Ao Sr. José Lourenço da Silva
Caro Colega:
Cumprimentando-o Primeiramente, espero que esta o encontre com plena saúde e gozando de toda sorte de bênção possível, desculpando-me por dirigir-me ao prezado de forma tão distante; desejo expressar a imensa alegria de poder pautar assuntos sacros, que a muito tem sido motivo de grande discordância entre filosofias cristãs como as nossas, contudo, não deixam de ser cativantes, e por vezes, intrigantes a ponto de perdurarem até hoje entre um modo pensante e outro.
Freud, o pai da Psicanálise, mesmo não crendo em Deus, cativava algumas amizades cristãs, como é o caso de seu correspondente e amigo o Pastor Oscar Pfister, que mantinha um relacionamento de alta camaradagem, onde ambos mostravam admiração pela pessoa do outro, esqueciam de suas discordâncias, aproveitando o que um poderia proporcionar ao outro através de suas teses. Não quero dizer com essas palavras, que teremos um dialogo de concordâncias, e sim, uma conversa de exposição de teorias, onde teremos a oportunidade de, civilizadamente, conhecer pontos de vista, objetivando chegar a um denominador comum. Não temo que surja entre nossa prazerosa conversa, alguma fagulha de intriga, pois sabemos que se trata de teorias divergentes, no tocante de pontos como a Deidade de Cristo, por exemplo, no que pretendemos defender nossas teses à luz da Palavra Santa, sem que tenhamos um retorno positivo da parte ora passiva. Vale ressaltar, a grande diferença entre a Tradução Russelita Novo Mundo, e as demais versões baseadas em Traduções de João Ferreira de Almeida; Por alto soube que, Charles Russel, era membro da Igreja que hoje conhecemos como Adventista do 7º dia, e sentiu a necessidade de retraduzir a bíblia, por não encontrar nesta coesão ou concisão em textos até então considerados bases da fé Cristã, nascia então a Tradução Novo Mundo, que hoje é usada pelos Membros do Salão do Reino da Testemunhas de Jeová; com isso muito do que vou citar de referências bíblicas estarão modificadas na tradução que o caro amigo possui, o que sugiro estar de posse de versões contemporâneas de João Ferreira de Almeida, ou se ainda preferir, tenha em mãos a Bíblia de Jerusalém ou Tradução Brasileira, pois são consideradas pelos críticos e estudiosos Bíblicos, a tradução mais fiel dos originais gregos, hebraicos e aramaicos, extraídos da Tora e Cânon. Como ponto de Justiça, irei utilizar como base sempre uma das duas Versões Citadas a pouco, para assim basear as teses ora discutidas. Possuo uma versão novo mundo de inglesa de 1961, revisada em 1977, sei que está um pouco desatualizada, mas foi a única que consegui como exemplar.
Pretendo começar nosso papo, com uma resposta ao seu poema “Porque sou Testemunha de Jeová”, o meu poema chama-se "Porque não sou Testemunha de Jeová":
É o verbo que tudo fez,
Que tudo criou,
E sem Ele
Nada do que foi feito se fez.
Fomos feitos suas testemunhas!!!
Deus é um título soberano
Porquê creio na promessa de Vida Eterna,
(1ª João 5: 11~13; 2: 9; 3:2~3; 5: 20/Cl 3:4)
Pois creio no consolador
Que o pai enviou no nome do Senhor,
"26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; ... 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. "
Quem é como a semelhança de Deus senão o próprio Deus? Discordo do ponto de vista russelita, em que afirma que Deus se consultara com os anjos, pois se assim o fosse, não teríamos a afirmativa que se refere ao homem como imagem de Deus. Como vemos na fig. 01, Deus não se trata do nome da Divindade, mas do grupo (ou categoria) a que este integra/integra, ou seja, Deus é um Título de Soberania. Contudo existe o argumento baseado em Cl 1: 15, onde Jesus é Chamado de primogênito de toda Criação, onde os senhores do Salão do Reino afirmam que isso é uma evidência de que Jesus é um ser criado e criador de todas as OUTRAS COISAS (Tradução Novo Mundo); contudo, o sentido da palavra primogênito aqui, é o de PRIMEIRO QUANTO A POSIÇÃO, afirmamos isso baseados em Êxodo 4:22, onde Deus chama Israel de PRIMOGÊNITO, referindo-se quanto a posição deste acerca das demais nações; o mesmo acontece com Salmo 89: 27, quando Deus declara que colocará como, ou seja, Ele o tornará como primogênito, herdeiro, preeminente, ou primeiro quanto a posição dos demais; podemos aplicar o mesmo princípio a Cl 1:15, mesmo ele não sendo criado, a palavra de Deus refere-se a Jesus como primeiro, Para que em tudo tenha preeminência (Col 1: 18).
