Skip to main content

Santo Irmão Aldo: O Falso INRI Cristo!



Nem INRI Cristo, nem o Reverendo Moon, o Cristo (Digo: Falso Cristo) da Vez agora é o Santo Ir. Aldo. Ontem (04/09/2011), o Programa Domingo Espetacular, apresentou uma reportagem especial sobre uma seita, que afirma um novo messias, um iluminado, que garantia cura para 'suas' fiéis, através de sexo com o "Santo Irmão Aldo". Ficamos curiosos em saber mais sobre esta seita e descobrimos algumas informações interessantes que gostaríamos de compartilhar com nossos leitores.
Segue abaixo uma matéria bem direta e apologética sobre esta seita que APAVOROU a fé de muitos de seus fiéis. O conteúdo é do IACS (Instituto Apologético Cristo Salva), sob a redação de Fernando Galli, à quem deixamos todo mérito da pesquisa:


VÓ ROSA, Igreja Apostólica Santa
É dessa forma que uma das páginas do site http://www.apostolicaonline.org/ se refere à "Santa Vó Rosa". Basta clicar em http://www.apostolicaonline.org/mediador.html, e procurar as opçoes. Claro que nada temos contra a pessoa chamada Sra. Rosa, a quem os adeptos do movimento Igreja Apostólica Santa Vó Rosa dirigem-se como o "Espírito Consolador". Todavia, no campo doutrinário, temos muito o que discordar dos ensinos ali apregoados. Assim, o IACS - Instituto Apologético Cristo Salva - tem o prazer de disponibilizar uma amostra de como são nossas apostilas, nos estudos e seminários que realizamos nas igrejas cristãs. Trata-se de um resumo do Seminário de 10 horas apenas sobre esse movimento. Tire proveito. As respostas estarão disponíveis em breve.


IGREJA APOSTÓLICA SANTA VÓ ROSA


Definição - Igreja fundada em 1954, resultado de uma divisão de uma igreja evangélica liderada pelo casal Eurico Mattos Coutinho e Odete Correa Coutinho, e a Vó Rosa, uma visionária do grupo. Em 1970, a Vó Rosa faleceu vítima de um atropelamento, na cidade de Poá, São Paulo. Esperando a ressurreição desta senhora por sete dias, entenderam que a Vó Rosa havia se tornado o Espírito Consolador prometido por Jesus. Para eles, então, ela não havia morrido! Depois disso, ela recebe um novo nome: Testemunha do Poder de Deus”. Após sua morte, seu sobrinho Aldo Bertoni a sucede e afirma receber mensagens da Vó Rosa. O grupo usa a Bíblia e três livros para eles especiais: O Evangelho do Reino dos Céus, O Espírito Santo de Deus e o Consolador e O Consolador nos Tempos do Fim.


Heresias da Seita

ENSINO 1 - A Igreja Apostólica Santa Vó Rosa (IASVR) ensina que enquanto a Vó Rosa estava viva aqui na Terra, Jesus deu a Ela durante 16 anos todo o conhecimento para preparar a igreja deles e dar-lhes a doutrina.

“Todo conhecimento da doutrina e a organização da Igreja, Jesus nos deu por meio da Santa Vó Rosa, pois durante dezesseis anos Ela foi constantemente arrebatada ao céu em espírito, a fim de aprender o que era necessário e útil para o preparo da Igreja. Assim, por intermédio dela tomamos conhecimento da vontade do Pai quanto à organização da Igreja e grande parte da doutrina.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 129.1. De acordo com Tito 1:9, a doutrina da Igreja é baseada em que?


2. Como a Bíblia classifica a doutrina ensinada pela Vó Rosa e seus sucessores Bispo Eurico e Missionária Odete? - 1 Timóteo 6:3-5.


3. Quem ensinou e participou ativamente na elaboração da doutrina da Igreja Cristã? - João 16:13, 14; Atos 15:28, 29.

ENSINO 2 - A IASVR ensina que a Sra. Rosa, ao falecer, tornou-se o Consolador prometido por Jesus, em João 14:16.

“Jesus cumpriu sua promessa enviando o Consolador, a Santa Vó Rosa, que, por meio da Igreja Apostólica, tem convencido a muitos a respeito da verdade, da justiça e do juízo divinos.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 60.
1. Por que Jesus usou a expressão “outro Consolador”? - Ler 1 João 2:1, 2.


2. A IASVR ensina que o Espírito Santo é o Consolador (João 14:26), mas a “santa Vó Rosa” seria o “outro Consolador”, de João 14:16. Por que um humano jamais poderia ser “outro” Consolador?


3. Se a “santa Vó Rosa” é o outro Consolador (João 14:16), se Deus-Pai é o Consolador (Lamentações 1:16), (João 14:16), o Espírito Santo o Consolador (João 14:26) e Jesus Cristo o Consolador (1 João 2:1), que espécie de consideração é dada à “santa Vó Rosa”?


