Skip to main content

MOVIMENTOS EVANGÉLICOS E A REALIDADE DA IGREJA "PROTESTANTE" BRASILEIRA

Imagem

Hoje em dia, tem crescido muito o número de igrejas ou movimentos que assim se denominam "Igrejas Cristãs Evangélicas , são o que podemos chamar de igreja emergente. Para entendermos melhor o que significa o termo igreja emergente vejamos a seguinte definição:

"movimento da igreja protestante, iniciado por americanos e ingleses, com a finalidade de alcançar a geração pós-moderna. Refletindo as necessidades e os valores percebidos desta geração, as igrejas emergentes enfatizam o autêntico, a expressão criativa e procurando reavaliar as doutrinas (ecclesia reformata, sempre reformanda...)". Meister, Mauro Fernando. Igreja Emergente, a Igreja do pós-modernismo? Fides Reformata. São Paulo. Makenzie. 2006. p.100. apud. Junto a elas também temos as igrejas chamadas históricas e neste meio temos visto o desenrolar através dos anos do movimento evangélico no Brasil. Analisando este movimento iremos verificar se realmente o evangelho que se prega hoje em várias vertentes evangélicas brasileiras está de acordo com o registrado nas páginas do Novo Testamento.

Augustus Nicodemus em seu livro O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA, faz uma crítica sobre o verdadeiro estado do evangelicalismo brasileiro. Ele traz à tona a crise que a Igreja como um todo vem enfrentando, com problemas causados por movimentos que conhecemos como: Liberalismo Teológico, neo-ortodoxia, neo-libertinos e neo-pentecostais.

É evidente que a Igreja brasileira vem enfrentando uma crise, ela vem sendo atacada interna e externamente e vemos isso acontecer mais e mais a cada dia. A palavra de Deus está sendo desacreditada dentro das igrejas por liberais infiltrados dentro dela, o papel deles é disseminar falsos ensinos e distorcer a verdade fazendo com que a igreja fique cada vez mais longe da ortodoxia, trazendo dúvidas se realmente a bíblia é a palavra de Deus. "...entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição."(2Pe 2:1). Os neo-ortodoxos não são muito diferentes, apenas tem uma capa de ortodoxia, mas por dentro são verdadeiros liberais e também causam um grande dano a igreja.

E os libertinos o que dizer deles, existem aos montes dentro das igrejas querem adequar a palavra de Deus as suas práticas do que adequar as suas vidas a vontade de Deus. Temos exemplo disso observando algumas igrejas que tentando se adequar a cultura tem perdido o foco em Cristo, com quem realmente tem que se parecer e seguir, deixando de lado os princípios da palavra que são as bases do verdadeiro evangelho e "andariam segundo as suas ímpias concupisciências."(Jd 18).

Já os neo-pentecostais trazem uma visão de santidade e avivamento interessante se realmente fosse verdade. A santidade é algo que todo cristão deve buscar. Em 1Pe 1:15 diz assim: "mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver," isso não é do dia para a noite, é progressivo, não é uma capa que se veste apenas para aparentar uma imagem, tem de ser verdade na vida. Todas essas ameaças estão rondando a igreja e temos que estar atentos para não cairmos nesses laços. O que está faltando hoje são líderes com postura irrepressível mesmo sendo homens pecadores e falhos, devem procurar guiar-se mediante a palavra de Deus sem se deixar levar por falsas doutrinas, sem vender seu ministério por dinheiro ou por interesse próprio, fazendo de suas ovelhas objeto de troca no tempo das eleições, utilizando os púlpitos como palanques em vez de ser o lugar onde Deus fala com sua Igreja.

E assim surgem algumas perguntas. Como fica a Igreja com tantos problemas? Será que ela vai conseguir continuar? A solução é a igreja brasileira se voltar para Deus eliminando toda essa sujeira que esta dentro dela, não se deixando levar mas, se firmando na palavra. Isto que está acontecendo não é novo, através da história temos visto várias lutas que a Igreja tem passado mas, em todas elas Deus tem levantado homens e mulheres que não aceitam a dominação do pecado, pois Deus cuida do seu povo.

