Imagem |
Chegamos ao fim de Nossas análises, para que haja compreensão do que será dito mais abaixo, Veja primeiro: parte I, parte II, Parte III. Agora com a Epístola aos Colossenses Estamos na última parte de nossa Análise sobre o que o Novo Testamento fala sobre Ordem Sacerdotal, Lei e Graça.
COLOSSENSES
- · 2:4~15 – A Obra de Cristo Por nós nos Livra da Servidão, tornando-nos seus servos, circuncidados por Ele (no coração). Fomos vivificados, perdoados e justificados.
- · 2:16~17 – Em Cristo estamos livres de Julgamentos, não há comida, datas ou dias especiais que nos condene. Em Cristo estamos perfeitos (vv.9~10). Nada são a não ser sombras do Porvir.
- · 2:18~21 – O bel prazer humano e a carnal compreensão é vã, não tem ligação com Cristo; Tais ordenanças são mundanas, e os que assumem suas imposições afirmam que ainda não morreram com Cristo.
- · 2:22~23 – Observância de mandamentos, costumes e tradições são temporárias, e apesar de serem proveitosas para o corpo, não possuem poder para perdoar ou condicionar homens para vida eterna.
Terminamos aqui a análise sobre o que diz o Novo Testamento sobre Sacerdócio, Lei e Graça; Queremos a partir de agora formular algumas questões:
1. O que é mais importante, a fé ou a Obediência à Lei? (Gl 3:1~14, Gn 15:1~6,12:1~3)
a. A Lei a Promessa – Gl 3:15~18
b. Deus faz uma promessa a Abraão – Gn 13:14~16
Após o que está escrito acima, surge outra Pergunta:
2. Qual era o Propósito da Lei? (Gl 3:19~20)
a. A Lei é contra a promessa de Deus – Gl 3: 21~29
3. Isto Implica dizer que podemos fazer tudo? Matar, roubar e adulterar?
a. A Liberdade em Cristo não nos autoriza para dar ocasião à carne - Gl 5:13~15
b. Ler também: Gl 2:16~21, 5:4~6, Rm 14: 1~12.
Depois de respondido estes questionamentos, podemos partir para as considerações.
- Considerando que A Lei serviu de Aio (Escravo ou pessoa de confiança que cuidava de um menino grego ou romano, educando-o ou disciplinando-o até que ele fosse maior de idade), isto implica dizer que esta teve até certo ponto responsabilidade sobre o homem, mas com a chegada de Cristo, fomos libertos de seus cuidados.
- Considerando que o Sacerdócio Levítico perdeu validade diante do Melquisedeque, e que o primeiro era responsável pela implantação da Lei, e que mudando-se o sacerdócio, muda-se também a Lei, logo podemos concluir que Cristo, do Sacerdócio de Melquisedeque, quando chegou, mudou a Lei do Sacerdócio Levítico.
- Considerando que a Promessa feita à Abraão fora antes da instituição da Lei (430 anos antes), e que a promessa seria no seu descendente (Cristo), E que tal promessa foi ratificada (atestada, assinada, confirmada) por Deus, A Lei não possui autoridade para Invalidar a Graça.
- Como podemos justificar pela Bíblia a observância da Lei, se já fomos Libertos desta, e agora temos a Lei de Cristo (Gl 6:2). Se ao observar a Lei anulamos a Graça, trazemos maldição sobre nossa vida, pois não podemos ser Justificados pela Lei, não somos mais Justificados por ela e nossa Salvação e adoção como filho se dá pela fé, segundo a promessa de Abraão.
- Seguir a Lei depois de esta ter caducado, é o mesmo que afirmar imaturidade espiritual e rejeitar o “Escândalo da Cruz”.
- É interessante notar que o teor das Epístolas sempre eram dirigidas as igrejas mediante problemas com JUDAIZANTES, pessoas ‘cristãs’ que tentavam impor fardos ao cristianismo.
- Somos Filhos de Deus pela fé, não pela Lei.
- Abraão foi Justificado pela Fé, não pela Lei.
- A Promessa foi feita pela Fé, não pela Lei.
- A fé nos leva conhecer a Deus, A lei nos faz conhecer o Pecado (Rm 3:20)
Somos Libertos por Cristo da Observância da Lei. Somos aceitos por Ele através da Fé. Somos salvos na Promessa do senhor feita a Abraão.
Sola Scriptura – Somente as Escrituras
Sola Fide – Somente a Fé
Sola Gratia – Somente a Graça.
Comments