Imagine ser condenado a mendigar simplesmente porque seu avô foi um mendigo! Absurdo? sem dúvida, mas na índia esse tipo de coisa acontece todos os dias, não apenas lá, mas no Nepal e noutros países e populações de religião Hindu.
Milhares de Pessoas são "colocadas no seu lugar" que lhe cabe na pirâmide social das castas, sem ter ao menos a chance de querer mudar de vida. isso se deve ao fato da crença da transmigração da alma, que prega que cada um vive em determinada casta devido a atos de vidas passadas, e dependendo de sua vida atual, poderá vir, em outra vida, numa casta superior (ou inferior - podendo reencarnar em forma animal). Ainda sim, crêem que o sistema de castas (Varna) indiano é dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma. As quatro principais castas são:
- a boca (Brâmane|Brahmin) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
- os braços (Xatria|Kshatriya) são os militares e os governantes;
- o estômago (Vaishya) são os comerciantes e os agricultores;
- os pés (Shudra) são os artesãos, os operários e os camponeses.)
- A "poeira sob os pés" não pertence às castas, mas tem um nome: são os Dalit ou párias;(Wikipédia)
Mesmo com as pressões internacionais, o governo da Índia, mostra-se irredutível, mesmo que se diga que não haja discriminação entre castas, é notório a injustiça social neste sistema que podemos chamar de tenebroso.
O que seria então, pregar um evangelho que aboli todo tipo de discriminação, e prega que o maior serve ao menor num país com este tipo de filosofia? Com certeza um desafio. Pois, um sistema que valoriza mais as vacas (animal sagrado para o povo hindu) do que seus próprios cidadãos, não encontraria problema para se opor a estrangeiros que trouxessem de certo modo ameaça a sua tão bem estruturada sociedade. Então, se você não tem condição de enfrentar um sistema milenar desse para pregar o evangelho, ajude aqueles que se dispõem a ir! procure uma agência missionária mais próxima de sua casa, e adote um missionário!
Para mais informações sobre as Castas, click nos links abaixo:
Castas da Índia vão a debate na Conferência da ONU sobre Racismo
Membros das castas mais altas são tradicionalmente associados a profissões mais privilegiadas como o sacerdócio. Enquanto que aqueles das castas mais baixas geralmente são empregados.
As pessoas de castas mais baixas geralmente são chamadas de párias ou intocáveis.
O governo indiano, entretanto, introduziu uma série de medidas para proporcionar a estas pessoas acesso a educação e a empregos além dos que são tradicionalmente destinados a estas castas.
Fonte: BBC
Fonte: BBC
O Sistema de Castas antigo
Originalmente, as castas eram apenas quatro: os brâmanes (religiosos e nobres), os xatrias (guerreiros), os vaixias (camponeses e comerciantes) e os sudras (escravos). À margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta ou intocáveis, hoje chamados de haridchans ou haryans. Com o passar do tempo, tem havido centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar.
Fonte: Wikipédia
Comments