Ao nos depararmos com o a atual metodologia de ensino, encontramos de modo constante, renovações que contribuem ao aprendizado de Jovens e Adultos, onde muitas dessas renovações têm suas origens em conceitos da psicologia moderna, neurologia e psicanálise; O que consideramos pedagogicamente correto em um aprendizado, vem da referência que temos de ensino; contemporaneamente, o aprendizado mostra-se inundado por técnicas e conceitos humanos que dinamicamente tentam envolver seus “alvos” de modo menos drásticos, a fim de se evitar uma aversão ao ensinamento. Em décadas passadas, era comum ouvirmos falar de métodos repressivos como palmatória, obrigar a criança ajoelhar-se em grãos de milhos, etc., a fim de se adquirir daquele aprendiz o máximo de disciplina na aula, respeito ao lecionador, e fidelidade na execução de exercícios assim aplicados pelo professor. Tais práticas, hoje soam como absurdas, violentas, inadequadas e impróprias para qualquer tipo de aprendizado. Na idade média, ond
Protestando pelo Evangelho!