Skip to main content

Sentença cumprida - Tetelestai

Durante o primeiro século, era prática comum pregar o documento de acusação de um prêso na porta da sua cela. Os crimes de que era acusado e o castigo que lhe tinha sido imposto, estavam descritos nêsse documento. Depois do prêso ter cumprido a sentença, o documento era retirado da porta, e cancelado pela aposição da palavra tetelestai – (cumprida na totalidade). O referido documento era-lhe então entregue, e ninguem podia jàmais acusá-lo dos mesmos crimes. Por ter cumprido toda a sentença, tinha pago na totalidade o preço das suas ofensas.

Epiritualmente, todos os seres humanos estão cativos de Satanás, "porque todos pecaram" (Romanos 3:23). Encontram-se todos nas suas celas demoníacas à espera do julgamento diante do grande trono branco, onde serão condenados à morte eterna. O chefe da prisão é o Diabo, e ninguem pode libertar-se por si próprio da sua severa grilheta, ou da sentença de morte que lhe é imposta.

Para salvar os pecadores perdidos, Jesus Cristo cumpriu de livre vontade a sentença de morte imposta em princípio a todos os pecadores (Romanos 6:23). Depois da Sua ressurreição da sepultura, está agora na posição de poder cancelar o documento de acusação de todo o pecador perdido, escrevendo em letras escarlates nêsse mesmo documento com o Seu Sangue, tetelestai – sentença cumprida:

"Estáveis mortos nos vossos pecados, e os vossos desejos pecaminosos aínda estavam convosco. Então Êle deu-vos uma parte na própria vida de Cristo, pois perdoou-vos todos os vossos pecados e cancelou as acusações feitas contra vós, a lista dos Seus mandamentos a que não tinheis obedecido. Êle pegou nessa lista de pecados e destruiu-a pregando-a na Cruz de Cristo." (Colossenses 2:13, 14 LB)

O Salvador foi na verdade enviado à Terra "para soltar os presos da prisão, assim como do cárcere os que estão nas trevas." (Isaías 42:7 KJV)

A Sua missão de libertar todos os espiritualmente cativos de Satanás, é tambem reiterada em Isaías 61:

"O Espírito do Senhor DEUS está sôbre Mim, porque o SENHOR Me ungiu para prègar boas novas aos pobres; Êle enviou Me para curar os de coração quebrantado, para proclamar a liberdade dos cativos e a abertura da prisão aos que estão amarrados." (Isaías 61:1).

Leitor: É verdade que o Sangue do Cordeiro já te libertou de todos os pecados de que o Diabo te acusa perante o trono de Deus? No caso afirmativo, ninguem te poderá jàmais acusar dêsses pecados, não importa a sua gravidade, porque a sentença dêles resultante já foi cumprida na totalidade.

A vitória está ganha

Naquele tempo, a palavra tetelestai era tambem utilizada com relação a campanhas militares bem-sucedidas contra o inimigo. Quando um general regressava do campo de batalha e fazia marchar os seus prisioneiros de guerra pelas ruas de Roma, costumava proclamar a sua vitória gritando: tetelestai... tetelestai... Com êste grito de vitória, fazia afirmação clara que o inimigo havia sido vencido e que o seu poderio havia sido quebrado: Missão terminada !

Embora esta palavra tenha sido a Sua última palavra antes de expirar na Cruz, Jesus tambem proclamou com ela a Sua vitória sôbre o inimigo com o grito: Tetelestai ! Morrer, foi uma grande vitória para Jesus.... "para que pela morte, Êle pudesse destruir aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo" (Hebreus 2:14).

"Tendo desarmado principados e potestades, Êle fez delas espectáculo público, triunfando sôbre elas." (Colossenses 2:15)

Jesus venceu o inimigo, mas aínda não o aniquilou. O Diabo está aínda muito activo na Terra, e por isso somos convidados a partilhar da vitória do Calvário tornando-nos "mais que conquistadores através d' Êle que nos amou" (Romanos 8:37). Há uma batalha a travar e uma vitória a ganhar.

Uma estratégia para os últimos dias

Durante o pouco tempo que nos resta, vamos aplicar os nossos melhores esforços ao Serviço do Senhor e à extensão do Seu Reino na Terra. As sombras estão a aproximar-se e o tempo está a fugir-nos ràpidamente. Como Jesus, deviamos tambem dizer:

"Eu tenho de fazer as obras d' Aquele que Me enviou, enquanto é dia; a noite está próxima em que ninguem poderá trabalhar." (João 9:4)

A noite dos julgamentos de Deus na grande tribulação aproxima-se ràpidamente e há aínda trabalho incompleto a fazer no Seu Reino, antes de soar a trombeta. Os perdidos têm de ser salvos, e os Cristãos têm de ser espiritualmente preparados para o encontro com o Noivo Celestial. Por favor deixai que o Senhor complete a Sua maravilhosa obra nas vossas vidas:

"Cristo..... amou a Igreja, e deu-Se por ela, para a santificar e limpar.... de forma a poder apresentar a Si próprio uma Igreja gloriosa, sem mancha nem pregas nem nada semelhante; mas uma Igreja santa e sem mácula." (Efésios 5:25 a 27)

Maranata ! Ora vem Senhor !

Fonte: bibleguidance

Comments

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé...

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a...

Não era tempo de Figos

Cristo procurou uma figueira, precisando dela para suprir sua necessidade. Ele teve fome!  Não era tempo de figos, porém havia uma urgência de Deus a ser atendida, e ele havia escolhido justamente aquela figueira que não estava em tempo de produzir seus frutos;   A Figueira estava esperando o tempo mais conveniente, o certo, o de seu costume para produzir. Mas não era isso que o Criador esperava de sua criatura! Ele foi a sua procura, investigou e não se agradou do que encontrou: Galhos cheios de folhas, vistosos, mas vazios dos frutos que desejava colher! As vezes somos feito essa figueira, estamos no lugar que Deus nos colocou, sabemos esperar o tempo para frutificar (o nosso tempo), mas não estamos prontos para atender a urgência de Deus! Precisamos produzir bons frutos, a fim de agradar a Deus, segundo o tempo e vontade dEle!  Nosso tempo não corresponde ao tempo de Deus, porém Ele muda os tempos e as estações (Dn 2: 21 ao 22), precisamos estar pr...