Skip to main content

Castas da Índia - Oremos!

Imagine ser condenado a mendigar simplesmente porque seu avô foi um mendigo! Absurdo? sem dúvida, mas na índia esse tipo de coisa acontece todos os dias, não apenas lá, mas no Nepal e noutros países e populações de religião Hindu.

Milhares de Pessoas são "colocadas no seu lugar" que lhe cabe na pirâmide social das castas, sem ter ao menos a chance de querer mudar de vida. isso se deve ao fato da crença da transmigração da alma, que prega que cada um vive em determinada casta devido a atos de vidas passadas, e dependendo de sua
vida atual, poderá vir, em outra vida, numa casta superior (ou inferior - podendo reencarnar em forma animal). Ainda sim, crêem que o sistema de castas (Varna) indiano é dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma. As quatro principais castas são:
  • a boca (Brâmane|Brahmin) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
  • os braços (Xatria|Kshatriya) são os militares e os governantes;
  • o estômago (Vaishya) são os comerciantes e os agricultores;
  • os pés (Shudra) são os artesãos, os operários e os camponeses.)
  • A "poeira sob os pés" não pertence às castas, mas tem um nome: são os Dalit ou párias;(Wikipédia)
Dessa forma, mais de 960.000000 (novecentos e sessenta milhões) de pessoas, vivem presas a um sistema milenar e inadmissível para qualquer época.

Mesmo com as pressões internacionais, o governo da Índia, mostra-se irredutível, mesmo que se diga que não haja discriminação entre castas, é notório a injustiça social neste sistema que podemos chamar de tenebroso.


O que seria então, pregar um evangelho que aboli todo tipo de discriminação, e prega que o maior serve ao menor num país com este tipo de filosofia? Com certeza um desafio. Pois, um sistema que valoriza mais as vacas (animal sagrado para o povo hindu) do que seus próprios cidadãos, não encontraria problema para se opor a estrangeiros que trouxessem de certo modo ameaça a sua tão bem estruturada sociedade. Então, se você não tem condição de enfrentar um sistema milenar desse para pregar o evangelho, ajude aqueles que se dispõem a ir! procure uma agência missionária mais próxima de sua casa, e adote um missionário!

Para mais informações sobre as Castas, click nos links abaixo:

Castas da Índia vão a debate na Conferência da ONU sobre Racismo

Membros das castas mais altas são tradicionalmente associados a profissões mais privilegiadas como o sacerdócio. Enquanto que aqueles das castas mais baixas geralmente são empregados.

As pessoas de castas mais baixas geralmente são chamadas de párias ou intocáveis.

O governo indiano, entretanto, introduziu uma série de medidas para proporcionar a estas pessoas acesso a educação e a empregos além dos que são tradicionalmente destinados a estas castas.
Fonte: BBC

O Sistema de Castas antigo

Originalmente, as castas eram apenas quatro: os brâmanes (religiosos e nobres), os xatrias (guerreiros), os vaixias (camponeses e comerciantes) e os sudras (escravos). À margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta ou intocáveis, hoje chamados de haridchans ou haryans. Com o passar do tempo, tem havido centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar.

Fonte: Wikipédia

Comments

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé...

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a...

Não era tempo de Figos

Cristo procurou uma figueira, precisando dela para suprir sua necessidade. Ele teve fome!  Não era tempo de figos, porém havia uma urgência de Deus a ser atendida, e ele havia escolhido justamente aquela figueira que não estava em tempo de produzir seus frutos;   A Figueira estava esperando o tempo mais conveniente, o certo, o de seu costume para produzir. Mas não era isso que o Criador esperava de sua criatura! Ele foi a sua procura, investigou e não se agradou do que encontrou: Galhos cheios de folhas, vistosos, mas vazios dos frutos que desejava colher! As vezes somos feito essa figueira, estamos no lugar que Deus nos colocou, sabemos esperar o tempo para frutificar (o nosso tempo), mas não estamos prontos para atender a urgência de Deus! Precisamos produzir bons frutos, a fim de agradar a Deus, segundo o tempo e vontade dEle!  Nosso tempo não corresponde ao tempo de Deus, porém Ele muda os tempos e as estações (Dn 2: 21 ao 22), precisamos estar pr...