Skip to main content

Vai Jenjuar irmão!


Muitos tem feito do jejum um tipo de moeda de barganha com Deus: Jejuam para conseguir um carro, passar num concurso, para Jesus mandar dinheiro, etc, etc... O Problema é que nunca o fazem para o seu objetivo - CONSAGRAÇÃO. Achamos um ótimo artigo na net sobre o tem, espero que haja edificação dos leitores!

Jejum é abstinência de alimento durante algum tempo.

Há diferença entre:

JEJUM RITUAL: praticado regularmente, com objetivos ritualísticos, característica da lei e prática judaica e de outras religiões:Levítico 16:29-31.

JEJUM ESPONTÂNEO: sempre acompanhado de orações, tendo somente objetivos especiais. É sempre secreto: Mateus 6:18. Na Bíblia, o jejum espontâneo tem os seguintes objetivos:

1) Honrar a Deus: Isaías 58:3-7, Mateus 6:18
2) Humilhar-se perante os juízos divinos: Salmo 35:13, 2 Samuel 12:16, Neemias 9:1-3, Joell 2:12
3) Como período de preparação para as batalhas espirituais: Mateus 4:1-3, 17:21.

CARACTERÍSTICAS DO JEJUM BÍBLICO ESPONTÂNEO:

1) Quebrantamento: Salmo 69:10, Neemias 9:1
2) Reservado e secreto: Mateus 6:18
3) Com um (ou mais) dos 3 objetivos: honrar a Deus, humilhar-se e preparar-se
4) Sempre acompanhado de orações: Salmo 35:13, Atos 13:3

QUAL O PERÍODO DO JEJUM ?
Indeterminado, podendo ser por um pequeno período. O que importa não é sua extensão, mas suas características bíblicas. Exemplo: Daniel 9:3-19.

PORQUE O JEJUM É SECRETO ?
Para evitar qualquer orgulho e hipocrisia. O fariseu deu mau exemplo, ao declara em público seu jejum: Lucas 18:9-14. Lembre-se, humildade é um grande princípio Cristão, que nós devemos seguir.

PODE-SE BEBER DURANTE O JEJUM ?
É necessário, para evitar desidratação. A maioria dos jejuns bíblicos era somente de alimento. O jejum de Jesus no deserto foi somente de alimento: Mateus 4:2 (“teve fome”, não se menciona a sede).

O JEJUM É SÓ DE ALIMENTO ?
Recomenda-se abster-se de televisão, relações conjugais e outras distrações. É preferível um pequeno período de jejum completo do que um grande período cheio de “atividades”, sem alimentação, pois o grande objetivo é encontrar-se com Deus! Como pode ter seu encontro com Ele cuidando do seus afazeres? Isso só vai debilitar o seu organismo.


TODO CRISTÃO DEVE FAZER JEJUM ?
Sim, todo Cristão deve passar por essa experiência magnífica de restauração espiritual, e de humilhação perante o Criador, Deus do Universo, Deus que deve ser o Senhor de nossas vidas. Porém aqueles que não tiverem condições físicas para isto, cuide-se para um dia estar preparado para um bom jejum. Jejuar não é obrigação, mas um recurso espiritual. Observe que Jesus não jejuava sempre: Mateus 9:14-15, Lucas 5:33-35.


O MAIOR JEJUM
Pegue sua cruz e carregue seguindo a Cristo, o maior jejum é abster-se de nossa natureza pecaminosa a cada dia, e alcançar a natureza, o caráter de Cristo, esse é o meio de nos salvarmos, sendo semelhantes a Cristo, largando de uma vez por todas nossos desejos carnais, subindo cada dia mais os degraus da salvação.

Estudo complementado por Jean R. Habkost
Fonte: Literalmente a Verdade

Comments

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a

OS 10 PIORES DEMÔNIOS DA TEOLOGIA (OU MITOLOGIA)

Imagem Religioso ou não, demônios sempre foram tema presente pelas eras e nações, povoando livros, filmes e mesmo a música. Filmes, como "Paranormal Activity", "O Exorcista", "O Exorcismo de Emily Rose", "The Last Exorcism" são recheados desses seres que nos fazem arrepiar em sua maldade. No entanto, filmes raramente passam da superfície do quão mal esses ex-funcionários corruptos de Deus (ou em outras culturas, semi-deuses ) podem ser. Antes de apresentar a ordem de forma aleatório (sem nenhum grau de importância ou nocividade), pediria aos “demonólogos” de plantão que não utilizassem o que aqui vai relatado, como fonte de referência em suas pregações: a matéria aqui não busca a exaltação à demonologia. A intenção é apenas informar, além de mostrar como existem similaridades nessas “mitologias” apesar de estarem separados por oceanos e eras de distância, entre uma crença e outra. 10º LUGAR  Abyzou   Origem: mitologia