Imagem |
Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, Jesus veio e se pôs no meio deles, dizendo: — Que a paz esteja com vocês! E, dizendo isso, lhes mostrou as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. E Jesus lhes disse outra vez: — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: — Recebam o Espírito Santo. Se de alguns vocês perdoarem os pecados,são-lhes perdoados; mas, se os retiverem, são retidos.
Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia em que foi elevado às alturas, depois de haver dado mandamentos por meio do Espírito Santo aos apóstolos que tinha escolhido. Depois de ter padecido, Jesus se apresentou vivo a seus apóstolos, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas relacionadas com o Reino de Deus. E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: — Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai,a qual vocês ouviram de mim. Porque João, na verdade, batizou comágua,mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias. Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram: — Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel? Jesus respondeu: — Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhastanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra. Depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.
Atos 1:1-9
A palabra Batismo tem sua origem grega e significa basicamente Mergulhar ou Imergir, logo podemos subistituir a expressão Batismo no o Espírito Santo por Imersão no Espírito Santo. No texto acima, Lucas lembra a Teófilo de seu Primeiro Tratado, que nada mais é que o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, o que neste parágrafo e Atos 1: 1 ao 3, trat específicamente do Lc 24: 36 ao 49.
No versículo 49 do primeiro tratado é relatada a fala de Cristo por Lucas, onde o protagonista do Evangelho fala de duas coisas:
Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.Lucas 24:49
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador,a fim de que esteja com vocês para sempre: é o Espírito da verdade,que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês. — Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês. Mais um pouco e o mundo não me verá mais; vocês, no entanto, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia vocês saberão que eu estou em meu Pai, que vocês estão em mim e que eu estou em vocês. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Então Judas, não o Iscariotes, disse a Jesus: — Por que razão o Senhor se manifestará a nós e não ao mundo? Jesus respondeu: — Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês estão ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. — Tenho dito isso enquanto ainda estou com vocês. Mas o Consolador,o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse.
João 14:16-26
...permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto... mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias.... Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhastanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.Lucas 24:49; Atos 1:5 e 8
E o machado já está posto à raiz das árvores. Portanto, toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Eu batizo vocês com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de carregar as sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele tem a pá em suas mãos, limpará a sua eira e recolherá o seu trigo no celeiro; porém queimará a palha num fogo que nunca se apaga.
Mateus 3:10-12
Recolher o trigo no celeiro e queimar a palha com fogo inextinguivel
Essa figura escrita por João em seu evangelho retrata fielmente o que acontece com os escolhidos de Deus. Há distinção aos olhos do Senhor daqueles que são trigo (sementes) e Palha (expurgo). No texto está claro duas ações para dois elementos. A figura aqui é a de um trabalhador de campos de Trigo; a Pá faz o trabalho direcionada pelo trabalhador jogando ambos os elementos ao ar: O trigo retorna por causa do seu peso, e a palha é varrida pelo vento por não possuir valor algum. no final, o trigo que foi separado pelo movimento direcionado por aquele que tem a pá em sua mão, será guardado (cuidado, tratado, preservado, aproveitado) no celeiro, enquanto que a Palha, levada pelo vento será consumida leo fogo por não possuir utilidade.
Jesus é mais poderoso que João Batista. É Cristo quem Batiza com o Espírito Santo para revesti aqueles que receberam a promessa do Pai; Enquanto João batizava com agua para o arrependiemtno, Cristo Batiza com fogo para queimar a palha e a arvore inútil, logo, Batismo com Fogo não é para o trigo e o Batismo com o Espírito Santo não é para a Palha, essa é a confusão!
O Batismo com o Espírito Santo é a promessa de Cristo que se cumpriu em Jerusalém e deu aos discípulos poder para testemunharem ao mundo antigo do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!
O Batismo com Fogo é a ação condenatória de Cristo que queimará tudo que não é produtivo e inútil (palha, arvores inúteis) com fogo eterno!
Ou seja
Enquanto o Batismo com o Espírito Santo é o revestimento vindo do Alto (Lc 24:49; At 1:5,8) para que a Igreja expanda o Reino de Deus, sendo testemunha do evangelho, o Batismo com Fogo é o Direito Julgador de Cristo de condenar (queimar) de forma eterna (fogo inextinguivel), tudo aquilo que não produz (àrvores inúteis - Mt 3:10) e o que não é trigo (que não pode germinar ou alimentar - Mt 3:12, Lc 3:17), sendo o fim providenciado por Deus para limpar todo expurgo separado por Cristo.
Comments