Pesquisa personalizada

Sunday, March 10, 2013

Tanque de Betesda: Asas do Anjo ou da Imaginação?

Imagem

Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. 
João 5:1-9

A Bíblia é formidável. Certo professor que tive me falava que a interpretação Bíblica exigia de seus estudiosos, no mínimo, acesso às cópias dos autógrafos, acesso ao texto  estudado em sua língua original; Como fazer uma boa exegese de um livro, com base em uma interpretação? como se pode "cortar perfeitamente" (orthotomunta - gr. < ορθοτομουντα >), sem ao menos saber o que se estar cortando?

Fui procurado por um Irmão e amigo em Cristo, para esclarecer sobre determinada passagem descrita no evangelho de João 5: 3b~4, que diz: "esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse". A princípio nada de errado com a passagem Bíblica em comento, A fé saltita quando ouve do milagre ali descrito! o Problema não reside no fato de um Anjo mover ou não mover as águas - Isso pode acontecer - EU CREIO!, porém, a pergunta a ser feita é: DE FATO O ANJO AGITAVA AS ÁGUAS?

Talvez essa pergunta soe com um tom de incredulidade, além de fazer muitos desistirem de ler esse post, entretanto, nosso compromisso é com a palavra de Deus. Isso implica em Colocar o que tiraram, e, Tirar o que colocaram nas Santas Escrituras. Cremos acima de tudo que, assim como o próprio Deus, a Bíblia não necessita de ornamentos ou apetrechos: Ela é completa, perfeita. E agora? o que aconteceu? O ANJO AGITOU OU NÃO AS ÁGUAS?

Essa seria uma questão fácil, se não fosse o problema das Cópias do Manuscritos. Essa Passagem, não consta nos manuscritos mais antigos. O que encontramos é o texto acima, com a supressão da segunda parte do versículo 3 e a totalidade do versículo 4, logo, o que se pode afirmar disso é que, nem mesmo os judeus daquela época sabiam que isso acontecia. Simplesmente (se para infelicidade de muitos não sei, para alívio de outros muitos, também não sei) o que alí ocorria, era a presença de pessoas doentes a beira do Tanque de Betesaída.

Se formos analisar o contexto desse texto, veremos que alí se passava um dia incomum, era dia de festividade [vv.1] (Páscoa - entre 14~21 de Abril de 27 dC¹ ), sendo um dia incomum, era comum uma multidão incomum! embora o versículo mostre a esperança deste homem de ser jogado na água para a obtenção da  cura (vv7), entretanto, isso não pode ser pano de fundo para fundamentar o trecho dos versículos 3b~4, pois, nos manuscritos, estes nem existem!

O que de fato João queria mostrar com o trecho de 1~9, fora a autoridade do Messias, que poderia Curar num Sábado (Já que seu Pai - DEUS - não descansa), e Confirmar sua realeza como filho de Deus (vv 17~18) - ELE DE FATO POSSUÍA O DNA DIVINO!!!

Não precisamos colocar nada além do que possui no texto sagrado. Crer uma tarefa voluntária, poder responder a razão da nossa fé requer esmero e cuidado: "e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós...", (1 Pedro 3:15).

Logo, o tanque de Betesda não é a Asa do Anjo, nem muito menos da imaginação, mas podemos afirmar que são as asas da fé, fé no Messias Divino, no seu poder sem limites.



Referência:

¹ Bíblia em Ordem Cronológica
 Novo Testamento Judaico
Manual Bíblico Halley
Bíblia de Estudo Anotada Expandida
Panorama do Novo Testamento
Novo Testamento Grego Interlinear
Novo Testamento Grego Analítico
Bíblia de Estudo Palavra Chave

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...