Pesquisa personalizada

Monday, March 22, 2010

O Governo da Igreja

http://rlv.zcache.com/tax_political_churches_tie-p151900777152145717t52u_400.jpg
Imagem


EXPLICAÇÃO E BASE BÍBLICA

As Igrejas hoje têm muitas diferentes formas de governo. Há um padrão neotestamentário para o governo da igreja? A Igreja de Cristo não faz leis nem mandamentos à parte da Palavra de Deus; portanto, todas as tradições humanas não nos podem sujeitar, a não ser que estejam embasadas ou prescritas na Palavra de Deus. Assim como os reformadores reivindicavam, a igreja deve refletir o mais estritamente possível a perspectiva bíblica de sua natureza e propósito. Toda sua atividade, estrutura e organização deve partir de uma base bíblica sólida. Os batistas afirmam tomar a Bíblia como sua regra de fé e prática, o que indica que apenas a Bíblia pode e deve ser norma para a elaboração de formas, estruturas, projetos e ministérios. Em certos assuntos é necessário tomar algum posicionamento sobre o qual a Bíblia não se posiciona. Tal posicionamento deve ser tomado com cautela, lembrando o princípio de moldar tudo conforme a mensagem da Bíblia.

A igreja existe para dar continuidade ao ministério de Jesus. A estrutura da igreja, portanto, tem função e razão de ser apenas no espelhar essa realidade. A estrutura depende da função, o qual já se tem designado como uma função tripla. Vale ressaltar que a Bíblia não mantém a distinção atual entre o evangelizar e o discipular. O termo “evangelizar” no sentido neotestamentário é “pregar as boas novas de Cristo”, o que retrata a mensagem completa de Jesus desde o que se chama hoje de “plano de salvação” até os ensinamentos mais difíceis de compreender. A prática atual é de reservar a mensagem mais polêmica ou difícil para os adeptos, procurando suavizar a apresentação pública do evangelho. No ministério de Jesus, não se encontra nada dessa tal suavidade da mensagem. O retrato dos evangelhos em geral é muito mais coerente com a dificuldade de aceitar a mensagem de Jesus. “Duro é este discurso; Quem o pode ouvir?”.

Se for necessário fazer uma distinção entre a mensagem de ingresso ao reino e a mensagem de continuidade, esta giraria mais em torno das passagens empregando o termo batizar. É nas passagens referentes ao batismo que se encontra o conceito do ingresso de conversão a uma nova realidade religiosa. Como em Mateus 28.19-20, o batismo é o carimbo da conversão do indivíduo, no seu lavar-se de sua antiga forma de viver, ingressando na nova dependência de Deus57. O batismo já era ritual de ingresso a uma nova confissão e vida religiosa para os judeus, sendo aplicado para aqueles gentios que queriam ingressar como prosélitos ao judaísmo. A edificação dos crentes é a segunda etapa, por assim dizer, do processo de evangelizar ou discipular. Vale lembrar que Jesus investiu os três anos do seu ministério em doze discípulos. Ele pregou também às multidões, mas não confiava na resposta das mesmas. Escolheu doze para

A Bíblia não fornece norma para o governo e sistema de liderança da igreja. O que ela apresenta são várias formas organizacionais em uso no decorrer do desenvolvimento da igreja durante o primeiro século. A igreja passou por liderança direta dos apóstolos. Com a necessidade, acrescentou servos à liderança administrativa (diáconos) e encontrou necessidades em certos contextos da elaboração de concílios de anciãos e bispos na supervisão do andamento da igreja local. Nenhuma destas formas foi colocada como sendo a forma definitiva, mas cada qual respondeu à necessidade que um certo grupo de crentes enfrentava. Existem na atualidade, várias formas de governo eclesiástico, desde os grupos que negam uma estrutura visível, incluindo o sistema congregacional, episcopal e presbiteriano. As formas de organizar e estruturar a igreja não são tão importantes como a questão de suas utilidades para se cumprir a missão. Quando a estrutura cria condições para fomentar a ativação da missão da igreja, ela é benéfica. Quando uma estrutura estorva o cumprimento da missão, ela deve ser modificada. Estrutura aqui é muito mais do que formas de governo, pois aplica-se de forma igual aos programas da igreja, bem como todas as suas atividades. O Novo Testamento discute um ofício que estava limitado ao tempo quando a igreja primitiva foi fundada (Apóstolo) e dois outros que continuaram por toda história da igreja (Presbítero e Diácono).

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...