Skip to main content

A Videira, seus Ramos e o Lavrador


http://www.paulinas.org.br/diafeliz/images/evangelho%5Cjo15_01_08.gif
Imagem

Eu Sou a videira verdadeira e Meu Pai é o lavrador
João 15: 1~10

Em Toda a Bíblia, transcorremos dentro de afirmações da soberania, vontade e justiça de Deus, que por ser o que é, usa para com o Homem, garantindo-lhe desta forma , perdão, resgate e comunhão; esses critérios se forem seguidos, garantirão aos que estejam unidos a Deus por Cristo, privilégios e uma atenção especial da parte de Deus.

Ao adotarmos como medida de conduta a Palavra de Deus, somos alcançados pelo zelo Divino, entretanto a medida que Deus zela por nós, também dá conta dos que não o tem servido (vv.2). Jesus usou de uma alegoria maravilhosa, colocando-se como A Videira, Deus sendo O Lavrador, e os Homens Os Ramos desta Videira. É bem expresso pelo Mestre que aquele que se ocupa em em limpar os Ramos Frutíferos, é o mesmo que usa do machado para quebrar os Infrutíferos (vv.2, Rm 11:17ss); Interessante quando observamos cada detalhe desta alegoria de Cristo. Quem conhece os Benefícios da Poda, sabe que além de estimular o crescimento mais rápido com a retirada daqueles galhos infrutíferos, os chamados galhos fracos (pois estes são cortados no anel de crescimento da Videira), trazendo novos rebentos, proporciona um balanço racional entre o Vigor e a Produção do arbusto, caso contrário, não havendo poda, a produtividade não será constante, e os frutos que serão produzidos serão de baixa qualidade e raquíticos.


O Lavrador, tem duas atitudes: Com os ramos frutíferos, limpa as folhas velhas colhendo seus frutos preparando-o para que produza mais e mais para sua glória e gozo (vv.2,8); Porém com as varas inúteis, simplesmente a tira da Videira. O fruto é o sinal do verdadeiro caráter do discípulo do Senhor. Diante desta verdade, o Senhor Jesus nos ensina que somos lipos por Deus através das palavras à nós ministradas (vv.3), na realidade, somos libertos por esta verdade (Jo 8: 32) e por ela santificados (Jo 17: 17). Cristo afirma a seus seguidores que eles estavam ligados à videira tão somente porque estavam limpos pelas palavras faladas de sua boca. Deus Santifica os que estão em Cristo, sendo completamente impossível os que estão ligados a Videira Verdadeira não produzirem frutos, certamente Deus já os teria cortado completamente do ente fornecedor da seiva real (vv.2). Cristo possui tudo que Precisamos para sermos agradáveis (limpos e Frutíferos) à Deus, só no Messias frutificaremos , e só nEle glorificaremos à Deus (vv.2,3,6), nele repousa toda a plenitude da Divindade, e só por ele somos perfeitos (Cl 2: 9~10). Em viver para Cristo, estaremos no patamar exigido para todo aquele que serve à Deus, estará plantado junto ao ribeiro das águas e dará seu fruto na estação própria (Sl 1:3).


Vemos então que temos em Cristo a perfeita figura de uma videira que sustenta seus galhos e faz com que estes sejam cuidados por Deus . Isso é tão verdadeiro que vemos a afirmativa de que só há fertilidade para aquele que está em Cristo. Fora dEle somos galhos secos, e seremos jogados no fogo (vv.6), não passaremos de lixo, material para alimentar a chama do juízo. Sem Cristo, fora dEle não fazemos nada nem produzimos nada, pois sem Ele nada somos, não passaremos de galhos sem vida, sem atrativos ao Lavrador, só atrapalharemos a Videira e estaremos fora do Plano do Eterno. Paulo na Epístola aos Romanos Capitulo 11, vemos abordado o mesmo tema focando Israel; Foram incrédulos, os ramos naturais não produziram o fruto do caráter de Servo do Altíssimo, forma cortados os que não creram (Rm 11:17), e nós fomos enxertados em seu lugar, arrancados do Zambujeiro (Oliveira Brava), e enxertados na Boa Oliveira (Rm 11:24), Agora participante da seiva da Oliveira verdadeira, produzamos para Deus, pois fomos favorecidos no lugar dos Ramos Santos (Jo1: 11~12, Rm 11: 15~20) e nossa permanência na Raiz que é Cristo, se dará mediante nosso agir diante da Benignidade de Deus (Jo 15:2,6; Rm 11:22), e Isso só será possível se as Palavras de Deus se fizerem real em nossas vidas (Jo 15:7~10). Sem Ele nada somos, podemos ou fazemos (vv.5), pois só nele vivemos, nos movemos e existimos (At 17: 28); fora de Cristo não há segurança, pois nele não produz, pois não recebe a seiva, nem é limpo por Deus, antes é lançado fora da presença do Todo Poderoso, secando e vivendo na solidão sem Deus.


