Imagem |
1. O MUNDO ATUAL E O SEU FIM (2 Pe 3: 1~14)
a) A Incredulidade do Homem Moderno
Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que NOS ÚLTIMOS DIAS VIRÃO ESCARNECEDORES, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. (2 Pedro 3:1-4)
b) O Poder da Palavra do Senhor
Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra SE RESERVAM COMO TESOURO, E SE GUARDAM PARA O FOGO, ATÉ O DIA DO JUÍZO, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. (2 Pedro 3:5-8)
c) A fidelidade da Palavra do Senhor
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual OS CÉUS PASSARÃO COM GRANDE ESTRONDO, E OS ELEMENTOS, ARDENDO, SE DESFARÃO, E A TERRA, E AS OBRAS QUE NELA HÁ, SE QUEIMARÃO. (2 Pedro 3:9-10)
d) A Promessa aos Fiéis
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?Mas nós, segundo a sua promessa, AGUARDAMOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA, EM QUE HABITA A JUSTIÇA. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. (2 Pedro 3:11-14)
Imagem |
2. NOVO CÉU E NOVA TERRA (Ap 21:1~8)
a) Tudo se fez novo
E VI UM NOVO CÉU, E UMA NOVA TERRA. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi A SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM, QUE DE DEUS DESCIA DO CÉU, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (Apocalipse 21:1-4)
b) Herança dos Vencedores
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. QUEM VENCER, HERDARÁ TODAS AS COISAS; E EU SEREI SEU DEUS, E ELE SERÁ MEU FILHO. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:5-8)
3. A NOVA JERUSALÉM (AP 21: 9~27)
a) A Santa Cidade vinda do Céu da Parte de Deus (vv.10)
b) Tem a Glória de Deus (vv.11) Deus é o arquiteto (Hb 11:10)
- Brilho de Jaspe Cristalino (vv.11), construída com ouro puro (vv.18)
c) Cercada contra tudo que é contrário a vontade de Deus (vv.12)
DESCRIÇÃO:
- Grande e alta Muralha, com 12 Fundamentos adornados com todas as variedades de pedras preciosas e sobre eles os doze nomes dos Apóstolos do Cordeiro (vv. 14, 19-20) 63,90 metros de altura (Um Côvado = 45 cm) (vv.17), estruturada em Jaspe (vv.18)
- 12 portas que são pérolas com 12 Anjos [Querubins?!] (vv. 12, 21)
- Cada porta tem o nome de uma das tribos de Israel: 3 ao leste, 3 ao norte, 3 ao sul, e 3 ao oeste (vv. 13)
d) A Cidade era quadrangular (vv.16) [um cubo perfeito]
- Comparado ao oráculo interior do Templo (1 Rs 6: 20)
- Comprimento, Largura e Altura iguais (vv.16): 2.200 km (4.928.400,00 km2 - Um estádio = 185,00 metros); corresponde aproximadamente 57,90% da área do Brasil, ou seja, um pouco maior que a metade do país. Área adequada para 2.032.965.000 casas construídas com 1.000,00 m2 cada (João 14:1 a 3); Sua Altura será 250 vezes mais alta do que o monte Everest, o pico mais alto do mundo.
- Construída em ouro puro semelhante a vidro transparente (vv.18)
- Praça de ouro Puro semelhante a vidro transparente (vv.21)
e) Deus e o Cordeiro:
- É o Santuário da Cidade (vv.22)
- É a Luz e a Lâmpada da Cidade (vv. 23)
Atualmente somos o templo de Deus (1 Co 3: 16, 6: 19), na nova Jerusalém, Deus será nosso santuário!
f) A Santa Cidade:
- Nela Não haverá Noite (vv. 23, vv. 25)
- Será a Luz das Nações (vv. 24)
- Manterá as portas Abertas a todos que vierem lhe trazer sua glória e honra (vv. 24~26)
- É a cidade dos redimidos (vv. 12~14, 27)
J.B. Gregório Jr.
Comments