Pesquisa personalizada

Thursday, March 6, 2008

Deus Criou, Deus Resgatará


Universo


O conjunto das coisas criadas; o conjunto de todos planetas, cometas, satélites e sóis existente no espaço. O universo formado pela palavra de Deus, pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. A fé pela qual entendemos que Deus criou o mundo e a fé na revelação divinamente espirada que se acha em Gn. 1 e noutros trechos das escrituras Sl. 33, 6.9 Is. 55.11.
Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca. Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em tesouros.
Tema toda a terra ao senhor; temam-no todos os moradores do mundo porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu


A matéria pre-existente


Deus criou as coisas em “os céus e a terra” o verbo criar (bara) é usado exclusivamente em referência a uma atitude que somente Deus pode realizar.
Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existirá.
A bíblia diz que no principio da criação a terra estava uniforme, vazia e coberta de trevas. Naquele tempo o universo não tinha a forma ordenada que agora. O mundo estava vazio, sem nenhum ser vivente e destituído do mínimo vestígio de luz.
Passa essa etapa inicial, Deus criou a luz para dissipar as trevas Deus forma ao universo e encheu a terra de seres viventes. O método que Deus usou na criação foi o poder de sua palavra, repetidas vezes está declarando e disse Deus... Deus falou e os céus e a terra passaram a existir. Antes da palavra criadora de Deus, eles não existiam, toda a trindade, e não apenas o pai, desempenhou sua parte na criação. O próprio filho e a palavra (verbo) poderosa, através de quem Deus criou todas as coisas. No prólogo do evangelho segundo João Cristo é revelado como a eterna palavra de Deus Jo. 1.1, todas as coisa foram feitas por ale, e sem ele nada do que foi feito se fez Jo. 1.3. Semelhantemente, o apóstolo Paulo afirma que por Cristo foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis... Tudo foi criado por ele e para ele Cl. 1.16.
A evolução é o ponto de vista predominante, proposto pela comunidade científica e educacional do mundo atual, em se tratando da origem da vida e do universo. Quem crê de fato, na bíblia deve atentar para estas quatro observações a respeito de evolução. A evolução é uma tentativa naturalista para explicar a origem e o desenvolvimento do universo. Tal intento começa com a pressuposição de que não existe nenhum criador pessoal e devido que criou e formou o mundo; pelo contrário, tudo veio existir mediante uma série de acontecimentos que decorreram por acaso, ao longo de bilhões de anos. Os postulantes da evolução alegam possuir dados científicos que apoiam a sua hipótese. O ensino evolucionista não é realmente científico, segundo o método científico, toda conclusão deve basear-se em evidências incontestáveis, oriundas de experiência que podem ser reproduzidas em qualquer laboratório. No entanto, nenhuma experiência foi idealizada, nem poderá sê-lo, para testar e comprovar teorias em torno da origem da Matéria a partir das formas mais simples às mais complexas. Por conseguinte, a evolução é uma hipótese sem “evidência” científica, e somente quem crê em teorias humanas é que pode aceita-la. A fé do povo de Deus, pelo contrario, firma-se no Senhor e na sua revelação inspirada, a qual declara que ele é quem criou do nada todas as coisas.


Da organização da terra.


A terra era sem forma e vazia este versículo descreve, tanto o processo que Deus empregou para criar, como a ação do espírito santo na criação.
Haja luz, a palavra hebraica para “luz” é or, e refere-se às ondas inicias de energia luminosa atuando sobre a terra. Posteriormente, Deus colocou luminares literalmente “luzeiros”, nos céus como geradores e rr4fletores permanente das ondas de luz. O propósito principal desse luzeiros é servir de sinais demarcadores das estações, dias e anos.
Era boa a luz. Sete vezes Deus declara que aquilo que ele criara era “bom”, cada parte da criação por Deus efetuada, executou plenamente sua vontade e propósito. Deus criou o mundo para revelar sua glória e para ser um lugar onde a raça humana pudesse compartilhar de sua alegria e vida.
No 1º dia.: Criou Deus a luz. No 2º dia.: Criou Deus o firmamento. No 3º dia.: Criou Deus a terra seca. No 4º dia.: Criou Deus os luzeiros Deus põe em ordem a criação. No 5ºdia.: Criou Deus os peixes e aves. No 6º dia.: Criou Deus os animais e o homem, Deus da vida à criação e No 7º dia.: Descansou Deus. Deus termina a criação e a declara boa.


A queda do homem


Nesse episódio, a serpente levantou-se contra Deus através da sua criação. Declarou que aquilo que Deus dissera a Adão não era verdade por fim, ela foi a causa de Deus amaldiçoar a criação, inclusive a raça humana que ele fizera a sua imagem. A serpente e posteriormente, identificada com Satanás ou o diabo Ap.12.9,20.2: Certamente Satanás controlou a serpente e usou-a como instrumento para efetuar a tentação.

Certamente não morrereis.: A raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta Satanás porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera causando dúvida contra a palavra divina Satanás insinuou que Deus não estava falando
sério no que dissera ao casal noutras palavras, a primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinomianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e apostasia. Um dos pecados capitais da humanidade e a falta de fé na palavra de Deus, e admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento e da morte. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna I Co.6.9-Gl.5.21-I Jo.2.4

Serei como Deus.: Satanás, desde o principio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser semelhante a Deus, inclusive decidido por conta própria o que é e o que é mau. Os seres humanos, na sua tentação de seres “como Deus”, abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos deuses. O ser humano procura, hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e desejos, e não da palavra de Deus. Porem, só Deus tem o direito de determinar aquilo que e bom ou mau. As escrituras declaram que todos que procuram ser deuses desaparecerão da terra e de debaixo deste céu este será também o destino do anticristo, do qual está escrito; querendo parecer Deus. 2 Ts.2.4.

A mulher desobedeceu e comeu do fruto e o homem comeu com ela. Quando Adão e Eva pecaram, sua morte moral e espiritual ocorreu imediatamente. Ao passo que a morte física veio posteriormente, Deus tinha dito; no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Po conseguinte, a morte espiritual e moral ocorreu imediatamente quando pecaram (Jo.17.3). A morte moral consistiu na morte da vida de Deus dentro deles, quando a sua natureza se tornou pecaminosa; a morte espiritual destruiu a comunhão que antes tinham com Deus. Depois do pecado de Adão e Eva, toda pessoa, ao nascer, entra neste mundo com uma natureza pecaminosa.

A desculpa

"A serpente me enganou". Satanás provocou a queda da raça humana por meio do engano. Esse é um de seus métodos principais de desviar as pessoas do caminho e da verdade de Deus.

A sentença

Os Castigos impostos sobre o homem e a mulher:
multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido e ele te dominará e a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à vós de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita e a terra por causa de ti: com dor comerás dela todos os dias tua vida.
Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes á terra porque dela foste formado, porquanto és pó te tornarás.

A providencia da redenção para o homem dada por Deus.

E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
A primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás e o mal.

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...