Pesquisa personalizada

Wednesday, June 2, 2010

O Temporário contra o Eterno: Levi X Melquisedeque

Jesus é o nosso Sumo Sacerdote eterno da Ordem de Melquisedeque. (Hb 6: 17~20)

Melquisedeque que era superior a Abraão - o maior abençoa o menor! - sendo seu sacerdócio superior ao sacerdócio Levítico, (os levitas descendes de Levi, Filho de Abraão), pois enquanto o primeiro é eterno, o segundo era transitória, imperfeita e frágil, trazendo sobre si a Lei do Pecado, que condenava os homens diante do Eterno; tais imperfeições abrem de vez a porta para a mudança do sacerdócio, e mudado uma vez o sacerdócio, muda-se as regras (lei). (Hb 7: 1~12)

Não há mais ordenações de sacerdotes, que deveriam advir de uma tribo específica... O Novo e Eterno sacerdócio Abençoou o Pai da fé, Manifesta-se no homem segundo o coração de Deus, e encontra seu sumo sacerdote em Cristo, que é da Tribo de Judá, tribo da qual nunca se falou de sacerdócio. A Característica Principal deste Novo Sacerdócio é que este não descende de ordem humana, ou de uma tribo específica, Deus ordena desde os primórdios quem poderia possuir tal honraria. (Hb 7: 13~17)

Devido sua fraqueza e inutilidade, o antigo pacto que nos trouxe a lei é ab-rogado, ou seja , anulado, revogado, suprimido , abolido... sendo pois tal concerto anulado, anula -se todo seu conteúdo, sua lei e seus costumes, sendo introduzida a gora uma nova maior esperança que nos leva a Deus; esta esperança é mais justa, melhor e mais excelente, possuindo melhores promessas, sendo aclamado pelo eterno Deus, pois o concerto Levita era repreensível. (Hb 7: 18~22, 8: 6~7)

Assim como o concerto de Moisés era escrito, o Novo Concerto da Lei de Melquisedeque também era escrito, só que ao invés de ser escrito em tábuas de pedras, o NOVO concerto era escrito no coração de seus participantes; A Observância da Lei de Pedra não seria mais necessário, pois os preceitos da Lei de Deus estariam explícitos em seus corações. Mediante a realidade concerto trazido com a instituição da ordem de Melquisedeque, os pecados ser iam perdoados de uma vez por todas, sem a necessidade de sacrifícios adicionais, observações de Dias, regras, meses, sábados... O Primeiro mandamento caducou , tornou-se velho e inútil para a necessidade humana, Deus providenciou maior e excelente Concerto, instituído não com sangue de bodes, ovelhas ou novilhos, mas com o sangue do Cordeiro que Deus providenciou para si, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Este Sacrifício torna Cristo nosso mediador e testificador do novo Pacto! (Hb 8: 8~13; 9:11~15)

A única forma de fazer parte desse novo concerto, é ter fé no filho de Deus, Aceitando sua morte vicária, e vivendo uma vida segundo os preceitos deste pacto, que não envolve circuncisão nem incircuncisão, mas que todos sejam circuncidados no coração, onde habita o verdadeiro selo e penhor da nossa salvação.

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...