Pesquisa personalizada

Tuesday, February 23, 2010

Vai Jenjuar irmão!


Muitos tem feito do jejum um tipo de moeda de barganha com Deus: Jejuam para conseguir um carro, passar num concurso, para Jesus mandar dinheiro, etc, etc... O Problema é que nunca o fazem para o seu objetivo - CONSAGRAÇÃO. Achamos um ótimo artigo na net sobre o tem, espero que haja edificação dos leitores!

Jejum é abstinência de alimento durante algum tempo.

Há diferença entre:

JEJUM RITUAL: praticado regularmente, com objetivos ritualísticos, característica da lei e prática judaica e de outras religiões:Levítico 16:29-31.

JEJUM ESPONTÂNEO: sempre acompanhado de orações, tendo somente objetivos especiais. É sempre secreto: Mateus 6:18. Na Bíblia, o jejum espontâneo tem os seguintes objetivos:

1) Honrar a Deus: Isaías 58:3-7, Mateus 6:18
2) Humilhar-se perante os juízos divinos: Salmo 35:13, 2 Samuel 12:16, Neemias 9:1-3, Joell 2:12
3) Como período de preparação para as batalhas espirituais: Mateus 4:1-3, 17:21.

CARACTERÍSTICAS DO JEJUM BÍBLICO ESPONTÂNEO:

1) Quebrantamento: Salmo 69:10, Neemias 9:1
2) Reservado e secreto: Mateus 6:18
3) Com um (ou mais) dos 3 objetivos: honrar a Deus, humilhar-se e preparar-se
4) Sempre acompanhado de orações: Salmo 35:13, Atos 13:3

QUAL O PERÍODO DO JEJUM ?
Indeterminado, podendo ser por um pequeno período. O que importa não é sua extensão, mas suas características bíblicas. Exemplo: Daniel 9:3-19.

PORQUE O JEJUM É SECRETO ?
Para evitar qualquer orgulho e hipocrisia. O fariseu deu mau exemplo, ao declara em público seu jejum: Lucas 18:9-14. Lembre-se, humildade é um grande princípio Cristão, que nós devemos seguir.

PODE-SE BEBER DURANTE O JEJUM ?
É necessário, para evitar desidratação. A maioria dos jejuns bíblicos era somente de alimento. O jejum de Jesus no deserto foi somente de alimento: Mateus 4:2 (“teve fome”, não se menciona a sede).

O JEJUM É SÓ DE ALIMENTO ?
Recomenda-se abster-se de televisão, relações conjugais e outras distrações. É preferível um pequeno período de jejum completo do que um grande período cheio de “atividades”, sem alimentação, pois o grande objetivo é encontrar-se com Deus! Como pode ter seu encontro com Ele cuidando do seus afazeres? Isso só vai debilitar o seu organismo.


TODO CRISTÃO DEVE FAZER JEJUM ?
Sim, todo Cristão deve passar por essa experiência magnífica de restauração espiritual, e de humilhação perante o Criador, Deus do Universo, Deus que deve ser o Senhor de nossas vidas. Porém aqueles que não tiverem condições físicas para isto, cuide-se para um dia estar preparado para um bom jejum. Jejuar não é obrigação, mas um recurso espiritual. Observe que Jesus não jejuava sempre: Mateus 9:14-15, Lucas 5:33-35.


O MAIOR JEJUM
Pegue sua cruz e carregue seguindo a Cristo, o maior jejum é abster-se de nossa natureza pecaminosa a cada dia, e alcançar a natureza, o caráter de Cristo, esse é o meio de nos salvarmos, sendo semelhantes a Cristo, largando de uma vez por todas nossos desejos carnais, subindo cada dia mais os degraus da salvação.

Estudo complementado por Jean R. Habkost
Fonte: Literalmente a Verdade

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...