Skip to main content

Assumir a culpa é aceitar o julgamento.


Prevaricação, Peculato, Adultério, Engano, Traição, Homicídio, Julgamento e Arrependimento, essa é a história do episódio da vida do Rei Davi quando não agiu segundo a vontade de Deus (II Sm 11:1~27, 12:1~23).

Um homem segundo o Coração do Altíssimo, do sacerdócio de Melquisedeque, restituiu a Arca do Concerto ao Povo, que destruiu gigantes, Matou Ursos e Leões, que conquistou seu reino pela graça do Deus Eterno, esse era Davi, raiz de Jessé, Pastor de Ovelhas, tocador de harpa - coma qual expulsava demônios, e assim era agradável ao Senhor tê-lo como amigo.

Já Rei, Davi encontrava-se em seu palácio "quando os Reis costumam sair para a guerra" (II Sm 11:1), e vagueou pelo domicilio real; nesse seu dia vagabundo, o Rei viu uma bela mulher, que banhava-se, e como que ignorando a informação que era esposa de Urias, o heteu, a mandou buscar sexualmente a provou.

Como se não Bastasse ao Rei, maior figura daquela nação está longe de suas atividades, deixando de executar suas tarefas (Prevaricação), aproveitou-se da distância de seu funcionário para com base em sua posição satisfazer sua necessidade e desejo egoísta (Peculato). Como se fosse pouco o adultério, Enganou um fiel Súdito, trazendo-o de volta para o seio do seu lar, não como arrependiment de sua ação, mas como fuga de sua responsabilidade e camuflagem de sua irresponsabilidade. Bate-Seba esperava por um filho! Logo o Rei esperto e engenhoso, lançou braço de fazer Urias assumir o fruto do ventre da formosa mulher como seu. Mandem Chamar Urias! - Pensou o filho de Jessé -por certo logo irá ver sua esposa e com ela deitará! e assim não precisaremos revelar esse epsódio! - Davi contava com tudo: A Fome, O Cansaso, e principalmente A Saudade que certamente cultivava Urias por sua Bela Bate-Seba, a única coisa que Davi não contava era com o sentimento e fidelidade de Urias para com a nação de Israel (II Sm 11:4~12);

Porém o Rei não desistiu de tentar, deu uma festa e enbebedou seu tão certinho desafeto, e nada dava certo. - "Urias meu fiel servo!, leva esse recado à Joabe, em mãos o entregues e que nínguem saiba o conteúdo desta carta". Pobre Urias!, além de enganado, traído, agora não sabe que vai morrer, a carta que trazia em sua mão dizia as seguintes palavras para Joabe:

"Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra".
(II Sm 11: 14~15)

E assim aconteceu. Pensou o Rei que tudo estava reslvido!, após o luto (que durava entre 7 à 70 dias), assumiu Bate-Seba, e a colocou em seu palácio. Porém, o outro servo do Senhor chamado prfeta, veio queixar-se ao seu Rei de um homem injusto que possuia muitas ovelhas e ao abrigar um viajante, tomou de um homem pobre de sua cidade uma única ovelha e serviu ao forasteiro. Davi enfirenceu-se e de imediato setenciou aquele infeliz e cruel homem Rico. Davi Proferiu sua idignação contra seu próprio ato, e após sua atuação enfurecida o profeta disse:

"Tu és o homem"
(II Sm 12: 7)

Quão dura e sem escrupulos pareceu ao rei suas ações, Deus por Natã proferiu a sentença de Davi, e disse que o que ele fisera em oculto Deus o faria as vistas de todos, embaixo do sol, Davi seria duramente repreendido e a sentença de imediato feriu seu filho com Bate-Seba; Davi pranteou, orou, vestiu sacos, não comeu e ainda cobriu-se de Pó, porém isso não mudou a sentença do Rei dos reis! Morreu o filho da vergonha, do descaso, do desafeto, da desobediência . De Imediato Davi chama a atenção de seus súditos e nobres, pois após a criança morrer, o rei recompôs-se e seguiu sua vida. - O que é isto? - perguntaram o servos - Enquanto viva estavas a entristecer tua alma, a amargurar teu semblante, agora que morre, estás com novo ânimo? - Davi não êxitou em expor sua posição, antes explicou que Nada mais poderia fazer, pois enquanto havia fôlego tinha esperança, mas o Eterno decidiu o seu Futuro, o que posso eu agora fazer? (II Sm 12: 11~23).

