Skip to main content

PRotestantes ou PRagmatas?

http://albirio.files.wordpress.com/2010/08/uniao-faz-a-forca.gif
Imagem

"Se dá certo, se tá funcionando, tá abençoado! Essa  é a forma de pensar de muitos ditos Protestantes hoje. Desde a Reforma, muita coisa tem sido notória no meio daqueles que se julgam descendentes da fé reformadora do Século XVI; Não falo só dos reformados apenas, mas de todos os cristãos que de certo modo são desvinculados da Igreja Romana, sejam eles Histósricos, Pentecostais e se possuirem teto de vidro, os Neopentecostais.

Hioje a fé é observada considerando-se o seu lado prático, e não o seu lado ético, espiritual, moral... estas são questões que ficam para terceiro plano, o que vale hoje são resultados, a Concretização do Invizível é o objetvo destes que passaremos a chamar de PRAGMATAS ao invés de PROTESTANTES.

O Pragmata não se preocupa com a Qualidade, mas é do tipo que prefere a quantidade, diferente dos verdadeiros Protestantes, que não se deixaram iludir pelas Cátedras Colossais da Idade Média, muito menos com o conforto e comodidade dos mosteiros que serviam de alojamentos para mentes cativadas pelo imediatismo da fé e pela Pompa Eclesiástica.

O Protestante não se ilude com poder, nem tenta visualizar o objeto de sua fé, ele acredita e alcança, não corre atráz de borboletas, porém planta seu jardim para atraílas; O Pragmata não, tenta por em uma forma todos quantos se dispõem a passar algumas horas em seções de psicologia, terapia, hipnose e um pouco de uma teologia diluída em água suja. O Pragmata é narcisista, gosta de cativar narcisistas, e cultiva os tais, pois sabe que logo trarão os resultados que tanto lutaram e esperaram, não muito, mas enfim, alcançaram.

A Bíblia nos mostra que nem sempre o que traz resultado é aprovado por Deus ( 2 Samuel 6:8, 1 Crônicas 13), Uzá era um homem bem intencionado, tinha o objetivo de obedecer seu Rei e resgatar a Arca do Senhor para a Tenda que Davi havia preparado em Jerusalém. Ele só obedecia ordens, apenas conduzia junto com Aiô a Presença do senhor para o meio do Povo de Deus. Davi havia feito um carroção novo para conduzir a presença do Senhor com Dignidade (achava ele), entretanto, a Bíblia nos afirma que o translado da Arca do Concerto deparou-se com um tropeção dos bois que puxavam o Carroção que conduzia a Arca dos Querubins (2 Sm 6: 6~7). O resultado é que, quando Uzá viu que a arca estava tombando, estendeu a mão para que a mesma não caísse. A Bíblia nos mostra que o Deus de Israel viu inrreverência no ato de Uzá, e o fulminou, deixando-o morto ao lado da Arca. Davi ao ver o Corpo de Uzá, fica 'desgostoso', e diante daquela cena "teme" ao Senhor, só então decide levar a Arca conforme determinado na Lei (Ex. 25: 14~15; Nm 3: 30, 4: 15, 7: 9), e não segundo os costumes Filisteus (I Sm 6: 7~8).

Nem sempre o que funciona é do interesse Divino. A Arca chegaria ao destino designado, Seria colocada no local devido, porém nada estava acontecendo ou sendo feito da forma como Deus determinou. Hoje não é diferente, nem da parte de Deus que tem tudo prescrito como Ele quer que seja, muito menos da parte do homem, que teima em continuar fazendo do seu jeito tudo oque achar melhor, independendo se isto é ou não da forma como Deus determinou, o que importa para estes é o resultado, literalmente "os fins justificam os meios". Porém com Deus isto não funciona.

