Skip to main content

Resposta sobre matéria Publicada no Yahoo Grupos - Triquetra - Símbolo de Deus ou do diabo?


Lemos o seu estudo, e queremos parabenizá-lo pelo esforço e aptidão na pesquisa, parabéns. Gostaríamos de parafrasear um trecho deste estudo e fazer uma breve ressalva:
"Este símbolo (o Triquetra e outras variantes como o Triskela) representou durante a história, Deidades triunas e de filosofias trinitarianas e outros grupos de três, como terra, vento e fogo etc."

SOBRE SEU COMENTÁRIO ACIMA TEMOS UMA OBSERVAÇÃO:

A Iconografia realmente é uma prática abominável (Romanos 1:19~25), tenta dar a Deus semelhança das coisas criadas e terrenas, nem as dos céus pode representá-lo, Ele é Deus!!!

Com Certeza há um só Deus:

Iahweh é Deus

Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. ( 1 Coríntios 8:4) Porque {há} um {só} Deus e um {só} mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, (1 Timóteo 2:5 ), Porque não há mais que um só Deus, o qual justificará pela fé os circuncisos e, também pela fé, os incircuncisos. (Romanos 3:30) "Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele. (Marcos 12:32).

O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: {Só} o SENHOR {é} Deus! {Só} o SENHOR {é} Deus!
1 Reis 18:39

Jesus é Deus:

Para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos. (1 Coríntios 8:6) um só Senhor, uma só fé, um só batismo;(Efésios 4:5) Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria". ( Salmos 45:7 Hebreus 1:9) Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.(João 8:58) Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram! ( João 20:28~29) Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos {por} escabelo dos teus pés. (Salmos 110:1)
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que {houve} também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se {ou despojou-se} a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. (Filipenses 2: 5~8) o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; (Colossenses 1:15)

O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

O Espírito Santo é Deus:

Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lucas 11:13) Mas aquele Consolador, {ou Advogado; ou Amparador; Gr. Paracleto} o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. ( João 14:26) Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo ... Não mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5:3~4)

Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

  e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como {uma} pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido.   (Lucas 3:22) A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo {sejam} com vós todos. Amém!


UM SÓ PAI (Iahweh), UM SÓ SENHOR (Jesus), UM SÓ CONSOLADOR (Espírito Santo)
Esse é o nosso ÚNICO DEUS.
Com isso gostaríamos de estar acreditando que a sua convicção do abominável uso dos símbolos, não invalída doutrinas Bíblicas, nem pode servir de muletas para fundamentos culturais de um povo. o Conceito do Pai, Filho e Espírito Santo é implícito nas Escrituras, Por mais que a nomeclatura que teólogos, ao longo de eras, vêem dado a esta doutrina que transcedente à nosso raciocínio seja inadequado, apesar que Trindade (Gr. τριάδα), semânticamente, nunca intencionou afirmar Três deuses, mesmo que o seu valor etimológico assim o afirme (Tri+dade = TRI[três] DADE [de deidade]), temos que perceber que, até na questão linguística existe a dificuldade para compreender a natureza Divina.

Porém, nossas limitaçõe, não devem (nem podem) ditar as Doutrinas Bíblicas. A trindade, que no conceito cristão traduz a crença em Três Pessoas distintas de um mesmo Deus, quando falamos pessoas, não afirmamos personalidade (Προσωπικότητα) ou o que se conhece por persona um tipo de máscara para encenação teatrais, como acreditam os sabelianistas e unicistas,  mas πρόσωπο, ou seja, Pessoa, indivíduo. Um Só Deus, Três Pessoas Eternas, o que também não é adequado, pois é muito humano o termo pessoa.
A Doutrina Bíblica, sempre foi e será transcedente à qualquer cultura, compreensão ou criatura. 

Ps-> No fim de tudo, só podemos afirmar que a Bíblia do VT ao NT, nos fala, mostra e afima, a realidade da natureza Divina, que não pode ser entendida pela natureza Humana, pois só um homem possuiu essa natureza, Jesus Cristo, e querer entender a Deus, pelos moldes do nosso limite, é o mesmo que atribuir à este Ser transcedente, a imagem daquilo que é corruptivel. Porém, quando isto que é mortal se revestir de imortalidade e isto que é corruptivel se revestir de icorruptibilidade, estaremos sendo reptados, e o veremos como ele é (I Co 15 e I Jo3).
A Plenitude do Conhecimento sobre o Eterno, só se dará na Eternidade, sua filha, porque Ele é o Deus Conosco, Deus Forte e o Príncipe da Paz (Is 6), Nosso Consolador (Jo 14), que está conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28), e que virá para nos levar aos seu lar.

Comments

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé...

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a...

Não era tempo de Figos

Cristo procurou uma figueira, precisando dela para suprir sua necessidade. Ele teve fome!  Não era tempo de figos, porém havia uma urgência de Deus a ser atendida, e ele havia escolhido justamente aquela figueira que não estava em tempo de produzir seus frutos;   A Figueira estava esperando o tempo mais conveniente, o certo, o de seu costume para produzir. Mas não era isso que o Criador esperava de sua criatura! Ele foi a sua procura, investigou e não se agradou do que encontrou: Galhos cheios de folhas, vistosos, mas vazios dos frutos que desejava colher! As vezes somos feito essa figueira, estamos no lugar que Deus nos colocou, sabemos esperar o tempo para frutificar (o nosso tempo), mas não estamos prontos para atender a urgência de Deus! Precisamos produzir bons frutos, a fim de agradar a Deus, segundo o tempo e vontade dEle!  Nosso tempo não corresponde ao tempo de Deus, porém Ele muda os tempos e as estações (Dn 2: 21 ao 22), precisamos estar pr...