Jesus é revelado na Palavra como o CRIADOR (atributo esse de Jeová), em 1ª Jo 5: 20 encontramos:
et scimus quoniam Filius Dei venit et dedit nobis sensum ut cognoscamus verum Deum et simus in vero Filio eius hic est verus Deus et vita aeterna (Vulgate)
Sobre o Espírito santo, ele é chamado de Deus, tratado como um ser pessoal (Atos 5:1~4):
1 vir autem quidam nomine Ananias cum Saffira uxore sua vendidit agrum 2 et fraudavit de pretio agri conscia uxore sua et adferens partem quandam ad pedes apostolorum posuit 3 dixit autem Petrus Anania cur temptavit Satanas cor tuum mentiri te Spiritui Sancto et fraudare de pretio agri 4 nonne manens tibi manebat et venundatum in tua erat potestate quare posuisti in corde tuo hanc rem non es mentitus hominibus sed Deo (Vulgate)
APÊNDICE
>Vulgata: “7 quia tres sunt qui testimonium dant: 8 Spiritus et aqua et sanguis et tres unum sunt”
>João Ferreira de Almeida: “7 Pois há três que dão TESTEMUNHO NO CÉU: O PAI, A PALAVRA E O ESPÍRITO SANTO; E ESTES TRÊS SÃO UM. 8 E TRÊS SÃO OS QUE TESTIFICAM NA TERRA: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.”
> Linguagem de Hoje: 7 Há três testemunhas: 8 o Espírito, a água e o sangue; e esses três estão de pleno acordo.
>Tradução Brasileira: 7 e o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.8 Pois três são os que dão testemunho, o Espírito, a água e o sangue, e estes três concordam.
Perguntas que gostaria que fossem respondidas:
· Em nome de quem devemos nos reunir?(Mt 18:20)
· A qual nome os demônios se submetem?(Lc 10:17; At 16:18)
· O Arrependimento e o perdão dos pecados, devem ser pregados em nome de quem?(Lc 24:47)
· Em qual nome devemos crer para receber o perdão dos pecados?(Jo 1:12; 3:16; At 10:43; 1ª Jo 3: 23)
· Qual nome – e nenhum outro – há salvação?(atos 4:12)
· Qual nome deve ser invocado para obter-se resposta na oração?(Jo:13,14; 15:16; 16:23~24)
· Em nome de quem o Espírito Santo foi enviado?(Jo 14:26)
· Que nome e autoridade foram invocados pelos discípulos na cura de doentes e paralíticos?(At 3: 4~6,16; 4: 7~10, 30)
· Que nome deve ser invocado segundo o Apóstolo Paulo?(1ª Co 1:2)
· Que nome está acima de qualquer outro nome?( Ef 1:21~23; Fl 2 09~11)
· De quem devemos ser testemunhas?(At 1:8)
· Se Jesus teve um papel secundário na criação, porque é dito da criação que por intermédio de Cristo (Jo 1:3) ela veio a existir? Temos que concluir sobre Jeová, que a criação veio por intermédio dele(Rm 11:36; Hb 2: 10), e por isso seria a primeira criação? (Ap 21: 6) Se uma mesma palavra usada para descrever o trabalho de Jeová na criação, assim como o de Jesus, tal situação não vai de encontro ao argumento de afirmar que Cristo teve uma participação secundária?
· Ou, o que dizer, em relação a Is 44: 24, onde encontramos:
“Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra quem estava comigo?”
Como poderíamos conciliar essa declaração com a hipótese que Jeová tenha criado Cristo que criara todas as coisas?
· Em Cl 2:9 diz: “porque nele habita corporalmente toda a plenitude (Sm.: Plenamente, Absolutamente, etc.) da divindade,” se Jesus não é Deus, como explicamos este versículo?
Finalizando, gostaria de agradecer a oportunidade concedida pelo Ilmo. Amigo, desejando que em sua caminhada ao conhecimento, encontre tanto o que procuras, embora saibamos que Jeová é amor, ele também é justiça, e aquele que não invocar o Nome Senhor não será salvo (Rm 10: 13, Atos 2: 21), pois não há outro Nome pelo qual devamos ser salvo, senão pelo Nome de Jesus Cristo, o verdadeiro Deus!!! (Atos 4:12) Seja uma Testemunha do Senhor Jesus (Atos 1:8), foi para isso que Ele veio!
Sem mais,
João Batista Gregório Júnior
Comments