Lutero foi de encontro a todo o mecanismo, embora funcionassem, porém não eram da forma como Deus determinou em sua Palavra, e quando este se defrontou com o que estava escrito, mudou sua forma de pensar e agir, arrependeu-se e não se deixou conformar com este mundo, mas foi transformado pela renovação do seu entendimento (Rm 12: 2).Estamos escrevendo isso aqui para todos que deixaram de ser protestantes e passaram a agir e pensar como Pragmatas: ARREPENDAM-SE. Mudem de atitude, Deus não trabalha com os valores práticos, mas considera os valores estabelecidos na sua Palavra Eterna. O discurso Pragmata é sedutor e envolvente, porém não traz maiores benefícios, seus resultados são íguais a um doce na boca de uma criança, é saboroso, agradável, mas não produz naquele que o experimenta os resultados descritos na Palavra de Deus.


Como resultado daqueles que preferem continuar na vida de valores práticos, mesmo que seja em detrimento dos valores bíblicos, temos MEGAS IGREJAS (GG, XEG, XXG, ou como você prefiram assim chamar), PÉSSIMOS DISCÍPULADOS, OVELHAS MAL-NUTRIDAS, MERCENÁRIOS NO LUGAR DE PASTORES E MENTES VAZIAS AO INVÉS DE SEGUIDORES DE CRISTO. Não temos mais templos, agora alugam-se galpões, qualquer problema fiscal, é só fechar e abrir em outra loclidade, verdadeiros caça-níqueis caiados! 
Mas Graças a Deus pelo seu Santo Espírito! Em todo história Deus nunca contou com números, mas com valentes, homens de espírito puro, coração contrito, Vidas sinceras e filhos do sangue do Cordeiro! PROTESTE! Não se cale, não permita que seu irmão seja contaminado com esta praga do pragmatismo! Resgate neles os Valores Bíblicos, Éticos, Morais e Espitrituais!!!! Gosto muito de uma música do Grupo Logus que diz o seguinte:

"Até porque resultados não são, indicador verdadekiro de adoração, a quem curou, e o Diabo expulsou, mas Jesus, nunca o conheceu" (Música: Servos, Albúm: Conteúdo, Grupo Logus)

Não se Iluda com um Evangelho de Milagres, Prosperidade, Libertinagem, Euforia, antes busque O EVANGELHO TODO sendo oferecido por uma Igreja que tenha compromisso puro com TODO EVANGELHO. Tenho Saudades do tempo das Igrejinhas, pequenas, humildes, porém verdadeiras e poderosas no Senhor, onde o valor era determinado SÓ PELA ESCRITURA (SOLA SCRIPTURA),  a vida era pautada SÓ PELA FÉ (SOLA FIDE), e a Salvação era SÓ PELA GRAÇA (SOLA GRATIA). Louvo ao Senhor por tê-lo conhecido em uma dessas "quase lendárias" Igrejas, E pesso ao Eterno que haja em mim a mesma força e coragem que houve em seus reformadores para manter em meu tempo, a chama da verdade acesa.

Ao invés de afirmarmos que ABenção é determinada pelo que funciona, abramos nossos lábios para crer e proclamar que O Senhor é aquele que determina a Benção!

http://pragmatista.files.wordpress.com/2009/08/2008-670-communism-capitalism-pragmatism1.gif?w=300&h=229
Imagem

Comments

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé...

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a...

Não era tempo de Figos

Cristo procurou uma figueira, precisando dela para suprir sua necessidade. Ele teve fome!  Não era tempo de figos, porém havia uma urgência de Deus a ser atendida, e ele havia escolhido justamente aquela figueira que não estava em tempo de produzir seus frutos;   A Figueira estava esperando o tempo mais conveniente, o certo, o de seu costume para produzir. Mas não era isso que o Criador esperava de sua criatura! Ele foi a sua procura, investigou e não se agradou do que encontrou: Galhos cheios de folhas, vistosos, mas vazios dos frutos que desejava colher! As vezes somos feito essa figueira, estamos no lugar que Deus nos colocou, sabemos esperar o tempo para frutificar (o nosso tempo), mas não estamos prontos para atender a urgência de Deus! Precisamos produzir bons frutos, a fim de agradar a Deus, segundo o tempo e vontade dEle!  Nosso tempo não corresponde ao tempo de Deus, porém Ele muda os tempos e as estações (Dn 2: 21 ao 22), precisamos estar pr...