Pesquisa personalizada

Friday, June 15, 2007

SÁBADO??


(esta mensagem foi escrita em debate com alguns sabatistas)

Cl. 2. 16-17 “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festas, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é Cristo.”

“O FIM DA LEI É CRISTO.”

E NÃO IMPORTA SE LEI É CERIMONIAL OU MORAL, COMO ALGUNS TENTAM ALEGAR.
NA VERDADE, NINGUÉM É SALVO PELO CUMPRIMENTO DA LEI, QUER SEJA ELA CERIMONIAL OU MORAL.
OU ALGUÉM OUSA DIZER QUE TEM MORAL PARA ISSO???
SOMOS SALVOS PELA GRAÇA!!!!!!!

SERÁ QUE ALGUÉM CUMPRE OS MANDAMENTOS POR COMPLETO???
ABSOLUTAMENTE, NÃO!!! (“porque pela lei ninguém é salvo!”)

Nosso Senhor disse: “O sábado foi feio por causa do homem, e NÃO o homem por causa do sábado. Pelo que o filho do homem ATÉ do sábado é Senhor.” (Mc 2.28). Olhe bem, “ATÉ do Sábado é Senhor”, entendo eu que ele é Senhor não apenas do Sábado, e que é superior ao sábado e a lei; pois, de igual modo as escrituras revelam que a lei foi dada por causa dos homens, NÃO os homens por causa da lei.

Algumas razões porque não guardo o sábado:

- ENTENDO QUE O CONCERTO FOI REALIZADO COM O POVO DE ISRAEL.
(não desprezo, pelo contrário, reconheço a importância que DEUS deu a história do povo de Israel, pois nela Deus mostrou sua soberania, e em seu meio trouxe o Cristo, porém o seu amor sempre esteve disponível a toda criatura.)
Quanto ao sábado e a Israel:
Ex. 31.12-18 “...13 Falarás aos filhos de Israel, dizendo: certamente, guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal ENTRE MIM E VÓS e vós pelas vossas gerações ... 16 Guardarão, pois o sábado OS FILHOS DE ISRAEL, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo, 17 ENTRE MIM E OS FILHOS DE ISRAEL...”

- A GUARDA DO SÁBADO, MESMO ESTANDO NO DECÁLOGO, NÃO É A PARTE MAIS IMPORTANTE:
Cristo resume toda a lei em dois mandamentos: Mt 22.35-40 “e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e o primeiro grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Deste dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
O que é essencial está resumido nesses dois mandamentos:
Não terás outro Deus diante de mim, etc... = Amarás o Senhor teu Deus
Não matarás; não adulterarás; não furtarás, etc... = Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
O que Jesus estava dizendo é que esta é a essência, ISTO É O QUE IMPORTA, se não tiver esses, o cumprimento de todos os outros mandamentos, não passaria de perda de tempo e seria algo totalmente inútil, “trapos de imundícias”.

E quanto aos gentios que não possuíam a LEI, ou o “DECÁGALO”??
Paulo escreve: Rm 2.14-15 “porque, quando os gentios que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. Pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando, quer defendendo-os” (Cito tb: Rm 1.18-20)
SERÁ QUE NESTA LEI “ESCRITA EM SEUS CORAÇÕES” ESTÁ TAMBÉM A GUARDA DO SÁBADO???
Será que, quando Deus enviou Jonas a Nínive para pregar o arrependimento, ordenou também a guarda do Sábado??

- ANTES DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO
De fato Gênesis 2.3 diz que o Senhor abençoou e santificou o sétimo dia, porém, a ninguém ordenou que guardasse o sábado.
- A Adão ordenou, apenas, que não comesse do fruto da árvore do conhecimento do Bem e do Mal. Não ordenou que guardasse o sábado. Quando o expulsou do Jardim também não ordenou que guardasse o sábado.
- A Abel também não.
- A Enoque também não.
- A Noé também não.
- A Melquisedeque (Gn.14.17-20), sem linhagem e sem genealogia, muito menos, porém dele se diz “sacerdote do Deus altíssimo”; e o escritor aos hebreus fala sobre este em Hb 6.20 e cap 7, associando o seu sacerdócio com o sacerdócio de Cristo.
- A Abraão também não. A este Deus disse: “e em ti serão benditas TODAS as famílias da terra”. AFINAL FOI DA LINHAGEM DESTE QUE NASCEU O CRISTO, “CORDEIRO DE DEUS IMOLADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO”. (E POR TODO O MUNDO!)
Então, antes de Moisés, não posso dizer que houve ordenança de Deus para se guardar o sábado.
E aí, será que amor a Deus e ao próximo também não se fez necessário antes de Moisés??