Em Cristo possuímos infinitas Bençãos em seguir o Senhor, Além do Cuido direto de Deus, teremos sua atenção especial à nossas orações. Contudo isto é concedido mediante a seguinte condição: Estar em Cristo, vivendo suas Palavras (vv.7a); Deus nos recompensará atendendo nossas orações, pois uma vida regada pela Palavra Sagrada tudo concorre para a glória de Deus, para o seu Reino, isso porque teremos a consciência que tudo é dEle, por ele e para Ele! (Rm 11: 36), numa vida alimentada pela seiva da Boa Oliveira e cuidada por Deus não há lugar para egoísmo e mundanismo, nosso viver é inundado pelo Fruto do Espírito, pois não mais viveremos, Cristo Vive em nós (Gl 2:20, 5:2~6~18, 22~25; Rm 6:3 ~12)! Seremos levados pela Videira a ser agradáveis ao nosso Lavrador. Nosso viver glorificará ao Senhor, nossos frutos constantemente nos nos testificaram como verdadeiros seguidores Seus, sendo Seu santo Nome Glorificado por isto, pois essa será a prova que andamos em espírito (Gl 5), Segundo sua Benignidade (Rm 11: 22) e que fomos alcançados por sua bondade.


Por guardarmos sua Palavra, andaremos no seu amor, e neste amor permaneceremos, pois fomos amados pela Videira, o nosso Cristo. O único modo de permanecer frutificando, crescendo é seguir os mandamentos por Ele ditos ao nosso coração que é seu santo Evangelho, guardando-os, cumprindo-os e por eles vivendo (vv.9~10). Temos tamanho privilégio por sermos amados de Deus, e saber aproveitar esse amor é a prova de maior validade para Deus que realmente somos parte da Videira. Viver este amor nos levará à viver por Ele, produzindo bom fruto para Glória do Pai.

Comments

Popular posts from this blog

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a...

Os Cavaleiros do Apocalipse: Entidades e Influências

No contexto atual, é possível observar mudanças significativas em diversos aspectos da sociedade. Algumas interpretações religiosas sugerem que esses eventos podem estar relacionados às influências de entidades espirituais mencionadas na Bíblia, conhecidas como os Cavaleiros do Apocalipse. *As Entidades e suas Influências* Os Cavaleiros do Apocalipse não são vistos como personalidades físicas, mas sim como entidades que exercem influências no mundo. Suas características são: - *Branco: Falsa Paz* - Representa a conquista e a ilusão de segurança. - *Vermelho: Guerra* - Simboliza o conflito e a violência. - *Preto: Fome* - Indica a escassez e o desprovimento. - *Amarelo: Doença* - Representa a enfermidade e a morte. *A Ordem dos Cavaleiros* Segundo algumas interpretações, esses cavaleiros representam as fases do Governo do Anticristo, que seguiriam uma ordem específica: 1. *Conquista (Falsa Paz)*: A ilusão de segurança e controle. 2. *Guerra*: O conflito e a violência que se ...

SE TODOS SÃO UM SÓ MEMBRO, ONDE ESTARIA O CORPO?

"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis  como é digno da vocação com que fostes chamados " (Ef 4:1) Paulo, preso por causa do evangelho, faz um apelo aos crentes de Éfeso para que "andassem" na dignidade da vocação que foram chamados; antes de pormenorizar-mos o significado do que seria esse modo digno de andar (Ef. 4:2-3), vale ressaltar a seriedade do apelo apóstólico , que encontra  sua explicação a partir do verso 7, onde deixa claro que os dons foram dados por Cristo em seu poder e objetivo; Ef. 4: ⁷ Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.  ⁸ Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.  ⁹ Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?  ¹⁰ Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas . Não menos importante que o porque, é o como deve ser esse 'andar digno" ; aqui encontramos...