Enfim se a Igreja voltar aos padrões bíblicos produzirá bons frutos que ficarão para as futuras gerações, que vão precisar do que faremos hoje, para que possam ter um testemunho sólido, para enfrentar as próximas lutas que virão em favor do verdadeiro evangelho, o evangelho da cruz.




Comments

Parabens pelo texto ! Que Deus continue te abençoando e te dando matérias !
Se você quiser e Deus tocar seu coração, me segue, vamos no aliar para alcançar mais e mais vida.

Popular posts from this blog

Pregadores e Pulpiteiros: Qual a preferência da Igreja?

Imagem Quais as qualificações de um pregador? Hoje os mais apreciados são aqueles que divertem o povo, manipulam suas emoções, afirmam sempre coisas agradáveis e não comprometem sua auto-estima. Devem ser bem preparados na arte de divertir e impressionar; e, para isso o recurso mais usado são as experiências, histórias comoventes e frases de efeito. A mera exposição do texto não é excitante... A vida pessoal do pregador, sua piedade, honradez, vida frugal, humildade não tem a menor importância. Ele pode ter má fama, extorquir o povo, mas agrada quando fala e é idolatrado! Como isso está distante do que ensina a Palavra de Deus sobre os pregadores e ministros do Evangelho! O Puritano John Bunyan, em seu livro O Peregrino , descreve a figura do pregador de forma exuberante. O Interprete o conduziu a um quarto e pediu que seu servo abrisse uma porta. Através dela, "Cristão viu pendurado em uma das paredes o quadro de uma pessoa bem séria. Era assim: tinha os olhos erguidos para o cé...

Auto-Apóstolo Walter Sandro: Os Templário estão de volta!

Imagem Estava com minha filha na sala, quando procurava alguma programação que pelo menos me instruísse, deparei-me com um cidadão que se intitula Apóstolo, falando sem parar, convidando mundos e fundos a comparecer na sua igreja para passarem pelo vale de sal, para que o "mal", saísse de sua vida; A Relação de curas e resoluções que ele propôs é imensa, e muito atrativa: casamento restituído, emagrecimento, cura para depressão, etc, etc... em fim, de nada se diferenciava dos mega-santos, líderes das hiper-igrejas;  Continuei assistindo, quando passou-se a exibir vídeos de pessoas passando pelo dito sal, enquanto as cenas iam se desenrolando, o câmera focalizava a única lágrima que rolava do olho direito do intitulado apóstolo, o qual dava seu testemunho que há dois anos DEUS o havia mandado fazer aquela obra, até aí tudo bem, fé e testemunho são particulares de cada um, não podemos hostilizar o modelo, porém, quando começou a pedir para ligarem para o número que a...

Não era tempo de Figos

Cristo procurou uma figueira, precisando dela para suprir sua necessidade. Ele teve fome!  Não era tempo de figos, porém havia uma urgência de Deus a ser atendida, e ele havia escolhido justamente aquela figueira que não estava em tempo de produzir seus frutos;   A Figueira estava esperando o tempo mais conveniente, o certo, o de seu costume para produzir. Mas não era isso que o Criador esperava de sua criatura! Ele foi a sua procura, investigou e não se agradou do que encontrou: Galhos cheios de folhas, vistosos, mas vazios dos frutos que desejava colher! As vezes somos feito essa figueira, estamos no lugar que Deus nos colocou, sabemos esperar o tempo para frutificar (o nosso tempo), mas não estamos prontos para atender a urgência de Deus! Precisamos produzir bons frutos, a fim de agradar a Deus, segundo o tempo e vontade dEle!  Nosso tempo não corresponde ao tempo de Deus, porém Ele muda os tempos e as estações (Dn 2: 21 ao 22), precisamos estar pr...