Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Resposta sobre matéria Publicada no Yahoo Grupos - Triquetra - Símbolo de Deus ou do diabo?


Lemos o seu estudo, e queremos parabenizá-lo pelo esforço e aptidão na pesquisa, parabéns. Gostaríamos de parafrasear um trecho deste estudo e fazer uma breve ressalva:
"Este símbolo (o Triquetra e outras variantes como o Triskela) representou durante a história, Deidades triunas e de filosofias trinitarianas e outros grupos de três, como terra, vento e fogo etc."

SOBRE SEU COMENTÁRIO ACIMA TEMOS UMA OBSERVAÇÃO:

A Iconografia realmente é uma prática abominável (Romanos 1:19~25), tenta dar a Deus semelhança das coisas criadas e terrenas, nem as dos céus pode representá-lo, Ele é Deus!!!

Com Certeza há um só Deus:

Iahweh é Deus

Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. ( 1 Coríntios 8:4) Porque {há} um {só} Deus e um {só} mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, (1 Timóteo 2:5 ), Porque não há mais que um só Deus, o qual justificará pela fé os circuncisos e, também pela fé, os incircuncisos. (Romanos 3:30) "Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele. (Marcos 12:32).

O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: {Só} o SENHOR {é} Deus! {Só} o SENHOR {é} Deus!
1 Reis 18:39

Jesus é Deus:

Para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos. (1 Coríntios 8:6) um só Senhor, uma só fé, um só batismo;(Efésios 4:5) Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria". ( Salmos 45:7 Hebreus 1:9) Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.(João 8:58) Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram! ( João 20:28~29) Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos {por} escabelo dos teus pés. (Salmos 110:1)
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que {houve} também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se {ou despojou-se} a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. (Filipenses 2: 5~8) o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; (Colossenses 1:15)

O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

O Espírito Santo é Deus:

Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lucas 11:13) Mas aquele Consolador, {ou Advogado; ou Amparador; Gr. Paracleto} o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. ( João 14:26) Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo ... Não mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5:3~4)

Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

  e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como {uma} pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido.   (Lucas 3:22) A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo {sejam} com vós todos. Amém!


UM SÓ PAI (Iahweh), UM SÓ SENHOR (Jesus), UM SÓ CONSOLADOR (Espírito Santo)
Esse é o nosso ÚNICO DEUS.
Com isso gostaríamos de estar acreditando que a sua convicção do abominável uso dos símbolos, não invalída doutrinas Bíblicas, nem pode servir de muletas para fundamentos culturais de um povo. o Conceito do Pai, Filho e Espírito Santo é implícito nas Escrituras, Por mais que a nomeclatura que teólogos, ao longo de eras, vêem dado a esta doutrina que transcedente à nosso raciocínio seja inadequado, apesar que Trindade (Gr. τριάδα), semânticamente, nunca intencionou afirmar Três deuses, mesmo que o seu valor etimológico assim o afirme (Tri+dade = TRI[três] DADE [de deidade]), temos que perceber que, até na questão linguística existe a dificuldade para compreender a natureza Divina.

Porém, nossas limitaçõe, não devem (nem podem) ditar as Doutrinas Bíblicas. A trindade, que no conceito cristão traduz a crença em Três Pessoas distintas de um mesmo Deus, quando falamos pessoas, não afirmamos personalidade (Προσωπικότητα) ou o que se conhece por persona um tipo de máscara para encenação teatrais, como acreditam os sabelianistas e unicistas,  mas πρόσωπο, ou seja, Pessoa, indivíduo. Um Só Deus, Três Pessoas Eternas, o que também não é adequado, pois é muito humano o termo pessoa.
A Doutrina Bíblica, sempre foi e será transcedente à qualquer cultura, compreensão ou criatura. 

Ps-> No fim de tudo, só podemos afirmar que a Bíblia do VT ao NT, nos fala, mostra e afima, a realidade da natureza Divina, que não pode ser entendida pela natureza Humana, pois só um homem possuiu essa natureza, Jesus Cristo, e querer entender a Deus, pelos moldes do nosso limite, é o mesmo que atribuir à este Ser transcedente, a imagem daquilo que é corruptivel. Porém, quando isto que é mortal se revestir de imortalidade e isto que é corruptivel se revestir de icorruptibilidade, estaremos sendo reptados, e o veremos como ele é (I Co 15 e I Jo3).
A Plenitude do Conhecimento sobre o Eterno, só se dará na Eternidade, sua filha, porque Ele é o Deus Conosco, Deus Forte e o Príncipe da Paz (Is 6), Nosso Consolador (Jo 14), que está conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28), e que virá para nos levar aos seu lar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...