Observação: Em Apocalipse 2:17 lemos: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” Para a IASVR, a Vó Rosa cumpre essa profecia em ser a vencedora, e só ela sabia que tinha esse novo nome, o Espírito Consolador, mas como era muito humilde, não revelava a ninguém. - O Consolador nos Tempos do Fim, 1a. Edição de 1989, páginas 97-99.


ENSINO 3. A IASVR ensina que no início do movimento era uma igreja como as demais, mas depois tornou-se a única igreja verdadeira, dirigida diretamente do céu.

“É bem verdade que, em seu início, foi a mesma [igreja] quase igual às demais organizações religiosas existentes, mas com o preparo da Santa Vó Rosa como Consolador, Deus o Pai e Jesus puderam aperfeiçoar a igreja e torná-la em uma igreja dirigida diretamente pelo céu, e sob esse governo a Igreja Apostólica se transformou e hoje é a verdadeira igreja de Deus sobre a terra. É um abrigo espiritual para milhares que nela encontram a verdadeira salvação.” - O Consolador nos Tempos do Fim, 1a. Edição de 1989, página 25.
1. Desde quando existe a Igreja verdadeira? - Mateus 16:18.

2. Os que fazem parte da Igreja verdadeira, reconhecem quem como meio de Salvação? A própria igreja? - Atos 4:12; João 14:6.

3. Como podemos usar Romanos 1:25 para evangelizar e conscientizar os seguidores da IASVR a renunciarem a essa fé errônea?


Observação: Veja a mensagem que a Vó Rosa enviou ao seu sucessor, o Bispo Primaz Aldo: “A Santa Vó Rosa nasceu do Espírito Santo de Deus, faz parte dos planos de Deus para a salvação e redenção da criatura humana. Portanto, esta promessa é desde a Antigüidade, quando Deus o Pai e seu Espírito prepararam um plano de salvação para a humanidade pecadora, cuja redenção deveria ter o derramamento do sangue de um inocente para purificação e redenção do pecador, afim de que, viesse gozar de todas as bênçãos dos Céus, cujas bênçãos constariam no testamento de Jesus, mas seria preciso um outro Santo poderoso para abrir este testamento, a fim de fazer valer toda a graça redentora do sacrifício de Jesus. Portanto, este Santo é a Santa Vó Rosa. E, após a sua glorificação aos Céus, Ela passou para o Irmão Aldo a missão de revelar ao mundo a sua glória, seu poder e também a missão desta Santa Igreja Apostólica na terra. A Santa Vó Rosa recebeu de Jesus todo o poder de dar vida à alma da criatura e de batizar com o Espírito Santo, tem o poder de santificar, purificar, formar santos para Deus, tem o poder sobre a natureza, poder para curar, libertar, salvar e o poder para vencer as forças do mal.” - http://www.apostolica.com.br/home/reflexao_view.asp?id=139.

ENSINO 4 - A IASVR ensina que se um pregador pregar contra a Santa Vó Rosa, peca contra o Espírito Santo de Deus.

“Um pregador [...] se pregar contra a Santa Vó Rosa peca contra o Espírito Santo, a quem ela representa.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 152.

1. O que é o pecado contra o Espírito Santo, e que tipo de pecado cometem os membros da IASVR por crerem assim?


2. Observe como uma pessoa narra sua saída da seita.
Revista Defesa da Fé - Como o irmão conseguiu sair dessa seita?

“Anselmo -Inicialmente, comecei a ficar decepcionado com o policiamento, que era constante. Também havia alguns familiares que não tinham negado a fé cristã, e os confrontos que seguiam sempre me faziam pensar. A minha esposa é presbiteriana, e sempre conversava com o pastor da igreja que também era meu cunhado.Mas, ainda assim, havia muitas dúvidas. Não conhecia a Palavra de Deus, pois nós não éramos incentivados a ler a Bíblia. Geralmente, o pastor ou bispo da IA apenas lia dois ou três versículos e expunha sua opinião, sempre levando em conta alguma revelação da "Vó Rosa", ou aplicando o texto em sua vida.Não tínhamos nenhuma liberdade quanto à leitura da Bíblia. Nem mesmo podíamos estudar livros evangélicos. Apenas o que era publicado pela seita. Quando saí da IA ainda conservava alguma preocupação quanto aos ensinamentos, principalmente se o Arrebatamento realmente ocorrerá antes da morte da Odete.” - www.cacp.org.br, Igreja Apostólica Vó Rosa.

A. Quais motivos fizeram Anselmo sair desse movimento?

B. Usando esses motivos, que textos bíblicos podemos usar para evangelizar adeptos dessa seita?

ENSINO 5 - A IASVR ensina seus adeptos a orarem a Jesus e à “santa Vó Rosa”.

