Pesquisa personalizada

Monday, August 15, 2011

Prega a Palavra:O EVANGELISMO PESSOAL - Parte V

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5ylnuHWEyaN4Ie2JFIwOiVqyyEB2WMmWvSaCyyxEuCMLSMhEebUUB5C1gsLcvWxo9Q9voY-uea1ElMMhAM6ONcuwXfOMU14LXEYj8MDku3HYhZpNuYEFHYexom0phF-uddcDFXw/s320/evangelismoidepor+todo+o+mundo.jpg
Imagem

Já que abordamos as regras de uma boa oratória e conhecemos as demais doutrinas que lidam com a Arte de Falar em Público, nos deteremos agora ao ITEM 6 das definições, falaremos da DIALÉTICA.

Dialética é a arte do diálogo (CONVERSA, COLÓQUIO), ou ainda da Discussão (ALTERCAÇÃO, CONTENDA). Na filosofia, a dialética era fundamental para se chegar ao conhecimento da verdade. Sempre se desenvolvia o diálogo com idéias opostas para se chegar a abreviação do que se queria saber, e ao se chegar ao conhecimento, sabia-se que aquela síntese nada mais era do que a fusão das oposições.

No evangelismo pessoal, não acontece outra coisa a não ser uma boa e velha Dialética. O problema do evangelismo pessoal é que nem sempre os que se dispões a sair para “pregar” estão preparados, bíblica, espiritual e socialmente para lidar com argumentações que se opunha às suas convicções;

Isso acontece por motivos simples, como:

• Falta de Leitura Bíblica

• Falta de uma boa disposição verbal

• Desconhecimento do tipo de público que está lidando

• Falta de Conhecimento Secular

• Desatualização dos fatos atuais

• Preconceito

• Soberba

• Presunção, etc.

Como mensageiros da parte de Deus, devemos evitar estes embaraços, começar a cultivar atitudes que nos elevem a qualidade de pregadores responsáveis e compromissados com Deus e com sua obra.

Uma das exortações que Paulo fez a Timóteo:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15).

Manejar bem a Palavra é o motivo de orgulho daquele que se dispõe a ser proclamador do Evangelho, quando o mensageiro de Deus, não sabe o que dizer ao seu ouvinte, ele falha em sua missão, passando a possuir motivos para envergonhar-se diante de seu Senhor.

A Expressão ‘manejar bem a Palavra da Verdade’, significa simplesmente exatidão naquilo que está escrito. Dizemos isto baseado no fato da tradução da palavra MANEJAR procede da expressão grega ορθοτομουντα (orthotomunta), que significa “cortar reto”.

O que Paulo orientava a Timóteo era o simples fato de ser exato no anunciar a Palavra de Deus, sem desvio, sem variação, sem permitir erros ao interpretar as linhas sagradas. Sem mistura, sem invenções, sem incrementações ANTIBÍBLICAS, etc. Não proceder desse modo, significaria para Paulo (servo que Deus usou para escrever 60% do novo testamento):

• Estar Reprovado

• Envergonhado

• Despreparado para lidar com a Palavra de Deus

Assim, podemos concluir que, Pregar a Palavra é muito mais que simplesmente ultrapassar a barreira da timidez, e da dificuldade com o público, é acima de tudo considerar a Palavra Santa como o que ela é: O Ultimato de Deus para o homem, por isso ao pregador é exigido o seguinte:

• Intimidade com Deus (Oração)

• Conhecimento da Palavra

• Estudo exaustivo das Doutrinas Bíblicas

• Fidelidade a Ortodoxia Cristã

• Atualização sobre os fatos que ocorrem no mundo e com o homem atual

• Amor pelo ser humano

Por isso, devemos levar em consideração a leitura diária da Palavra de Deus, atualização sobre os fatos que ocorrem no mundo, dedicar-nos a compreender a forma de pensar do ser humano, ter uma regrada em oração, e acima de tudo pedir a Deus Amor pelas vidas, pois só amando nos dedicaremos por completo em pró dos que perecem nas trevas.

Para finalizar, podemos aplicar algumas das regras citadas ao longo do item 3 - POSTURA (DIANTE DE SI MESMO), a partir do item 10.
Referências:

1. http://pt.shvoong.com/books/1724435-arte-falar-em-p%C3%BAblico/#ixzz1UsCkf8m1

2. http://www.ceismael.com.br/oratoria/eloquencia.htm

3. http://pastor-elder.blogspot.com/2011/07/homiletica.html

4. http://www.advir.com.br/sermoes/artedefalar.htm

5. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 3ª edição, Ed. Positivo, Edição eletrônica.

6. Bíblia de Estudo Palavras Chave, CPAD.

7. Manual de Pregação, Editora Vida

8. Hermenêutica Avançada, Vida

9. Dicionário escolar da Língua Portugês

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...