Pesquisa personalizada

Friday, April 6, 2007

Páscoa


Coelhos, Ovos de Chocolates, Peixes. Esses são os atuais Símbolos que lembram a Páscoa. Com isso fica evidente que poucos sabem seu verdadeiro sentido;
Ao percorremos as páginas da Bíblia deparamo-nos com uma história de Amor do único Deus para com seu povo - Israel. Esse povo, que já a 400 anos vivia como escravos na terra dos Faraós, elevaram suas vozes ao Deus de seus ancestrais (Abraão, Isaque e Jacó), por não mais suportarem o julgo trazido pela tirania daquele império; Em Êxodo 3: 7~10, temos a convocação de Moisés para ser aquele que viria libertar o povo de Israel de sua opressão; Deus envia Moisés – um Ex-convivente dos palácios egípcios - para libertar o povo que por muito tempo o serviu. Para Moisés não fora fácil enfrentar essa realidade, isso porque, sabia da tirania do Faraó, e tentou eximir-se de sua missão. Bem, Moisés, acabou por aceitar o ultimato Divino, trazendo sobre o Egito as conhecidas 10 Pragas. É importante ressaltarmos, o fato de que Deus ENDURECEU o coração de Faraó. Isso foi tão notório, que mesmo diante das mais surpreendentes manifestações sobrenaturais, diz-nos a Bíblia, que Faraó endureceu e foi endurecido o seu coração (Ex 4~12). O fecho desta história deu-se justamente no dia em que o Senhor instituiu para o seu povo um Estatuto Perpétuo (Ex 12:14); este estatuto, segundo o escrito de Moisés, Trata-se do PESAH (heb.) ou comumente conhecido como Páscoa. A tradução literal desta palavra seria “Pular além da Marca”, “Passar por cima” ou simplesmente “Poupar”. Esta instituição Divina, assim chamou-se devido a última e mais terrível praga já experimentada pelos egípcios, A morte de seus Primogênitos. O Senhor orientou o seu povo através de Moisés, para que eles tomassem um cordeiro novo, o sacrificassem, comessem sua carne assada e passassem o sangue do animal nas ombreiras e vergas das portas de toda casa que teriam sacrificado o animal (Ex 12: 7,9,11), este sangue, serviria de sinal, pois Deus naquela mesma noite o Senhor recolheria as vidas de todos os primogênitos da terra do Egito e só pouparia aqueles que possuíssem a marca do sangue do cordeiro! (Ex 11: 4 e 12: 12~13, 23) Deus poupou o povo obediente e temente a Ele! Essa é a verdadeira Páscoa! Cristo é o cordeiro que foi sacrificado por Deus para dá-nos o sinal de seu sangue em nossas vidas! E esse sangue nos purifica de todo pecado! (I Jo 1: 7, 9; 2: 2)! Não há coelhos, ovos de chocolate, que possa representar melhor a páscoa do Cristo, a nossa Páscoa! Ele é o motivo que Deus se utiliza para nos livrar de toda PRAGA trazida, em conseqüência do endurecimento do coração; Só crendo, os israelitas obedeceram a ordem de Deus em colocar o sinal do Sangue em suas portas (via de acesso para suas vidas), somente pela fé, eles absteram-se do fermento e alimentaram-se de pão puro (Ex 12: 15, 19~20), ainda tem isso! O fermento na Bíblia normalmente simboliza corrupção e pecado (Mt 16: ~12 e Mc 8: 15), os israelitas passaram sete dias sem comer ou possuir fermento em seus lares! O fato deles comerem durante esse período apenas pães asmos, representava a separação entre o povo de Deus e o Egito, comiam sem corrupção, sem maldade, sem pecado, sem Mentiras, etc. O povo só seria poupado por Deus se assim obedecessem seus princípios. Essa é a páscoa que a bíblia ensina. Não apenas uma encenação de alguns momentos da vida de Jesus, mas o seu objetivo em vir aqui na terra e padecer uma morte de Cruz por nós, o de nos Poupar da ira vindoura de Deus sobre o pecado da Humanidade, nesse caso bem representada pelo Egito, de nos livrar da escravidão do mundo, nos purificar do fermento do pecado, da hipocrisia religiosa, e do afastamento eterno de Deus.
Deus nos amou de tal maneira que deu seu único filho como nossa Páscoa! Aleluia! Jesus Cristo é a nossa real e vívida Páscoa! Esqueçam seus prazeres, comam as raízes amargas ordenadas por Deus, e vivam a obediência no santo temor Divino, para que o Senhor ao seu tempo vos Exalte!

João Batista Gregório Júnior

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...