Skip to main content

O Mundo Atual e o Novo Céu e a Nova Terra!


Imagem
1. O MUNDO ATUAL E O SEU FIM (2 Pe 3: 1~14) 

a) A Incredulidade do Homem Moderno 

Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que NOS ÚLTIMOS DIAS VIRÃO ESCARNECEDORES, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. (2 Pedro 3:1-4) 

b) O Poder da Palavra do Senhor 

Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra SE RESERVAM COMO TESOURO, E SE GUARDAM PARA O FOGO, ATÉ O DIA DO JUÍZO, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. (2 Pedro 3:5-8) 

c) A fidelidade da Palavra do Senhor 

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual OS CÉUS PASSARÃO COM GRANDE ESTRONDO, E OS ELEMENTOS, ARDENDO, SE DESFARÃO, E A TERRA, E AS OBRAS QUE NELA HÁ, SE QUEIMARÃO. (2 Pedro 3:9-10) 

d) A Promessa aos Fiéis 

Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?Mas nós, segundo a sua promessa, AGUARDAMOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA, EM QUE HABITA A JUSTIÇA. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. (2 Pedro 3:11-14) 

Imagem

2. NOVO CÉU E NOVA TERRA (Ap 21:1~8) 

a) Tudo se fez novo 

E VI UM NOVO CÉU, E UMA NOVA TERRA. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi A SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM, QUE DE DEUS DESCIA DO CÉU, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (Apocalipse 21:1-4) 

b) Herança dos Vencedores 

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. QUEM VENCER, HERDARÁ TODAS AS COISAS; E EU SEREI SEU DEUS, E ELE SERÁ MEU FILHO. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:5-8) 

3. A NOVA JERUSALÉM (AP 21: 9~27) 

a) A Santa Cidade vinda do Céu da Parte de Deus (vv.10) 

b) Tem a Glória de Deus (vv.11) Deus é o arquiteto (Hb 11:10)

- Brilho de Jaspe Cristalino (vv.11), construída com ouro puro (vv.18) 

c) Cercada contra tudo que é contrário a vontade de Deus (vv.12) 

DESCRIÇÃO: 

- Grande e alta Muralha, com 12 Fundamentos adornados com todas as variedades de pedras preciosas e sobre eles os doze nomes dos Apóstolos do Cordeiro (vv. 14, 19-20) 63,90 metros de altura (Um Côvado = 45 cm) (vv.17), estruturada em Jaspe (vv.18) 

- 12 portas que são pérolas com 12 Anjos [Querubins?!] (vv. 12, 21) 

- Cada porta tem o nome de uma das tribos de Israel: 3 ao leste, 3 ao norte, 3 ao sul, e 3 ao oeste (vv. 13) 

d) A Cidade era quadrangular (vv.16) [um cubo perfeito] 

- Comparado ao oráculo interior do Templo (1 Rs 6: 20) 


- Comprimento, Largura e Altura iguais (vv.16): 2.200 km (4.928.400,00 km2 - Um estádio = 185,00 metros); corresponde aproximadamente 57,90% da área do Brasil, ou seja, um pouco maior que a metade do país. Área adequada para 2.032.965.000 casas construídas com 1.000,00 m2 cada (João 14:1 a 3); Sua Altura será 250 vezes mais alta do que o monte Everest, o pico mais alto do mundo.



- Construída em ouro puro semelhante a vidro transparente (vv.18) 

- Praça de ouro Puro semelhante a vidro transparente (vv.21) 

e) Deus e o Cordeiro: 

- É o Santuário da Cidade (vv.22) 

- É a Luz e a Lâmpada da Cidade (vv. 23) 

Atualmente somos o templo de Deus (1 Co 3: 16, 6: 19), na nova Jerusalém, Deus será nosso santuário! 

f) A Santa Cidade: 

- Nela Não haverá Noite (vv. 23, vv. 25) 

- Será a Luz das Nações (vv. 24) 

- Manterá as portas Abertas a todos que vierem lhe trazer sua glória e honra (vv. 24~26) 

- É a cidade dos redimidos (vv. 12~14, 27)


J.B. Gregório Jr.

Comments

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé...

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a...

Não era tempo de Figos

Cristo procurou uma figueira, precisando dela para suprir sua necessidade. Ele teve fome!  Não era tempo de figos, porém havia uma urgência de Deus a ser atendida, e ele havia escolhido justamente aquela figueira que não estava em tempo de produzir seus frutos;   A Figueira estava esperando o tempo mais conveniente, o certo, o de seu costume para produzir. Mas não era isso que o Criador esperava de sua criatura! Ele foi a sua procura, investigou e não se agradou do que encontrou: Galhos cheios de folhas, vistosos, mas vazios dos frutos que desejava colher! As vezes somos feito essa figueira, estamos no lugar que Deus nos colocou, sabemos esperar o tempo para frutificar (o nosso tempo), mas não estamos prontos para atender a urgência de Deus! Precisamos produzir bons frutos, a fim de agradar a Deus, segundo o tempo e vontade dEle!  Nosso tempo não corresponde ao tempo de Deus, porém Ele muda os tempos e as estações (Dn 2: 21 ao 22), precisamos estar pr...