- A LEI SEMPRE CARECEU DA FÉ
Quando não havia uma verdadeira fé em meio ao povo de Israel, o Senhor dizia:
“Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as luas novas, OS SÁBADOS, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene.” (Is 1.13)
“O Senhor em Sião pôs em esquecimento a solenidade e o SÁBADO, e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote” (Lm. 2.6b)
“E farei cessar todo o seu gozo, as suas festa, as suas luas novas, e os SEUS SÁBADOS, e todas as suas festividades” (Os.2.11)

- JESUS ESCOLHEU O SÁBADO COMO UM DIA DE TRABALHO. (PORQUE A AFRONTA????)
Acompanhem o que ele fez no sábado:
1 – A libertação de um endemoniado (Lc 4.31-37)
2 – A cura da sogra de Pedro (Lc 4.38-39)
3 – Seus discípulos colheram espigas (Lc 6.1-5)
4 – A cura do homem da mão mirrada (Lc 6.6-11)
5 – A cura da mulher encurvada (Lc 13.10-17)
6 – A cura de um hidrópico (Lc 14.1-6)
7 – A cura do paralítico de Betesda (Jo 5.5-16) além de curar, mandou o homem carregar a cama, o que provocou revolta dos judeus.
8 – A cura de um cego de nascença (J 9.1-41)

Essa foi uma das razões que levaram a sua perseguição e crucificação:
Jo 5.16-18 “Por isso os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Jesus lhes respondeu: Meu pai trabalha até agora, e eu TRABALHO também. Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só VIOLAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio pai.”

JESUS DISSE:
Mt 12.5-8 “ou não lestes NA LEI que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam SEM CULPA? Digo-vos, porém, que aqui está o que é maior do que o templo. Mas se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes. Porque o filho do homem ATÉ do sábado é SENHOR.”

“Ah, mas curar é fazer o bem!”
Sim!!! Mas porque ele não fazia em outro dia??? Foi até aconselhado a isto:
Lc 13.14b-17 “seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhes, Jesus: Hipócritas ...”

QUANTA AFRONTA, NÃO??!!!

- JESUS, O MEDIADOR DA NOVA ALIANÇA, NUNCA ORDENOU A NINGUÉM Q GUARDASSE O SÁBADO.
Quem é mais importante JESUS ou o SÁBADO??????

- A LEI FOI POR CRISTO DESFEITA, RISCADA, TIRADA DO NOSSO MEIO E CRAVADA NA CRUZ
Ef.2.14-15 “...Na sua carne desfez inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo...”
Cl. 2.14-17 “e, havendo riscado o escrito de dívida q havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz. ... Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festas, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é cristo.”’


- O SÁBADO, ASSIM COMO A LEI, NÃO FOI INSTITUÍDO PERPETUAMENTE.
“PORQUE O FIM DA LEI É CRISTO”
Leia:
2 Co 3.7-18 (destaco: “Ora, se o ministério da morte, gravado COM LETRAS EM PEDRAS, veio em glória ... a qual se estava desvanecendo, como não será maior glória o ministério do espírito? ... Porque, se aquilo que desvanecia era glorioso, muito mais glorioso é o que PERMANECE.”)
Gl 3.17-29 (destaco: “...Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio 430 anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa. ... Logo, para q é a lei? Foi ACRESCENTADA por causa das transgressões, ATÉ que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; ... se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. ... Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo da lei ...”)

- IMPORTANTE: LEI MORAL X LEI CERIMONIAL
Jo 7.22-24 “Moisés vos ordenou a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos patriarcas), e no sábado circundais um homem. Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem são? Não julgueis pela aparência, mas julgai segundo a reta justiça.”
ORA, O QUE JESUS REVELA NESTA PASSAGEM É QUE: A LEI MORAL (DO DECÁLO) ERA DESPREZADA FRENTE À LEI DA CIRCUNCISÃO, QUE NA VERDADE NÃO ERA SEQUER DE MOISÉS E SIM DOS PATRIARCAS (Gn 17.9-14). SENDO A LEI DA CIRCUNCISÃO EXPRESSAMENTE ABOLIDA, PORQUE NÃO A GUARDA DO SÁBADO???!!!!
Rm 2.28-29 “Porque não é judeu o que é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, NO ESPÍRITO, E NÃO NA LETRA; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.”
Cl 2.11 “no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber a circuncisão de Cristo.”

