se Israel tem sido condenada por Deus, e não há nenhum futuro para a nação judaica, como podemos explicar a sobrevivência sobrenatural do povo judeu durante os últimos 2000 anos apesar de muitas tentativas de destruir essa nação? Como podemos explicar por que e como Israel reapareceu como uma nação no século 20 depois de não existir por 1900 anos?

A visão de que Israel e a Igreja são diferentes é ensinada claramente no Novo Testamento. Biblicamente falando, a Igreja é completamente diferente e distinta de Israel e as duas nunca devem ser confundidas ou mencionadas como se fossem a mesma coisa. As Escrituras nos ensinam que a Igreja é uma criação completamente nova que passou a existir no Dia de Pentecostes e continuará até ser levada ao céu no arrebatamento (Efésios 1:9-11; 1 Tessalonicenses 4:13-17). A Igreja não tem nenhum relacionamento com as maldições e bênçãos para Israel. As alianças, promessas e advertências são válidas apenas para Israel. Israel tem sido temporariamente colocada de lado no programa de Deus durante esses últimos 2000 anos de dispersão.

Depois do arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:13-18), Deus vai restaurar Israel como o foco principal do Seu plano. O primeiro evento durante esse tempo vai ser a Grande Tribulação (Apocalipse 6-19). O mundo será julgado por rejeitar a Cristo, enquanto Israel é preparada através das provações da Grande Tribulação para a Segunda Vinda do Messias. Portanto, quando Cristo retornar à terra no final da Tribulação, Israel estará pronta para recebê-lo. O restante de Israel que sobreviver à Tribulação será salva e o Senhor estabelecerá o Seu reino na terra com Jerusalém como a sua capital. Com Cristo reinando como Rei, Israel será a nação principal, e representantes de todas as nações irão a Jerusalém honrar e louvar o Rei – Jesus Cristo. A Igreja retornará com Cristo e reinará com Ele por um período literal de 1000 anos (Apocalipse 20:1-5).

O Antigo e o Novo Testamento sustentam uma compreensão pré-milenar e dispensacionalista do plano de Deus para Israel. Mesmo assim, o suporte mais forte para o pré-milenismo é encontrado no ensino de Apocalipse 20:1-7, onde diz, seis vezes, que o reino de Cristo vai durar 1000 anos. Depois da Tribulação, o Senhor vai retornar e estabelecer o Seu reino com a nação de Israel, Cristo vai reinar sobre toda a terra e Israel vai ser o líder das nações. A Igreja reinará com Ele por 1000 anos. A Igreja não substituiu Israel no plano de Deus. Embora Deus esteja focalizando a Sua atenção essencialmente na Igreja nessa dispensação da graça, Deus não se esqueceu de Israel e um dia restaurará Israel ao Seu papel como a Sua nação escolhida (Romanos 11).

Fonte: Got Question

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...