Imagem |
Estamos na Penúltima parte de nossa Análise sobre o que o Novo Testamento fala sobre Ordem Sacerdotal, Lei e Graça. Continuaremos com a carta escrita aos Gálatas.
GÁLATAS
- 1:3~5 – Cristo, por graça, se entregou pelos nossos pecados, segundo à vontade de Deus, para nos desvincular deste mundo;
- 1:6~9 – O Retorno a Lei é abandono da Graça. A Graça constitui o núcleo do evangelho de Cristo. O evangelho que não possui esta mensagem é outro, é maldito.
- 2:11~16 – Não somos chamados à viver como os Judeus; Somos Justificados unicamente pela fé em Cristo, a Observância da Lei não Justifica ninguém.
- 2:17~18 – A Fé Cristo nos torna habilitados perante ele.
- 2;19~21 – Morremos para a LEI, vivemos para Cristo, pela FÉ. Assim não ANULAMOS a graça de DEUS. Se formos Justificados pela Lei, Cristo morreu sem necessidade alguma e seu sacrifício não salva ninguém.
- 3:1~5 – Cristo não nos concedeu o seu Espírito pelas obras da Lei, mas pelas obras da fé.
- 3:6~9 – Abraão foi justificado pela fé; Somos filhos de Deus e benditos por causa da Fé.
- 3:10 – Os que permanecem preso à Lei (Antigo Pacto), estão debaixo de Maldição (Dt 27:26), pois o homem não possui condições de cumprir toda a Lei (Tg 2:10). A desobediência da Lei causa escravidão, logo, quem a transgride está sob Maldição. (A Lei é a Torá, os cinco Livros de Moisés, e não apenas o decálogo como interpretam).
- 3:11~12 – O Justo não é justificado pela Lei, mas pela fé (A Lei não procede da Fé). Quem observa os preceitos da Lei, por eles viverá.
- 3:13~14 – Cristo nos resgatou da Maldição quando foi pendurado no Calvário. Só pela fé recebemos o Espírito Santo, penhor de nossa salvação (Ef 1:13~14; 4:30).
- 3:15~16 – A lei da Graça é a promessa de Deus feita a Abraão, 430 anos antes da Lei de Moisés (vv.17), em Cristo, assinada por Deus (Gn 22: 17~18).
- 3: 17~18 – Temos a herança da fé por meio da promessa, anterior à Lei.
- 3:19~21 – A Lei fora criada por causa da transgressão, e serviu de Tutora até a chegada de Cristo;
- 3:22 – A Lei nos acusa como pecador. Através do conhecimento de nossa natureza, teríamos fé que só Cristo poderia nos salvar.
- 3:23~25 – Estávamos sujeitos a Lei até a chegada de Cristo; A Fé nos Liberta da responsabilidade da Lei, nosso aio.
- 3:26~29 – A fé, tão somente, em Cristo, nos torna filho de Deus e herdeiros da promessa de Abraão. Não depende da Lei.
- 4:1~3 - Nossa Tutora (A Lei), até a chegada de Cristo, nos dominava.
- 4:4~6 – Cristo nos remiu e nos adotou por filho, nos deu o seu Espírito e intimidade com Deus.
- 4: 3,7,9~11 – Agora como filhos não precisamos nos submeter à Lei, nossa antiga tutora, onde seus rudimentos são FRACOS e POBRES diante do novo Pacto. Ao Assumirmos a Observância dos dias, estamos tornando vã a graça do Evangelho.
- 4:19 – A Liberdade da Graça só será real em nosso viver, quando Cristo for gerado em Nós.
Terminaremos no Próximo Artigo com a Epístola aos Colossenses
Comments