Gl 5.1-14 “Para a liberdade Cristo nos libertou; ... se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. ... Separados estais de Cristo, vós os que vos JUSTIFICAIS PELA LEI; DA GRAÇA DECAÍSTES. ... Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. ... Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne; antes pelo amor, servi-vos uns aos outros. POIS TODA A LEI SE CUMPRE NUMA SÓ COISA, A SABER: AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.”

- NAS RESOLUÇÕES TOMADAS PELA IGREJA NO CONCÍLIO DE JERUSALÉM, NADA CONSTA SOBRE O SÁBADO.
LEIAM:
At 15 (destaco: 5 alguns dos fariseus, q tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário CIRCUNDÁ-LOS E MANDAR-LHES OBSERVAR A LEI DE MOISÉS. 6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. ... 10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além das coisas necessárias: que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas farei bem de vos guardar. Bem vos vá.) Termina aí, não manda ninguém guardar o sábado.

- “Ah, Jesus cumpria o Sábado!”; “Ele iam à sinagoga no Sábado!” (CLARO!! É OBVIO! ELE ERA JUDEU!!);
- Bem como, no livro de Atos e em cartas de Paulo vemos que era comum a reunião nas sinagogas nos dias de sábado (Atos 15. 21 Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas; At 17.2 ...segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as escrituras)

- NÃO SOU “DOMINGUISTA”, MAS A IGREJA PRIMITIVA REALIZAVA IMPORTANTES REUNIÕES NO DOMINGO. (ou o sábado era o 1º dia da semana?? E a ordem, a seqüência: “seis dias, no sétimo...”? acho que o sábado sempre foi o último, e não o 1º)
At 20.7 “NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, ...”
1 Co 16.1-2 “Ora, quanto a coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, cada um de vós ponha de parte o que puder, ...”
CEIA E OFERTÓRIO NO DOMINGO, PORQUE NÃO NO SÁBADO?????

- Quanto a Apocalipse 1.10, João diz “DIA DO SENHOR”, e aí sabatistas e “dominguistas” ficam brigando. Uns dizem que se referia ao domingo, outros dizem que se referiam ao sábado. Sim? E daí??? Ou ele se referia ao dia da ressurreição de Cristo (como cristão), ou ao sábado (como judeu, que não deixou de ser). SIM? E DAÍ? CADÊ A OBRIGATORIEDADE QUE TENHO DE GUARDAR O SÁBADO?? ou, o Domingo?

- PAULO CHAMA A GUARDA DO SÁBADO DE RUDIMENTOS FRACOS E POBRES
Gl 4.1-10 “... em tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo ... quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo; mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para RESGATAR OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI, ... agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses RUDIMENTOS FRACOS E POBRES, aos quais de novo quereis servir? GUARDAIS DIAS, e meses, e tempos, e anos.”

É A PALAVRA:
Cl. 2. 16-17 “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festas, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é Cristo.”

Claro, como disse Paulo: a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Contudo, a lei não foi dada para justificar, senão para mostrar o homem os seus pecados, e conduzi-lo a CRISTO.

A OBSESSÃO PELA GUARDA DO SÁBADO É TÃO INÚTIL COMO O LEGALISMO E O MORALISMO DOS JUDEUS QUE MATARAM A CRISTO.
“A LETRA MATA, O ESPÍRITO VIVIFICA” (II Co 3.6)

PAULO FALANDO DOS JUDEUS DISSE “TÊM ZELO POR DEUS, MAS NÃO COM ENTENDIMENTO”

COMO JÁ DISSE: “É, quanto a guarda o sábado, quem quiser o faça, eu porém, estou liberto da Lei. O que me salva é a Graça de Deus.
"sendo justificados pela Graça, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus""ninguém é salvo pela Lei"
"a lei sobreveio para que o pecado abundasse, mas onde abundou o pecado superabundou a Graça."

DE FATO, NÃO QUERO JULGAR OS SABATISTAS, NEM MUITO MENOS, CONDENAR NINGUÉM. SOU ABSOLUTAMENTE DEPENDENTE DA GRAÇA DE DEUS, “miserável homem q eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!”; PORÉM, PELA SUA GRAÇA E PELO ENTENDIMENTO QUE TENHO RECEBIDO, CREIO NO QUE ACIMA ESCREVI.

Graça e Paz!

Danilo Lima,
Recife-PE, 18/01/2007

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...