“Por esse motivo, tanto o perdão de pecados como o mérito de ter a unção do Espírito Santo, bem como ainda outra qualquer súplica, podem e devem ser dirigidos ao Pai, em nome dos três, especialmente de Jesus e da Santa Vó Rosa, o Consolador.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 21.
“O que muitos esquecem, é que, com a vitória sobre a Morte, porque ressuscitou ao 3o dia, Jesus conquistou o direito inquestionável de preparar quantos Mediadores fossem necessários para dar cumprimento à Sua obra gloriosa de Redenção e Salvação.” - http://www.apostolicaonline.org/mediador.html.

1. Quem é o nosso único mediador? - 1 Timóteo 2:5.

2. Por que só Jesus poderia ser o nosso mediador? - Filipenses 2:5-8.

3. Em nome de quem, então, devemos orar? - João 14:13, 14.

ENSINO 6 - A IASVR ensina que os milagres e sinais que a “santa” Vó Rosa faz provam que estamos na era do Consolador e que esta igreja é a única doutrina correta.

“Os milagres extraordinários que estão sendo realizados pela Santa Vó Rosa e pelo seu sucessor, à frente dessa igreja, o irmão Primaz Aldo Bertoni, comprovam que tudo o que temos anunciado é a mais pura realidade e a mais perfeita doutrina.” - O Consolador nos Tempos do Fim, 1a. Edição de 1989, página 23.

“Grandes sinais e milagres da Santa Vó Rosa já tem operado, provando que estamos na era do Consolador.” - O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 63.

1. A quem a IASVR enaltece pelos seus supostos milagres?

2. Observe a quem a Bíblia exclusivamente exalta pela ocorrência de milagres:

Atos 3:16 - “Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós.”

Atos 4:10 - “Tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.”

Atos 16:18 - “Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.”


ENSNO 7 - A IASVR aguarda a volta imediata de Jesus e da “santa” Vó Rosa, a qualquer momento, para arrebatar a Igreja.

“Jesus e a Santa Vó Rosa podem vir de um momento para o outro arrebatar a sua Igreja, a mais perfeita garantia para a entrada segura no céu.” - O Espírito Santo de Deus Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 65, 66. 1. Quais são os personagens apontados pela Bíblia durante o vindouro arrebatamento? - 1 Tessalonicenses 4:16, 17.


2. Quem é a mais perfeita garantia de entrada segura no céu? - Atos 16:30, 31.

8. A IASVR ensina que quando uma pessoa morre, a alma dela (ou espírito) permanece ali no local velando o corpo até que seja enterrado.

“Essa cerimônia, que fazemos para os membros desta igreja, vem a ser uma homenagem à alma que ainda está ali, velando o corpo; é uma despedida deste para ser levado ao sepulcro.” - O Evangelho do Reino de Deus, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 199.1. Conforme os textos a seguir, há alguma menção de que o espírito espera o sepultamento para ir a ao céu ou à outro lugar? - Lucas 16:22; 23:43.

9. A IASVR ensina que a Vó Rosa manda mensagens ao seu sobrinho, Aldo, o Primaz.

“Porém, a Santa Vó Rosa me mandou falar a Igreja, que devem aprender a respeitar a presença destes Santos, dos Profetas e da Virgem Maria, que sempre estão presentes nas reuniões e mandou avisar que nesta quinta-feira,(dia 19/04/07) estarão presentes entre nós, os Santos Profetas Daniel e Elias e também a gloriosa Virgem Maria.” - Mensagem do Irmão Aldo à Igreja Apostólica em 19/04/2007, publicada no site www.apostolica.com.br.

1. De acordo com Eclesiastes 9:3-11, podem os mortos retornarem para o local de onde viveram, ou seja, debaixo do sol?

Fonte: IACS

Comments

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé...

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a...

Não era tempo de Figos

Cristo procurou uma figueira, precisando dela para suprir sua necessidade. Ele teve fome!  Não era tempo de figos, porém havia uma urgência de Deus a ser atendida, e ele havia escolhido justamente aquela figueira que não estava em tempo de produzir seus frutos;   A Figueira estava esperando o tempo mais conveniente, o certo, o de seu costume para produzir. Mas não era isso que o Criador esperava de sua criatura! Ele foi a sua procura, investigou e não se agradou do que encontrou: Galhos cheios de folhas, vistosos, mas vazios dos frutos que desejava colher! As vezes somos feito essa figueira, estamos no lugar que Deus nos colocou, sabemos esperar o tempo para frutificar (o nosso tempo), mas não estamos prontos para atender a urgência de Deus! Precisamos produzir bons frutos, a fim de agradar a Deus, segundo o tempo e vontade dEle!  Nosso tempo não corresponde ao tempo de Deus, porém Ele muda os tempos e as estações (Dn 2: 21 ao 22), precisamos estar pr...