Pesquisa personalizada

Wednesday, September 15, 2010

São os Apóstolos de hoje os Apóstolos de Cristo? - Parte II



http://pibbjovem.files.wordpress.com/2009/06/apostolo.jpg?w=314&h=502 
Imagem


TERMO GREGO

“Com grande poder os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça, Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas  mãos dos Apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.
(Atos dos Apóstolos 3: 33)

Apóstolo (ΑΠΟΣΤΟΛΟΣ, `απόστολος): 
·              Substantivo Nominativo, Masculino, singular

Palavra formada de:
·               απο [preposição= partindo de, saindo de] (apo = de):
§   Ex.: já saiu; distante do local.
·               στέλλω [verbo regular médio= envio, enviar] (stellō = enviar) 

`απόστολος Sig.: É literalmente enviado, emissário, embaixador; Forma Verbal “apostéllō” (enviar); e era aplicado em toda variedade de ação. Ex.: enviar um navio, uma expedição naval, um comandante, uma pessoa, etc. A forma nominal é usada com o sentido de Agente Credenciado;

No Grego existem algumas diferenças do Substantivo

Sabemos que devido à declinação (uma questão de forma), o Substantivo no Grego neotestamentário tende às declinações quanto aos gêneros, Números e Casos, passemos a observar a declinação nos Casos:

O que vem a ser Caso?

É a função que um substantivo (declinado) exerce na sentença. é uma questão de função. São cinco o número de Casos: Nominativo (sujeito), Genitivo(Ad. Adnominal/Posse), Dativo (Ob. Indireto), Acusativo (Ob. Direto) e Vocativo (Invocação).

Desses Casos Destacamos o Nominativo

·               Nominativo: O sujeito de uma sentença aparece sempre no Nominativo. Ex.: Αποστολος γινωσκει - “um Apóstolo conhece (está conhecendo)”.

Diante dos Casos acima exemplificados, podemos analisar junto as ferramentas corretas, que sempre que a palavra apóstolo esteve empregada aos Doze, estava no Caso Nominativo, ou seja, nas ocorrências em que os doze são designados como apóstolos, exercem a função de sujeito da oração; As demais referencias de apóstolos, quando não se referem aos Doze, referem-se ao sentido Geral e não específico (At 13: 1~3, I Co 12: 28~29, Ef 4: 11).

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...