Doutrina ou Dogma? O Colapso da Liberdade de Interpretação
Toda doutrina é um dogma, porém nem todo dogma é uma doutrina
O Poder Além das Escrituras: Por que Toda Doutrina é um Dogma
Vamos "estressar" um conceito que muitos aceitam sem questionar. No senso comum teológico, dizem que o dogma é apenas uma doutrina que se tornou imutável. Inventamos essa lógica. Constatamos que a realidade institucional é outra: toda doutrina é um dogma, porém nem todo dogma é uma doutrina.
A Doutrina como Imposição
A separação entre "doutrina" (ensino) e "dogma" (verdade absoluta) é meramente técnica e não funcional. No momento em que uma instituição detentora de autoridade espiritual ensina algo, ela não está dando uma sugestão.
Para o fiel, todo ensino institucional — toda doutrina — já nasce com o peso da obrigatoriedade. Se a Igreja ensina, ela impõe. Portanto, toda doutrina funciona, na prática, como um dogma.
O Dogma como Ato de Soberania
A segunda parte dessa tese é a que mais confronta a tradição: nem todo dogma é uma doutrina. Com isso, afirmamos que o dogma não precisa "sofrer" nas mãos da Bíblia ou estar limitado por ela.
Dessa forma a autoridade institucional é tão soberana que ela tem o poder de declarar verdades absolutas que não possuem qualquer base textual direta nas Escrituras. Exemplos como a Infalibilidade Papal ou a Assunção de Maria são, para mim, demonstrações de que o dogma pode ser um decreto puro, uma decisão da autoridade que não depende de um ensino (doutrina) bíblico prévio para existir.
A Instituição Acima do Livro
A conclusão é que o dogma representa o ponto de independência total da instituição. Se todos os dogmas tivessem que ser doutrinas extraídas da Bíblia, a autoridade estaria presa ao texto.
Ao criar dogmas que não são doutrinas bíblicas, temos a prova de que a vontade da instituição é a fonte primária da verdade.
O dogma, é o exercício máximo do poder: ele cria a realidade, exige obediência e não deve satisfações à fonte original.
Em suma, o dogma é uma "subcategoria" da doutrina. Ele é a doutrina que recebeu o selo de autoridade máxima.
Para se aprofundar mais, acesse o link:
Comments