A resposta do homem segundo o coração de Deus é reveladora! o rebento mais novo de Jessé ostrou com sua atitude TOTAL SUBMISSÃO A VONTADE de DEUS, sem mais questionar, sem mais solicitar; isso lembra muito a atitude de Arão quando da morte de seus filhos, Nadabe e Abiú, ao trazerem fogo estranho perante o Senhor (Êx 28.1; Lv 10.1-2), ou os filhos de Eli, Hofni e Finéias que profanavam o taernáculo e suas ofertas (1Sm 1.3; 2.12-36; 4.11-18), e em nenhum desses dois casos citados, Deus Permitiu pranto pelos condenados, pois seus pais estavam avisados. Davi sentiu a mesma dor dos Sacerdotes, sabia que o julgamento do Senhor havia chegado, e agora não poderia fazer mais nada, sua dor seria sua recompensa por sua desobediência.

A Atitude de Davi chamou atenção de todos, dexou todos confundidos, pois esperavam prantor maior com a notícia do óbito, porém o que encontraram fora um homem disposto a assumir aquela dor como recompensa pelo seu erro. Simplesmente o Reis falara com seus atos: EU ACEITO A DECISÃO DIVINA! EU ASSUMO AS CONSEQUÊNCIAS! apesar de sua posição, sua honrra real, o coração do homem segundo o coração de Deus Dobrou-se perante o Altíssimo! O Reconhecimento, arrependimento e o perdão de Deus (II Sm 12: 13), Deus o havia perdoado, porquanto Davi havia reconhecido seu erro e se arrependido, e seu pecado fora transpassado! mas a atitude do monarca abriu espaço para que os inimigos de Deus falassem e blasfemassem, e por isso Davi for apenalizado (II Sm 12: 14). Após a morte do menino, Davi já com Bate-Seba teve outro Filho, o filho do arrependimento chamado por Natã de JEDIDIAS (Amado por Javé), mais conhecido por Salomão (Pacífico).

Quantas vezes falta aos servos do Altíssimo posicionamento como este mediante a uma resposta negativa? Quantas vezes, embora no erro, somos tão propensos a estupidez, e não aceitamos o julgamento Divino? O que fazia Davi ser um homem segundo o coração de Deus era um coração puro e um espírito reto, era ser conhecedor de suas transgressões e estar arrependido, é reconhecer que Deus é o único capaz de apagar suas transgressões e perdoar o seu pecado, é saber que seu pecado fora uma ofensa contra Deus, só contra Deus, pois Deus era o mais ofendido pela sua transgressão, é reconhecer que sem Deus não possui alegria, e só na salvação do Senhor encontraria felicidade, é ser voluntário para ensinar os que se transgride o caminho do Senhor, é saber que o que agrada ao Senhor não era sacrifícios nem holocaustos, mas um coração quebrantado e contrito, que oferecendo sacrifícios de Justiça, Javé não o desprezaria. (Sl 51: 1~19)

Que nossos erros não apaguem nossa nossos acertos com o Eterno.


Comments

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a

OS 10 PIORES DEMÔNIOS DA TEOLOGIA (OU MITOLOGIA)

Imagem Religioso ou não, demônios sempre foram tema presente pelas eras e nações, povoando livros, filmes e mesmo a música. Filmes, como "Paranormal Activity", "O Exorcista", "O Exorcismo de Emily Rose", "The Last Exorcism" são recheados desses seres que nos fazem arrepiar em sua maldade. No entanto, filmes raramente passam da superfície do quão mal esses ex-funcionários corruptos de Deus (ou em outras culturas, semi-deuses ) podem ser. Antes de apresentar a ordem de forma aleatório (sem nenhum grau de importância ou nocividade), pediria aos “demonólogos” de plantão que não utilizassem o que aqui vai relatado, como fonte de referência em suas pregações: a matéria aqui não busca a exaltação à demonologia. A intenção é apenas informar, além de mostrar como existem similaridades nessas “mitologias” apesar de estarem separados por oceanos e eras de distância, entre uma crença e outra. 10º LUGAR  Abyzou   Origem: mitologia